Palmeiras defende 100% de aproveitamento contra São Paulo no Allianz Parque
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro colocará frente a frente Palmeiras e São Paulo neste sábado (02). Esta será a 310ª vez em que os dois clubes se enfrentam. No retrospecto geral, o Tricolor leva vantagem, com 108 vitórias contra 102 do Verdão. Por outro lado, no Allianz Parque, palco do próximo encontro entre as equipes, o Alviverde possui 100% de aproveitamento: venceu todos os seis duelos disputados no local desde a inauguração da arena, em 2014. O Maior Campeão do Brasil ainda possui um saldo amplamente favorável de 15 gols (marcou 18 gols e sofreu apenas três).
Além disso, considerando todos os jogos disputados diante do São Paulo dentro de sua casa – dessa vez, levando em consideração todas as formas físicas que o Estadio Palestra Italia/atual Allianz Parque já possuiu anteriormente –, o Palmeiras leva grande vantagem sobre o rival tricolor: foram 43 jogos, com 22 vitórias palestrina, 11 empates e dez vitórias são-paulinas. O Verdão possui 70 gols marcados contra 37 do adversário da vez.
Quando o assunto é Campeonato Brasileiro, competição pela qual as agremiações irão medir forças neste sábado, o Verdão leva nova vantagem neste histórico: em 64 jogos, foram 21 triunfos palmeirenses, 28 empates e 15 reveses (80 gols marcados e 71 sofridos). O primeiro embate pelo Nacional aconteceu em 1967, empate por 1 a 1 no Pacaembu (Torneio Roberto Gomes Pedrosa).
Tabu de quase 11 anos
Outro fator deve apimentar o clássico da vez: trata-se de um tabu de exatos dez anos e nove meses que favorece o Verdão. Desde 2007, o São Paulo não vence o Palmeiras jogando no palco deste encontro entre as duas equipes. Deste então, a história contabiliza dez duelos, entre 2008 e 2018, com dois empates e oito vitórias esmeraldinas – sendo sete delas em sequência.