Palmeiras defende tabu de 4 anos sem perder para o Flamengo; veja retrospecto

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

O duelo desta quarta-feira (13) entre Palmeiras e Flamengo, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o 113º duelo entre as equipes. No retrospecto geral, a vantagem é palestrina: são 46 vitórias do Verdão contra 37 da equipe carioca em 112 jogos, com outros 29 empates (190 GP x 162 GC). Além disso, o Verdão não é batido pelo Rubro-Negro desde 2014 – foram sete partidas de invencibilidade, com quatro vitórias e três empates.

Cesar Greco/Ag Palmeiras_Verdão bateu Rubro-Negro por 2 a 0 com dois gols de Deyverson no último encontro entre as equipes

Os jogos referentes a esta recente sequência positiva do Palmeiras são um empate por 2 a 2  em 2014, no Pacaembu; vitórias por 4 a 2 e por 2 a 1 no Allianz Parque e no Maracanã, respectivamente (ambas em 2015); novo triunfo por 2 a 1, em 2016, no Mané Garrincha; empate por 1 a 1 em 2016, no Allianz Parque; empate por 2 a 2 no Luso-Brasileiro, em 2017; e vitória por 2  a 0 também em 2017, no Allianz Parque – todos os jogos foram válidos pelo Brasileirão.

Considerando apenas os duelos no atual Allianz Parque (incluindo todas as formas físicas que o estádio já possuiu anteriormente), este será o 24º encontro do Verdão com o time rubro-negro. Ao todo, o Maior Campeão do Brasil venceu 14 partidas, empatou cinco e sofreu outras cinco derrotas.

O primeiro encontro das duas agremiações no Palestra Italia – palco da partida desta quarta – aconteceu em 1929, quando o Verdão atropelou os cariocas por 5 a 0 – gols de Osses (2), Lara, Carrone e Miguel Feite. Curiosamente, o jogo representou também a maior goleada da história do estádio no retrospecto entre os times.

Já o último encontro entre Palmeiras e Flamengo aconteceu justamente no Allianz Parque, também em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Deyverson, o Alviverde bateu o rival do estado vizinho por 2 a 0. Dos jogadores que hoje compõem o elenco alviverde, além de Deyverson, também já marcaram contra o Flamengo os atletas Dudu, Jean e Willian.