Palmeiras e Ajax-HOL conversam para início de intercâmbio de atletas da base
Agência Palmeiras
FábioFinelli
As diretorias do Palmeiras e do Ajax, da Holanda, estão em fase final de negociação para o início de um intercâmbio de atletas, que inicialmente começaria pelas categorias de base dos dois clubes. O projeto já é adotado pelo time holandês com diversas outras agremiações da Europa.
Durante o mês de julho de 2009, o Palmeiras já tinha iniciado parte desse intercâmbio com o Ajax através da vinda do meia Dylan Nieuwenhuijs, de apenas 14 anos (foto do atleta ao lado do diretor de relações internacionais, Marcelo Solarino). Durante 15 dias, ele treinou com a categoria infantil do Verdão na Academia II de Guarulhos, onde ficam alojadas todas as categorias de base do clube.
A ideia de fazer o intercâmbio com o Ajax é da diretoria de relações internacionais do clube. Marcelo Solarino, diretor responsável pelo departamento -instituído em 2009 pelo presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, conta como iniciou o processo de conversação com o clube holandês.
´O objetivo é promover o máximo de intercâmbio possível, não apenas com a vinda de jogadores de outros países, mas também com a ida de atletas nossos sem a intermediação de empresários. Vamos trazer ainda mais visibilidade internacional ao Palmeiras. Esse intercâmbio não será benéfico apenas para o nosso clube, mas também para o Ajax. Eles tem muito interesse em conhecer a escola brasileira´, explicou Solarino.
As conversas com o Ajax evoluíram no final do ano passado, quando Marcelo Solarino viajou para a Holanda ao lado do coordenador técnico das categorias de base do clube, Marcos Biasotto.
´Não vai se tratar de uma parceria, mas de um acordo de colaboração. Inicialmente, queremos fazer um acordo técnico, que reuniria a troca de estágio tanto dos jogadores da base como também dos profissionais da comissão técnica. A ideia é que o intercâmbio da comissão técnica envolva também profissionais do time principal´, esclareceu Solarino, deixando claro que em breve as negociações devem ser concluídas. ´Eu e o Biasotto estivemos na sede do Ajax para tratar diretamente disso. As conversas serão retomadas em breve´, completou.
Para o diretor de relações internacionais do Verdão, o acordo entre os dois clubes poderá ser uma etapa importante na gestão da atual diretoria. ´O Palmeiras é um clube muito respeitado na Europa. Todos conhecem a nossa história. Não precisamos de qualquer tipo de apresentação para dizer quem é o Palmeiras. Isso ajuda bastante. Essa troca de informações e o intercâmbio entre atletas mais jovens e profissionais da comissão vai ser uma etapa valiosa dessa gestão.´