Palmeiras é sorteado para grupo F da Conmebol Libertadores 2019; confira

Departamento de Comunicação

A Conmebol realizou na noite desta segunda-feira (17), em Luque, no Paraguai, o sorteio das chaves da Libertadores 2019. Campeão em 1999, o Palmeiras terá como primeiros adversários na luta pelo bicampeonato o San Lorenzo, da Argentina, o Junior Barranquilla, da Colômbia, e o vencedor do G2 (Melgar, do Peru, Universidad de Chile, do Chile, Caracas, da Venezuela, ou quem passar de Nacional, do Paraguai, e Delfín, do Equador).

O retrospecto geral de partidas do Alviverde na história da Conmebol Libertadores é de 174 jogos, 91 vitórias, 33 empates, 50 derrotas, tendo 309 gols marcados e sofrido 197 tentos. O número de bolas na rede a favor, aliás, deixa o Verdão como líder da lista de clubes do Brasil que mais vezes marcaram em jogos válidos pela competição sul-americana.

Em 2018, o Verdão fez grande fase de grupos, alcançando a primeira colocação geral no ranking de equipes classificadas às oitavas de final do torneio. Foram cinco vitórias e apenas um empate nos duelos com Boca Juniors-ARG, Junior Barranquilla-COL e Alianza Lima-PER. O time foi eliminado na semifinal da competição, em novo encontro com o rival argentino.

Também neste ano, o Palmeiras alcançou uma façanha inédita entre clubes brasileiros: venceu em seis países diferentes em uma mesma edição da Conmebol Libertadores, acumulando triunfos na Colômbia (contra o Junior Barranquilla), Argentina (Boca Juniors), Peru (Alianza Lima), Paraguai (Cerro Porteño), Chile (Colo-Colo) e no próprio Brasil (Alianza Lima, Junior Barranquilla e Colo-Colo).

Retrospectos de confrontos

Sorteado para o grupo F da Conmebol Libertadores, o Palmeiras irá reencontrar o colombiano Junior Barranquilla, que também esteve na chave alviverde em 2018. Neste ano, o Verdão venceu os dois jogos contra o rival colombiano – 3 a 0, fora de casa, e 3 a 1, no Allianz Parque.

Já o San Lorenzo, da Argentina, não cruza o caminho alviverde desde 1999, quando se enfrentaram pelas semifinais da Copa Mercosul. Naquela oportunidade, o Verdão levou a melhor. O retrospecto geral de partidas entre as equipes é de cinco jogos, sendo duas vitórias palestrinas, dois empates e apenas uma derrota. No entanto, nenhum desses duelos foi válido pela Conmebol Libertadores.

 Os clubes que brigarão pela quarta vaga no grupo F são Melgar, do Peru, que nunca foi adversário do Verdão, Universidad de Chile (8 jogos, seis vitórias alviverdes, um empate e uma derrota), do Chile, Caracas, da Venezuela, também sem confrontos diante do Maior Campeão do Brasil, Nacional, do Paraguai, e Delfín, do Equador – os dois últimos ainda se enfrentam em uma fase anterior e também nunca duelaram com o Palmeiras.