Departamento de Comunicação

O Palmeiras foi superado pelo Corinthians por 1 a 0 e foi vice-campeão da CONMEBOL Libertadores Feminina de 2023, na noite deste sábado (21), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia.

Palestrinas marcaram 24 gols na competição (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Esta foi a segunda participação alviverde no torneio continental: em 2022, as Palestrinas disputaram pela primeira vez e se sagraram campeãs invictas após vencerem o Boca Juniors-ARG pelo placar de 4 a 1.

Neste ano, o Verdão foi dono do melhor ataque e da terceira melhor defesa da primeira fase, além ter se tornado a terceira equipe com a maior sequência invicta de jogos na história da CONMEBOL Libertadores, que está na sua 15ª edição – o retrospecto palmeirense conta com cinco vitórias, uma derrota, 24 gols marcados e cinco sofridos.

O Derby

Digna de um clássico, a partida começou acirrada e com as duas equipes disputando a bola. O Palmeiras se manteve no ataque, enquanto o rival fazia as suas tentativas no contra-ataque. Com 13 minutos, a arbitragem assinalou pênalti para o Corinthians, mas a cobrança, aos 16, parou na trave. Aos 29, o adversário marcou com o Millene.

Sem se abater, o Verdão colocou a bola no chão e, aos 31, quase empatou. Laís Estevam fez passe para Amanda Gutierres e a atacante finalizou perto da trave.

No retorno para o segundo tempo, as Palestrinas entraram em campo a todo vapor. Com 12 minutos, Lorena Benítez fez lançamento para dentro da área e Flávia Mota desviou de cabeça, mas a bola vai para fora. O Verdão voltou a dar trabalho no minuto seguinte quando Bia Zaneratto recebeu na entrada da área, limpou a marcação e bateu para o gol, mas a goleira rival defendeu.

O técnico Ricardo Belli mexeu no time e a substituição fez efeito: nos seus primeiros minutos em campo, Yamila recebeu de Juliete pela esquerda e mandou uma bomba para o gol de Leticia, que defendeu a bola, aos 29.

Palmeiras Feminino: Amanda, Bruna Calderan, Poliana (Letícia), Lorena Benítez (Yamila Rodríguez), Katrine, Duda Santos, Amanda Gutierres, Camilinha (Juliete), Bia Zaneratto, Flávia Mota e Laís Estevam. Técnico: Ricardo Belli.

Veja os resultados do Palmeiras na Libertadores Feminina de 2023:

Final:

21/10 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians

Semifinal:

17/10 – Palmeiras 3 x 1 Atlético Nacional (COL)
Gols: Amanda Gutierres (duas vezes) e Bia Zaneratto

Quartas de final:

14/10 – Palmeiras 6 x 0 Olimpia-PAR
Gols: Bia Zaneratto (duas vezes), Amanda Gutierres (duas vezes), Lais Estevam e Sâmia

Primeira fase:

05/10 – Palmeiras 5 x 0 Barcelona-EQU
Gols: Poliana, Bia Zaneratto, Amanda Gutierres, Katrine e Letícia

08/10 – Palmeiras 6 x 0 Caracas-VEN
Gols: Poliana, Lais Estevam (três vezes), Duda Santos e Katrine

11/10 – Atlético Nacional-COL 3 x 4 Palmeiras
Gols: 
Bia Zaneratto (duas vezes), Lorena Benítez e Flavia Mota