Palmeiras empata com o Red Bull Brasil na primeira rodada do Paulista 2019

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

O Palmeiras deu início ao 103º Campeonato Paulista de sua história com um empate em 1 a 1, neste domingo (20), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, em duelo contra o Red Bull Brasil. O Verdão saiu na frente com Borja, mas Jobson empatou para a equipe do interior ainda no primeiro tempo.

O primeiro gol da temporada saiu dos pés do artilheiro alviverde em 2018: Borja balançou as redes 20 vezes, além de ter conquistado o posto de goleador máximo em duas competições, o Paulista (sete gols) e a Conmebol Libertadores (9 gols). Nos jogos-treino disputados no início deste ano, o colombiano marcou o tento da vitória por 1 a 0 sobre o Comercial-SP, no dia 12 de janeiro.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Artilheiro do Verdão em 2018, Borja começou 2019 com gol

Em uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, o elenco palestrino entrou em campo segurando uma faixa com a hashtag #TemSaída. Na última quinta-feira (17), Palmeiras, Corinthians e São Paulo divulgaram um manifesto de apoio e assinaram acordo para participação no programa municipal, que tem como objetivo oferecer autonomia financeira, por meio de geração de emprego, às mulheres vítimas de violência doméstica. Para mais informações, basta acessar www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento, ligar para SP156 ou mandar e-mail para [email protected].

Além disso, a partida deste domingo marcou também a estreia do uniforme da PUMA, novo fornecedor de material esportivo do clube, com o time profissional – o Sub-20 já utilizou a camisa durante a disputa da Copa São Paulo. No dia 1º de janeiro, a parceira do Verdão divulgou a nova linha com a campanha “Verde é a cor da inveja”, em um manifesto narrado pelo rapper Rincon Sapiência.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras entrou em campo com uma faixa do programa Tem Saída

Na próxima quarta-feira (23), o Maior Campeão do Brasil recebe o Botafogo-SP no Allianz Parque, às 21h, pela 2ª rodada do torneio estadual, no primeiro jogo do time profissional em seu estádio no ano. Os ingressos estão à venda para todos os torcedores por meio do site palmeiras.futebolcard.com, sendo que 15 mil foram vendidos antecipadamente.

O jogo

Para a 1ª rodada do torneio estadual, foram inscritos 22 jogadores. São eles: Fernando Prass, Jailson, Weverton, Mayke, Marcos Rocha, Diogo Barbosa, Victor Luis, Antônio Carlos, Edu Dracena, Gustavo Gómez, Luan, Bruno Henrique, Felipe Melo, Gustavo Scarpa, Zé Rafael, Lucas Lima, Thiago Santos, Deyverson, Dudu, Felipe Pires, Borja e Yan – este último está na relação ilimitada de atletas oriundos das categorias de base, enquanto a lista principal possui limite de 26 nomes (o Verdão ainda pode adicionar cinco).

O técnico Luiz Felipe Scolari foi a campo com 11 decacampeões brasileiros – entre os reforços para 2019, Zé Rafael e Felipe Pires começaram no banco. No comando do ataque, Dudu, craque do Brasileirão 2018 que renovou seu contrato com o clube até 2023 no último sábado (19), e Borja, artilheiro do Campeonato Paulista do ano passado, com sete gols, começaram a partida pressionando o Red Bull Brasil e buscando abrir a temporada balançando as redes.

E foi o goleador do Palmeiras em 2018 (Borja fez 20 gols no último ano) que abriu o marcador alviverde no estadual. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Gustavo Scarpa fez bela jogada individual pela direita e acertou cruzamento perfeito, na cabeça do camisa 9. Livre de marcação, o colombiano não perdeu a chance e colocou o Verdão na frente no placar. (Red Bull 0 x 1 Palmeiras)

Após o gol palestrino, o time de Felipão diminuiu o ritmo e o Red Bull começou a criar mais oportunidades no ataque. Aos 27, Everton cobrou falta com força e fez Weverton trabalhar. Mas foi Jobson quem, aos 34, ficou com a sobra após disputa de bola entre Thiago Santos e Ytalo e acertou um chute colocado no canto direito do goleiro palmeirense para empatar o confronto. (Red Bull 1 x 1 Palmeiras)

Depois de sofrer o empate, o Alviverde teve chances de marcar o segundo com Dudu, que tabelou bonito com Scarpa pela direita e finalizou para defesa de Júlio César. O goleiro espalmou fraco e, no rebote, foi a vez de Borja ficar no quase – o lateral-direito Aderlan salvou no último segundo.

A equipe voltou do intervalo com Bruno Henrique no lugar de Felipe Melo e Felipe Pires, fazendo sua estreia com a camisa do Verdão, na vaga de Gustavo Scarpa. O Red Bull começou o segundo tempo assustando: logo no primeiro minuto, Weverton precisou sair do gol para impedir o chute de Everton. No rebote, Luan mandou para escanteio antes que Uillian Correia pudesse finalizar.

O Palmeiras respondeu aos cinco, com participação do estreante Felipe Pires. O atacante recebeu lançamento de Bruno Henrique e ajeitou de cabeça para Borja completar. O gol, entretanto, não valeu, pois o camisa 27 estava em posição de impedimento.

Após o início movimentado, as duas equipes tiveram dificuldades em criar chances para sair do empate. Aos 22 minutos, Felipão fez sua última alteração e colocou Deyverson no lugar de Borja na ponta do ataque.

Mesmo sem conseguir impor intensidade ao jogo, o Verdão continuava buscando a vitória e levava perigo principalmente em lances de bola parada. Aos 27, Dudu bateu falta na área e Thiago Santos conseguiu o desvio de cabeça. Por muito pouco, o Gustavo Gómez não conseguiu o toque para o fundo das redes e a bola saiu em tiro de meta para o Red Bull.

Aso 41, Felipe Pires foi derrubado muito perto da área e o juiz Luiz Flávio de Oliveira marcou falta. Dudu bateu, mas a cobrança desviou na barreira e saiu em escanteio. Antes do apito final, Deyverson ainda teve uma última oportunidade de ataque. Júlio César, porém, desviou a cabeçada do atacante palestrino com a ponta dos dedos e a partida terminou empatada em 1 a 1.

Escalação: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Felipe Melo (Bruno Henrique), Lucas Lima e Gustavo Scarpa (Felipe Pires); Dudu e Borja (Deyverson).

Cartão amarelo: Luan.

Gols

Red Bull Brasil: Jobson (34’ – 1º Tempo).

Palmeiras: Borja (13’ – 1º Tempo).