Palmeiras empata com o S. Carlos no término da primeira fase da Copinha

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O Palmeiras terá de aguardar alguns dias para saber se avança à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Contra o São Carlos, nesta sexta-feira (10), no estádio Luizão, em São Carlos (SP), o Verdão ficou no empate em 1 a 1 contra os donos da casa, e terminou na vice-liderança do Grupo H, com sete pontos. O volante Nathan Raphael, de cabeça, marcou o gol da equipe.

Somente os seis melhores segundos colocados dentre os 26 grupos da primeira fase avançam na competição. Os jogos deste sábado (11) e domingo (12) definirão a situação nas outras chaves e, possivelmente, o próximo rival do Palmeiras na Copinha. O time terminou a primeira fase invicto, com vitórias sobre Fluminense de Feira, por 1 a 0, e Piauí, por 3 a 2 – além do empate desta sexta.

O jogo

Com uma postura diferente em relação aos dois primeiros jogos na Copa São Paulo, o Verdão entrou mais ligado na partida e pegando firme na marcação. Aos nove minutos, em bela cobrança de falta de Matheus Muller, a equipe alviverde colocou o goleiro do São Carlos para trabalhar pela primeira vez e fazer boa defesa. Cinco minutos depois, Chistopher ajeitou para Léo Cunha chegar batendo por trás, em mais uma espalmada do goleiro do time da casa.

Jogando pelo empate, o São Carlos jogava postado na defesa e aguardava um erro do Verdão para sair em contra-ataque. Aos 19 minutos, em bola trabalhada dentro da área entre Caio Cezar e Léo Cunha, Erik bateu à queima-roupa e o goleiro mandou para escanteio. Na melhor chance até então da primeira etapa, por pouco o Palmeiras não abriu o placar em São Carlos.

O goleiro Vinicius fez a ligação-direta com Chistopher, em contra-ataque, e o camisa 8 lançou Matheus Sales em velocidade. O volante bateu na saída do goleiro, mas a bola tocou caprichosamente na trave e voltou para a área rival. Quem marcou, aos 41, foi o São Carlos: em jogada de velocidade pela esquerda, Kennedy recebeu na entrada da área e chutou forte.

No segundo tempo, o São Carlos passou a apostar ainda mais nos contra-ataques, e conseguiu segurar bem os avanços do Verdão nos primeiros dez minutos. Até que aos 13 minutos, o Palmeiras mostrou poder de reação e chegou ao empate: em cobrança de escanteio, Nathan Raphael subiu sozinho na segunda trave do São Carlos e testou firme para o fundo do gol.

O gol incendiou a torcida, e reanimou a equipe alviverde em campo. Aos 20 minutos, Léo Cunha levantou na área em sobra de bola e Erik cabeceou em cima do goleiro são-carlense. Três minutos depois, foi a vez de Chistopher encher o pé de fora da área e mandar à esquerda do gol. A partida seguia aberta e, nos contra-ataques, o time da casa também levava perigo.

Os minutos finais foram de tensão, com jogo aberto e o Palmeiras pressionando em busca da vitória. Aos 36, em ótima jogada de Matheus Muller pela esquerda, Taylor apareceu livre para cabecear e mandou por cima do travessão. O São Carlos ainda teve boa chance em bola cruzada na área, mas o empate persistiu.

Palmeiras Sub-20: Vinicius, Léo Cunha, Gabriel Dias, Alexandre e Matheus Muller; Nathan (Josimar), Matheus Sales, Chistopher, Yuri (Taylor) e Caio Cezar (Cesinha); Erik. Técnico: Diogo Giacomini.

Suplentes: João Paulo, Josimar, João Pedro, Taylor, José Matheus, Cesinha e Hugo.