Palmeiras empata com Taubaté e garante liderança do grupo na Copa São Paulo

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Taubaté na noite desta segunda-feira (8), no Joaquinzão, casa do adversário, e garantiu a liderança do Grupo 27 da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior com sete pontos (duas vitórias, um empate e oito gols de saldo). O tento palestrino foi marcado por Fernando, artilheiro palestrino na competição – ao lado de José Aldo – com três bolas na rede.

Na segunda fase, o Verdão encara o vice-líder do Grupo 28, que será conhecido nesta terça-feira (9). A situação da chave está completamente aberta e tem como líder o Bahia, com quatro pontos, seguido por Botafogo-PB (2), Manthiqueira-SP (2) e São Bento-SP (1).  

>> Clique aqui e confira as fotos da partida

A temporada passada foi extremamente positiva para a base do Palmeiras, com 16 títulos e oito vice-campeonatos em 38 competições disputadas – todas as categorias conquistaram ao menos uma taça. No Paulista, as cinco equipes chegaram juntas à final (Sub-11Sub-13Sub-15Sub-17 e Sub-20), e o Sub-17 ainda conquistou o título inédito da Copa do Brasil.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Fernando marcou o gol palestrino e se igualou a José Aldo na artilharia do time na competição

O jogo

A chuva forte que castigou a cidade de Taubaté ao longo do dia prejudicou o gramado do Joaquinzão, que sofreu as consequências com as poças d’água que se formaram em sua extensão. Os esquemas táticos de Palmeiras e Taubaté, voltados para o toque de bola rápido, foram ofuscados. As melhores oportunidades palestrinas eram criadas pelo lado esquerdo, menos encharcado, muitas vezes pelos pés do lateral Luan.

O Verdão criou as melhores chances da primeira etapa, mas, aos 35, os donos da casa abriram o placar. A equipe palestrina não se abateu: um minuto depois, Fernando recebeu bom passe de Yan na grande área e carimbou a trave da meta adversária. A pressão alviverde continuou pelo lado esquerdo e, já nos acréscimos, o camisa 7 tentou novamente vazar o Taubaté em bela jogada individual, mas parou no goleiro.

Atrás no marcador, o técnico Wesley Carvalho trouxe para o segundo tempo os atletas Pablo, Juninho e Alan. O apagão no Joaquinzão instantes antes de reiniciar o certame não impediu a ascensão alviverde, que chegou perigosamente logo aos dois minutos, com Fernando, que não pegou bem na bola.

Os refletores do estádio voltaram a se apagar durante a etapa final. Após 15 minutos de paralisação, o Palmeiras permaneceu em cima do Taubaté com um a mais em campo, mas pecava nas finalizações. De tanto insistir principalmente com Fernando, o gol, enfim, saiu: aos 33, em belo cruzamento de Maílton, o atacante, sem deixar a bola cair, mandou no cantinho da meta adversária e empatou o duelo.

Em busca da vitória, o Alviverde continuou a levar perigo ao adversário. Nos instantes finais, em falha da zaga do Taubaté, Papagaio ficou cara a cara com o goleiro e tocou no canto, mas pela linha de fundo. No último lance da partida, após cobrança de falta na área, Gabriel Furtado, de cabeça, quase virou o jogo para o Verdão.

Palmeiras: Anderson; Maílton, Vitão (Pablo), Iago (Gabriel Furtado) e Luan (Matheus Bahia); Matheus Neris (Juninho), Johnny e Aldo (Alan); Fernando, Yan (Papagaio) e Léo Passos. Técnico: Wesley Carvalho.

Gol do Palmeiras: Fernando (33’ – 2ºT)