Palmeiras encara Fluminense em busca de vantagem histórica no Maracanã
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
Uma vitória palmeirense na tarde deste sábado (13), no Rio de Janeiro, contra o Fluminense, em embate válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014, representará mais do que três pontos na luta alviverde por uma sequência positiva na competição nacional. O hipotético triunfo permitirá ao Verdão ultrapassar os rivais cariocas no retrospecto do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, que atualmente está empatado com 14 jogos vencidos por cada time e apenas seis empates.
No campo, palco de importantes partidas da história palmeirense, o Verdão já balançou as redes 43 vezes contra o Fluminense. A última vitória alviverde no estádio aconteceu em 2007, quando o time foi a campo com Diego Cavalieri; Wendel, Gustavo, Dininho e Leandro; Makelele, Pierre, Martinez e Valdivia (Caio); Luiz Henrique (William) e Edmundo. A partida acabou 1 a 0, com gol de Valdivia.
No retrospecto geral das partidas, os clubes já duelaram 97 vezes e a vantagem é palestrina. Foram 52 vitórias, 15 empates e 31 derrotas. O Verdão já balançou as redes 168 vezes e sofreu 140 tentos. Como a partida deste sábado (13) será a de número 98, a tendência é que o centésimo jogo da história entre os clubes aconteça no segundo turno do Campeonato Brasileiro da próxima temporada.
A maior sequência invicta do Palmeiras em toda história aconteceu entre março de 2002 e julho de 2008, quando o time do Palestra Italia ficou sem perder para os rivais cariocas por 12 partidas – nove vitórias e três empates. Já a maior série de vitórias consecutivas foi realizada entre fevereiro de 1992 e agosto de 1994, com seis triunfos alviverdes.
No primeiro turno do Brasileirão deste ano, o Palmeiras foi ultrapassado pelos cariocas por 1 a 0. O time jogou com Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira, Josimar (Serginho), Wesley e Valdivia; Marquinhos Gabriel (Diogo) e Leandro (Miguel).
Pelo Campeonato Brasileiro de 2002, o Verdão bateu o Fluminense por 3 a 0. Confira o vídeo: