Palmeiras encerra excursão pela América Central com 6 a 0 sobre a Liga Alajuelense

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Hyoran fez um hat-trick na partida contra a Liga Deportiva AlajuelenseNo terceiro e último amistoso da excursão pela América Central, o Palmeiras aplicou uma sonora goleada na Liga Deportiva Alajuelense-CRC, no Estádio Nacional, localizado em San José, capital da Costa Rica. O placar elástico de 6 a 0 foi construído principalmente no segundo tempo: Bruno Henrique, de falta, e Hyoran marcaram nos primeiros 45 minutos; Gustavo Scarpa (duas vezes) e o próprio camisa 28, que balançou as redes mais duas vezes e fechou o hat-trick, decretaram a goleada na etapa complementar.

A última vez que o Verdão superou um adversário por 6 a 0 foi em 1999, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a vítima foi o Botafogo. Asprilla (duas vezes), Cléber, Aguinaldo, Pena e Evair foram os autores dos gols.

Esta é a terceira vez que o Palmeiras visita a Costa Rica. Em 1952, vitórias sobre o Orión, pela Taça Ribeiro de Carvalho, e diante do Deportivo Saprissa, pela Taça Presidente da República, ambas pelo placar de 2 a 1, marcaram a viagem. Em 1964, em uma partida amistosa, o Palestra venceu o Saprissa mais uma vez, por 3 a 0.

Na América Central desde o dia 29 de junho (sexta-feira), o Verdão realiza uma intertemporada no período de pausa no calendário do futebol brasileiro, que está paralisado em virtude da Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia. Antes de enfrentar a Liga Deportiva Alajuelense, a equipe de Roger Machado já havia superado o CD Árabe Unido-PAN e o Independiente Medellín-COL, ambos por 2 a 0, no Estádio Rommel Fernandez, localizado no Panamá.

A delegação desembarca em São Paulo na manhã de segunda-feira (09). Na sequência, o elenco retoma na Academia de Futebol a preparação para enfrentar o Santos, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo que marca a volta da competição nacional para o Maior Campeão do Brasil será no dia 19 de julho (quinta-feira), às 20h, no Pacaembu. Com 19 pontos conquistados, o Alviverde ocupa a sexta posição na tabela do torneio.

O jogo

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Weverton fez boa defesa no início do dueloA partida começou bem movimentada nas duas metades do campo. Logo no primeiro minuto de bola rolando, o meio-campista Jake Beckford obrigou Weverton a mostrar que estava atento e fazer boa defesa. Aos quatro, Gustavo Scarpa, na entrada da área, recebeu cruzamento de Diogo Barbosa e completou para o gol, mas a arbitragem marcou impedimento do ataque palmeirense. No lance seguinte, o time costarriquenho teve outra boa chance: Roger Rojas chutou de longe e acertou o travessão.

Apesar da insistência dos adversários, foi o Palmeiras que acertou a pontaria primeiro. Aos 15, Bruno Henrique cobrou falta com um chute baixo no canto esquerdo do goleiro Adonis Pineda e encerrou um jejum que já durava mais de três anos. O último gol de falta de um palmeirense havia sido marcado pelo meia Robinho, em 28 de fevereiro de 2015. (Liga Deportiva Alajuelense 0 x 1 Palmeiras)

Os times não mudaram a maneira de jogar após o primeiro tento alviverde e a partida continuou em um ritmo dinâmico. O Verdão tocava a bola com velocidade e buscava as tabelas para invadir a área adversária. Já a equipe da Costa Rica seguia apostando nos chutes de longe. Aos 30, após cobrança de escanteio, Beckford veio de trás para ficar com a sobra e carimbou o travessão mais uma vez.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Bruno Henrique cobrou falta para abrir o placar na Costa Rica

A Liga Deportiva Alajuelense-CRC conseguia ameaçar a meta de Weverton, porém, mesmo assim, o Palmeiras estava melhor do que o adversário na partida. E esta superioridade foi refletida no placar ainda no primeiro tempo. Aos 41, Marcos Rocha recebeu ótimo lançamento de Antônio Carlos, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola passou pelo arqueiro rival e o meio-campista Hyoran, na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. (Liga Deportiva Alajuelense 0 x 2 Palmeiras)

Para a segunda etapa, o técnico Roger Machado fez quatro alterações em sua equipe. Jailson, Mayke, Luan e Thiago Santos entraram nas vagas de Weverton, Marcos Rocha, Edu Dracena e Felipe Melo, respectivamente.

No segundo tempo, o Verdão encontrou mais facilidade para atacar. Aos dez minutos, Gustavo Scarpa recebeu lindo passe de Lucas Lima e chutou cruzado para ampliar (Liga Deportiva Alajuelense 0 x 3 Palmeiras). Apenas dois minutos depois, Hyoran recebeu cruzamento de Mayke e subiu entre os zagueiros para, de cabeça, marcar o quarto tento alviverde. (Liga Deportiva Alajuelense 0 x 4 Palmeiras)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Hyoran tem 22 jogos e sete gols com a camisa alviverde

Artilheiro do dia, Hyoran marcou o seu terceiro gol na partida aos 14 minutos, novamente de cabeça, desta vez com assistência de Gustavo Scarpa. O último jogador palmeirense a completar um hat-trick havia sido o colombiano Borja, em maio deste ano, no embate com o Junior Barranquilla-COL, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores. (Liga Deportiva Alajuelense 0 x 5 Palmeiras)

Roger Machado promoveu mais uma série de alterações na etapa complementar. Os jogadores Jean, Emerson Santos, Victor Luis e Deyverson substituíram os titulares Bruno Henrique, Antônio Carlos, Diogo Barbosa e Willian.

Mesmo vencendo de goleada, o Palmeiras continuava pressionando no ataque e buscando ampliar. Aos 22, Deyverson foi lançado por Hyoran e deu um presente para Gustavo Scarpa, que completou para o fundo do gol e marcou seu segundo neste domingo (Liga Deportiva Alajuelense 0 x 6 Palmeiras). Aos 26, o camisa 14, a exemplo de Hyoran, quase fechou o hat-trick: o meio-campista arrematou de pé esquerdo e acertou a trave da meta rival.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Gustavo Scarpa marcou duas vezes e ainda acertou a trave do goleiro adversário

A goleada por 6 a 0 encerrou a excursão do Verdão pela América Central. O elenco desembarca em São Paulo na manhã de segunda-feira (09) e finaliza a preparação para a volta do Campeonato Brasileiro na Academia de Futebol.

Escalação: Weverton (Jailson); Marcos Rocha (Mayke), Antônio Carlos (Emerson Santos), Edu Dracena (Luan) e Diogo Barbosa (Victor Luis); Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique (Jean) e Lucas Lima; Gustavo Scarpa, Hyoran e Willian (Deyverson).

Cartão amarelo: Edu Dracena.

Gols

Palmeiras: Bruno Henrique (15’ – 1º Tempo), Hyoran (41’ – 1º Tempo, 12’ e 14’ – 2º Tempo), Gustavo Scarpa (10’ e 22’ – 2º Tempo)