Palmeiras enfrenta a Desportiva Ferroviária na estreia da Copa São Paulo de 2015

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Os garotos foram relacionados para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015 começa nesta segunda-feira (5) para o Palmeiras, quando a equipe Sub-20 do Verdão enfrenta a Desportiva Ferroviária-ES, às 21h, no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira (SP), com transmissão ao vivo do SporTV e da Rede Vida. Após um ano de 2014 com diversos jogadores da base recebendo chances no profissional, o clube abre a temporada de 2015 buscando revelar novos talentos e o título inédito do torneio.

O Palmeiras será comandado pelo técnico Diogo Giacomini, à frente do Sub-20 desde abril de 2013 – no período, o Verdão sagrou-se vice-campeão brasileiro. Dez atletas relacionados já haviam disputado a Copinha pelo Verdão (Léo, João Paulo, Léo Cunha, Chistopher, Juninho, Matheus Sales, Zé Mateus, Caio Cezar, Everton e Lucas Taylor), e seis já tiveram passagem pelo profissional (Matheus Sales, Léo Cunha, Guilherme, Juninho, Gabriel Leite e Gabriel Jesus).

A cidade de Limeira (SP), a 143km da capital, será a sede do Palmeiras na primeira fase da competição. Além da Desportiva Ferroviária, o Verdão enfrenta ainda o Murici FC, de Alagoas, e a Inter de Limeira, dona da casa, nos dias 8 e 11 de janeiro. O time chegou ao interior paulista na manhã deste domingo (4) e, no período da tarde, realizou o último treino antes da estreia. Na atividade, o técnico Diogo Giacomini trabalhou a parte tática e situações de jogo.

“O segredo é a preparação. Temos de estar prontos para enfrentarmos situações difíceis no jogo, porque um tropeço nesta competição é difícil de ser revertido. Temos de ter capacidade para jogar como favoritos, saber propor o jogo. O time da Desportiva é competitivo, com atletas buscando seu lugar no futebol, alguns com passagens por outros clubes. Será um jogo difícil, como toda estreia, mas estamos preparados para sair com o resultado”, disse o treinador do Verdão.

Curiosidades do Palmeiras na Copinha

– A primeira partida da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi disputada pelo Palmeiras, no dia 24 de janeiro de 1969, diante do Nacional Atlético Clube. Nos anos de 1994 e 1995, a Federação Paulista de Futebol organizou também a Supercopa São Paulo de Futebol Júnior (a competição reunia apenas os campeões da tradicional competição). Em 1995, o Palmeiras participou como convidado de honra e sagrou-se campeão invicto.

– O Palmeiras busca em 2015 seu primeiro título da Copa São Paulo na história. Desde a primeira edição, em 1969, o clube foi vice-campeão em duas oportunidades: 2003 e 1970. Além disso, o Verdão alcançou a semifinal da Copinha outras vezes (2013, 2010, 2004, 1982, 1978, 1975, 1974 e 1969). Em 2003, o time marcou 26 gols em sete jogos, sua melhor marca.

– Dentre os principais atletas que disputaram a Copa São Paulo pelo Palmeiras na história, destacam-se: Marcos, Diego Cavalieri, Zetti e Velloso (goleiros), Mauricio, Thiago Gomes e David (zagueiros), Ilsinho (lateral-direito), Pires, Elias, Galeano e Amaral (volantes), Marquinho e Rodrigo Taddei (meias), Vagner Love e Thiago Gentil (atacantes), entre inúmeros outros.

Confira abaixo os relacionados do Palmeiras Sub-20 para a Copa São Paulo de 2015:

Goleiros: João Paulo, Léo e Daniel.
Zagueiros: Brendon, Lucas Rocha, Augusto e Vagner.
Laterais: Léo Cunha, Guilherme, Ueslei e Caio Henrique.
Volantes: Zé Mateus, Matheus Sales, Daniel, Gabriel Vinicius e Marcos Coelho.
Meias: Juninho, Chistopher, Everton, Flamarion e Caio Cezar.
Atacantes: Gabriel Jesus, Lucas Taylor, Gabriel Leite e Bruno Duarte.