Palmeiras enfrenta Vitória da Conquista-BA na estreia da Copa do Brasil de 2015

André Lima
Departamento de Comunicação

O Palmeiras encara o Vitória da Conquista, da Bahia, na primeira fase da Copa do Brasil de 2015. O adversário foi definido em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, na manhã desta terça-feira (16). O mando de campo no primeiro embate é dos baianos, porém o local e a data ainda não estão confirmados. Vale destacar que neste confronto o triunfo por dois ou mais gols do Verdão, no caso o time visitante, elimina a partida de volta.

O Alviverde estava no grupo A do sorteio, pois figura dentre os clubes mais bem colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF, enquanto o adversário estava no grupo E. Os outros confrontos da chave são Sampaio Corrêa-MA x Estrela do Norte-ES; Vitória-BA x Anapolina-GO/ e ASA-AL x São Raimundo-AM. 

O Vitória da Conquista adquiriu sua vaga graças ao título do torneio seletivo Copa Governador do Estado, organizada pela Federação Baiana de Futebol. Em 2014, o clube acabou na terceira colocação do estadual, enquanto que na Copa do Nordeste e no Campeonato Brasileiro da Série D foi eliminado na primeira fase.

Histórico

O adversário do Palmeiras disputou apenas a edição de 2013 da Copa do Brasil, sendo eliminado na primeira fase pelo Sport-PE. Já o Verdão, com títulos em 1998 e 2012, entrou em campo em 123 oportunidades pela Copa do Brasil (72 vitórias, 28 empates e 23 derrotas), marcando 247 gols e sofrendo 121. A primeira partida palestrina na história do certame foi o triunfo por 1 a 0, válido pela edição de 1992, diante do Sampaio Corrêa-MA, gol do zagueiro Tonhão. 

O maior período invicto que o Alviverde ostenta na competição é de 20/04/1993 a 29/05/1996 (17 jogos), já a sequência mais positiva é a de seis vitórias em sequência, fato que ocorreu em duas oportunidades – entre os meses de fevereiro a maio de 1996 e entre os anos de 2011 e 2012. Os atletas que marcaram mais vezes em uma única partida foram os atacantes Luizão, Viola e Adriano Michael Jackson, com quatro gols cada.