Palmeiras estreia com revés na Série A1 do Brasileiro Feminino

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

No primeiro Derby desde que a equipe feminina alviverde foi reativada, em 2019, o Palmeiras recebeu o Corinthians no Estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo-SP, e foi superado pelo rival alvinegro por 3 a 1, em partida válida pela 1ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro. Giovanna Crivelari, Grazi e Erika marcaram os gols corinthianos, enquanto Carla Nunes descontou para as palestrinas. O Verdão volta a campo pelo torneio nacional na quarta-feira (12), às 19h, para enfrentar o Vitória, no Barradão, em Salvador-BA.

Apesar do revés, a meio-campista Carla Nunes marcou um golaço no Derby (Crédito: Rebeca Reis)

O clube trouxe oito reforços para a temporada 2020 e quatro delas fizeram sua estreia em jogos oficiais na tarde deste domingo (09). A polivalente Rosana, a zagueira Agustina, a meio-campista Ary Borges e atacante Ottilia foram a campo para encarar as corinthianas. Completam a lista de contratações a goleira Karen, as meio-campistas Angelina e Stefany e a atacante Monica.

Clique aqui e confira as fotos do jogo! 

Esta foi a primeira vez que os dois times duelaram em uma competição nacional. As palestrinas conquistaram acesso à Série A1 do Brasileiro Feminino graças à campanha realizada na Série A2 em 2019. A equipe alviverde chegou às semifinais do torneio e ascendeu à elite junto a São Paulo, Cruzeiro e Grêmio. O Corinthians, por sua vez, foi vice-campeão da Série A1 na temporada passada – o clube da capital foi superado pela Ferroviária na final.

O jogo

A partida começou movimentada em Vinhedo. Antes do cronômetro assinalar dez minutos, cada equipe já tinha feito um gol e o jogo estava empatado em 1 a 1. O Corinthians saiu na frente, aos seis, quando Giovanna Crivelari recebeu cruzamento de Thamires e completou de cabeça. A vantagem alvinegra no placar não durou muito tempo: aos nove, a meio-campista Carla Nunes chutou de fora da área para marcar um golaço de canhota, deixando tudo igual no placar.

Ainda no primeiro tempo, Rosana sentiu e precisou ser substituída pela atacante Ottilia. A etapa inicial foi equilibrada, com os dois times criando chances no ataque e dando trabalho para as goleiras, mas o Palmeiras levou vantagem nos últimos minutos. O final foi de pressão alviverde na área corinthiana.

Rosana foi substituída ainda no primeiro tempo (Crédito: Rebeca Reis)

As palestrinas começaram o segundo tempo melhor do que as adversárias, chegando para finalizar no gol alvinegro com mais frequência. Otillia, Ary Borges e Bianca tiveram oportunidades de marcar o gol da virada. Elas acabaram, porém, chutando para fora ou parando na goleira Lelê.

Aos 21 minutos, apesar da superioridade palmeirense até aquele momento, o rival fez seu segundo gol, com a capitã Grazi. Em desvantagem no placar, o técnico Ricardo Belli mexeu no time e colocou a meio-campista Maressa na vaga da atacante Bianca. As tentativas palestrinas na busca pelo empate surtiram pouco efeito e, aos 32, Erika marcou o terceiro do Corinthians de cabeça, após cobrança de falta de Thamires.

Antes do apito final, Ricardo Belli ainda fez sua terceira alteração e substituiu Nicoly por Bia. O Verdão não desistiu e tentou o empate até os últimos minutos. O Corinthians, no entanto, parou as jogadas com falta e administrou o resultado.

Palmeiras Feminino: Vivi; Isabella, Augustina, Thais e Vitória; Nicoly (Bia), Karla Alves, Ary Borges e Rosana (Ottilia); Carla Nunes e Bianca (Maressa). Técnico: Ricardo Belli.

O Verdão volta a campo pelo Brasileiro Feminino na quarta-feira (12), quando enfrentará o Vitória no Barradão (Crédito: Rebeca Reis)

Confira abaixo os confrontos do Palmeiras no Brasileiro Feminino A1 2020:

09/02 – Palmeiras 1 x 3 Corinthians
12/02 – Vitória x Palmeiras
16/02 – Palmeiras x Ferroviária
01/03 – Cruzeiro x Palmeiras
15/03 – Palmeiras x São Paulo
22/03 – Ponte Preta x Palmeiras
25/03 – Palmeiras x Avaí/Kindermann
29/03 – Minas/ICESP x Palmeiras
01/04 – São José x Palmeiras
05/04 – Palmeiras x Santos
19/04 – Audax x Palmeiras
22/04 – Grêmio x Palmeiras
29/04 – Palmeiras x Internacional
06/05 – Palmeiras x Flamengo
17/05 – Iranduba x Palmeiras