Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras bateu o São Caetano por 4 a 0 na tarde desta quinta-feira (18), no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul-SP, e abriu grande vantagem na disputa por uma vagas nas quartas de final do Campeonato Paulista da categoria.

Os gols palestrinos foram anotados por Giovani (duas vezes), Vitor Hugo e Bruno Menezes, este último artilheiro isolado do estadual com 15 gols marcados. Além disso, pela primeira vez  na temporada, o Alviverde está há cinco rodadas sem sofrer gols (todos pelo Paulista Sub-20).

O Verdão segue dono da melhor campanha geral do torneio estadual até aqui, com 14 vitórias, um empate, duas derrotas, 60 gols pró e 14 gols contra. Vale lembrar que a equipe treinada por Paulo Victor Gomes também foi a mais efetiva da segunda fase da competição pelo Grupo 16, com cinco vitórias, um empate, 22 gols marcados e apenas dois sofridos.

O jogo de volta contra o São Caetano acontece na próxima quinta-feira (25), às 11h, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, com transmissão no Eleven Sports, Paulistão Play e YouTube. O time alviverde pode perder até por três gols de diferença para avançar de fase. Maior campeão do Paulista Sub-20 com 11 taças, o Verdão busca a conquista do penta consecutivo.

A partir das oitavas de final, os duelos mata-mata serão disputados em ida e volta, classificando o clube que obtiver a melhor pontuação. A grande decisão do Paulista Sub-20 está prevista para os dias 19 e 22 de dezembro.

O atacante Giovani marcou duas vezes e chegou a seis gols no Paulista Sub-20 (Foto: Victor Monteiro/@monteirofoto)

O jogo

O duelo teve início intenso, com o São Caetano impondo sua condição de mandante e descendo mais vezes ao ataque. No entanto, a primeira chance de real perigo foi alviverde: em sobra de bola na área, Vitor Hugo emendou a bomba de primeira, em finalização salva em cima da risca do gol pela defesa.

O ritmo do adversário diminuiu, e o Verdão passou a ter mais a bola. Aos 29 minutos, porém, em lance duvidoso, a arbitragem assinalou pênalti contra o Palmeiras em desarme limpo de Lucas Freitas. Na cobrança, o atacante do São Caetano acertou a trave, e a bola foi pela linha de fundo.

A reação palmeirense veio pouco tempo depois. E com gol: aos 39, em descida pela esquerda, Vitor Hugo cruzou rasteiro para a área. Jhonatan desviou de leve, e a bola caiu na canhota de Giovani, que emendou de primeira para colocar no fundo das redes de João Vitor e abrir o placar.

Já no segundo tempo, com as entradas de Gabriel Silva e Victor Henrique nos respectivos lugares de Jhonatan e Fabinho, o Verdão ampliou o marcador logo no início: aos três minutos, em descida pela direita, Giovani cruzou na área, e a bola chegou em Vitor Hugo, que foi deslocado faltosamente pelo adversário em pênalti marcado pela arbitragem. Ele mesmo foi para a bola e, com força, guardou no canto direito de João Vitor.

Em tarde inspirada, o atacante Giovani era um dos mais acionados pelo lado direito palestrino. Aos 25 minutos, em belíssima jogada individual, o camisa 7 levou para a área, tirou a marcação da jogada e bateu de canhota, sem chances para o goleiro adversário, para anotar o terceiro tento alviverde na partida.

Abatido, o São Caetano teve poucas forças para reagir ao revés. Em rara oportunidade, os donos da casa chegaram a acertar o travessão do gol defendido por Mateus, mas foi só. Já nos acréscimos, ainda teve tempo para Bruno Menezes, que havia acabado de entrar, fazer grande jogada e marcar o quarto gol do Palmeiras após driblar o goleiro João Vitor.

Esta foi a quinta vitória consecutiva do Palmeiras no torneio sob o comando do técnico Paulo Victor Gomes (Foto: Victor Monteiro/@monteirofoto)

Palmeiras Sub-20: Mateus; Garcia, Michel, Naves (Ramon) e Lucas Freitas; Fabinho (Victor Henrique), Pedro Bicalho (Ian) e Jhonatan (Gabriel Silva); Giovani (Bruno Menezes), Vanderlan e Vitor Hugo. Técnico: Paulo Victor Gomes

Confira abaixo os jogos do Palmeiras no Paulista Sub-20:

– Oitavas de final

*As partidas serão transmitidas por Eleven Sports, Paulistão Play e YouTube

18/11: São Caetano 0 x 4 Palmeiras – Anacleto Campanella
Gols: Giovani (2), Vitor Hugo e Bruno Menezes

25/11 – 11h: Palmeiras x São Caetano – Academia de Futebol 2

– Segunda fase

15/10: VOCEM 1 x 5 Palmeiras – Antônio Viana da Silva
Gols: Bruno Menezes, Victor Henrique (2), Newton e Caio Cunha

21/10: Palmeiras 1 x 1 Audax – Academia de Futebol 2
Gol: Vitinho

28/10: Itapirense 0 x 2 Palmeiras – Cel. Francisco Vieira
Gols: Giovani e Vitor Hugo

04/11: Palmeiras 2 x 0 Itapirense – Academia de Futebol 2
Gols: Giovani e Vitor Hugo

11/11: Audax 0 x 2 Palmeiras – Pref. José Liberatti
Gols: Pedro Bicalho e Giovani

15/11: Palmeiras 10 x 0 VOCEM – Academia de Futebol 2
Gols: Bruno Menezes, Yago Santos, Lucas Sena, Pedro Lima, Robinho, Victor Henrique (2), Carlos Matheus, Newton e Daniel Alves.

– Primeira fase

05/08: Taubaté 1 x 0 Palmeiras – Joaquim de Morais Filho

12/08: Palmeiras 2 x 1 Flamengo-SP – Canindé
Gols: Caio Cunha e Endrick

19/08: São José 1 x 4 Palmeiras – Martins Pereira
Gols: Victor Henrique e Bruno Menezes (3)

26/08: Palmeiras 5 x 1 União Mogi – Academia de Futebol 2
Gols: Bruno Menezes (3), Pedro Bicalho e Vitor Hugo

02/09: ECUS 1 x 2 Palmeiras – Francisco Marques Figueira
Gols: Thiago e Jhow

09/09: Palmeiras 3 x 5 Taubaté – Academia de Futebol 2
Gols: Gabriel Silva (2) e Giovani

16/09: Flamengo-SP 0 x 4 Palmeiras – Antônio Soares de Oliveira
Gols: Endrick, Luan, Miguel e Newton

23/09: Palmeiras 3 x 0 São José – Academia de Futebol 2
Gols: Marino e Bruno Menezes (2)

30/09: União Mogi 1 x 2 Palmeiras – Francisco Ribeiro Nogueira
Gols: Pedro Bicalho (2)

07/10: Palmeiras 9 x 1 ECUS – Academia de Futebol 2
Gols: Bruno Menezes (4), Talisca, Pedro Bicalho, Vitinho, Caio Cunha e Vitor Hugo