Departamento de Comunicação
O Palmeiras treinou na manhã desta segunda-feira (29), na Academia de Futebol, e deu sequência à preparação para o confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, na quarta-feira (31), às 20h, no Maracanã. No primeiro trabalho do dia, o técnico Abel Ferreira comandou um treino tático, e o elenco ensaiou movimentações e situações de jogo. A segunda atividade foi técnica com um jogo de nove contra nove em campo reduzido.
O zagueiro Murilo seguiu o processo de transição física e trabalhou no campo integrado ao elenco. O atacante Estêvão, submetido a exames no domingo (28), teve constatada uma entorse no tornozelo esquerdo e iniciou o tratamento sob cuidados do Núcleo de Saúde e Performance. Após o treino, o meio-campista Zé Rafael comentou sobre a sequência de jogos decisivos do Verdão em agosto.
“É muito importante para a nossa equipe estar sempre preparada, principalmente mentalmente e fisicamente, porque a gente sabe que esse mês de agosto é um mês muito intenso, com muitas decisões e jogos importantes. Temos de estar com a cabeça boa, preparados e focados no nosso objetivo. Sabendo, lógico, que se a gente passar de fase, que é o nosso objetivo, a gente não é o melhor time, mas também, se a gente por algum acaso tropeçar ou tiver alguma dificuldade, também não seremos os piores”, disse. “Já passamos por muita coisa aqui e sabemos o que a gente pode fazer, o que temos de fazer, e isso é o principal. Estamos focados, determinados e esperamos que seja um mês muito produtivo, para chegar ao fim dele com muitas conquistas”, completou.
Sobre o jogo com o Flamengo, Zé Rafael espera que o time entre ligado no Maracanã. A partida de volta no Allianz Parque será disputada na próxima quarta-feira (07), às 20h, no Allianz Parque. “Independentemente do adversário, a gente já encararia as oitavas de final da Copa do Brasil como uma decisão. Tratando-se de um adversário que também é uma das potências do Brasil, a gente entra ainda mais ligado, mais focado, sabendo da dificuldade que vai ser jogar fora de casa. Mas temos nos preparado muito durante esses dias, focado bastante para que a gente possa ir para o Rio de Janeiro, fazer uma grande partida e trazer um bom resultado para decidir em casa. Esse é o nosso objetivo. Espero que seja um dia inspirado e que possamos realizar tudo o que a gente treinou e voltar de lá com um grande resultado.”
Palmeiras e Flamengo se enfrentam pela 3ª vez em Copa do Brasil. No geral, os rivais já disputaram 12 duelos eliminatórios na história, e o Verdão tem vantagem de sete a quatro – em 1945, o confronto válido pela Taça dos Campeões Rio-São Paulo 1944 terminou empatado e ambos foram declarados campeões.
Confrontos eliminatórios:
Taça dos Campeões Rio-São Paulo 1942 – final: Palmeiras
Torneio Internacional João Havelange 1966 – semifinal: Palmeiras
Torneio Leonino Caiado 1975 – final: Flamengo
Copa do Brasil 1997 – semifinal: Flamengo
Taça Maria Quitéria 1997 – final: Palmeiras
Copa do Brasil 1999 – quartas de final: Palmeiras
Copa Mercosul 1999 – final: Flamengo
Copa dos Campeões 2000 – semifinal: Palmeiras
Supercopa do Brasil 2021 – final: Flamengo
CONMEBOL Libertadores 2021 – final: Palmeiras
Supercopa do Brasil 2023 – final: Palmeiras