Departamento de Comunicação

O Palmeiras acertou nesta sexta-feira (3) a venda da atacante Amanda Gutierres para o Boston Legacy-EUA. A camisa 9 ainda disputará o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil pela equipe alviverde antes de se transferir para o novo clube, ao fim da atual temporada.

O Verdão negociou 80% dos direitos econômicos da atleta por US$ 1,1 milhão mais bonificações. Trata-se da maior venda da história do futebol feminino brasileiro e uma das maiores do mundo na modalidade em todos os tempos.

Amanda foi artilheira do Brasileiro por três anos seguidos (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

“Montamos um projeto maravilhoso para a Guti. Ela chegou, foi artilheira várias vezes de todos os campeonatos, Seleção Brasileira e conquistou títulos. A gente sabe que isso é um ciclo, um ciclo vitorioso, com títulos e de conquistas pessoais. Ninguém fica feliz em perder um atleta desse nível, mas faz parte do ciclo do futebol”, diz o diretor de futebol feminino do clube, Alberto Simão. “Gostaria de fazer um agradecimento especial à presidente Leila Pereira, pois todo o recurso gerado por esta negociação será investido em um centro de excelência para o futebol feminino e em tecnologia para as nossas atletas.”

No Verdão desde 2023, Amanda é a maior artilheira da história do clube, com 68 gols em 92 partidas. Além disso, foi a principal goleadora do Campeonato Brasileiro por três anos seguidos – foram 17 gols em 2025, 16 em 2024 e 13 em 2023.

“Quero agradecer ao Alberto, ao nosso staff, às atletas e ao clube no geral, por todo o apoio que sempre me deu e pelo projeto desenvolvido desde quando cheguei aqui”, declarou a atleta, campeã do Paulista de 2024 com as Palestrinas.

“Obrigada a todos que fizeram parte deste ciclo que vai se encerrar em dezembro e à nossa torcida, por sempre nos apoiar. Levarei o Palmeiras no meu coração”, acrescentou a centroavante.

Pela Seleção Brasileira, a Gutigol foi a artilheira da Copa América de 2025, torneio conquistado pela equipe verde e amarela com vitória sobre a Colômbia na final.

No dia 22 de setembro, a craque ficou em 21º lugar no prêmio Bola de Ouro, um dos mais importantes e tradicionais do futebol mundial – era a única entre as 30 finalistas que não atua nem nos EUA nem na Europa.