Palmeiras fortalece trabalho de formação nos esportes olímpicos
Agência Palmeiras
O Palmeiras implementa a partir do segundo semestre deste ano uma nova filosofia para os esportes olímpicos do clube. Gradualmente, até o início de 2014, os esportes olímpicos e não-profissionais do Verdão terão um trabalho exclusivamente voltado para as categorias de base, escolinhas e formação de atletas – que atenderá, principalmente, aos sócios do clube. O novo modelo já era discutido e planejado desde o início da gestão, mas será implementado a partir de agora.
“Desde o começo do ano havíamos adotado a postura de alinhar o projeto do clube social, priorizando o aproveitamento dos sócios na prática do esporte. O Palmeiras não vai encerrar nenhuma modalidade, vai manter todas que tem hoje, mas como esporte social e voltado à formação. Acabar não existe, passa a ter outro tipo de objetivo”, explicou o diretor executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro.
O trabalho será implementado nos departamentos de atletismo, arco e flecha, futebol de mesa, futsal, ginástica, karatê, hóquei, judô, levantamento de peso, tênis de mesa, vôlei, boxe, taekwondo e aikidô. Os compromissos já assumidos para este ano serão mantidos, e não está descartada a possibilidade de, no futuro, as modalidades retornarem na categoria profissional – com a ajuda de patrocinadores que garantam sempre times competitivos.
“As modalidades que, no futuro, pudermos ter patrocínio, poderão ter algum nível de participação competitiva em campeonatos adultos. Mas precisam alinhar-se aos nossos objetivos, serem competitivas, ter um modelo que represente bem o clube e sigam nossos padrões, como o de aproveitamento da base”, disse Brunoro.
Brunoro estipula o início de 2014 para que o novo projeto de escolinhas e formação na base do clube esteja estruturado e em funcionamento. Em longo prazo, a intenção é que os sócios do Palmeiras sejam favorecidos, com boas estruturas à disposição para a prática dos esportes. As categorias de base serão mantidas até a idade juvenil (cerca de 17 anos, dependendo da modalidade).
“Esse projeto já fazia parte do planejamento para o segundo semestre. Esperamos modalidades de formação estruturadas e implementadas no clube a partir de janeiro de 2014. Será outra dinâmica, com famílias participando do clube diariamente. Queremos que isso se torne uma melhoria ao clube”, completou o diretor executivo.