Palmeiras inicia preparação nesta terça-feira para encarar Fiorentina
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
Após disputar duas partidas fora de casa na última semana – vitória ante o Avaí, pela Copa do Brasil, e revés no dérbi, pelo Campeonato Brasileiro –, a comissão técnica palmeirense concedeu folga ao elenco nesta segunda-feira (28). Na manhã desta terça-feira (29), na Academia de Futebol, o Verdão inicia a preparação para encarar a Fiorentina, da Itália, na próxima quarta-feira (30), em jogo comemorativo do centenário do clube, válido tanto pela Copa EuroAmericana como pela Taça Júlio Botelho, em homenagem ao ex-jogador que atuou nas duas equipes com grande destaque.
Será a primeira vez que um clube brasileiro irá participar da EuroAmericana, que teve sua primeira edição em 2013. O jogo acontecerá às 21h50, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com transmissão dos canais Bandeirantes. Além de Palmeiras e Fiorentina, outras importantes agremiações estão participando do campeonato: Atlético de Madrid e Valência (Espanha), Mônaco (França), Estudiantes (Argentina), Universidad Católica (Chile), Atlético Nacional e Junior de Barranquilla (Colômbia), Alianza Lima e Universitário (Peru), América (México) e San Jose Earthquakes (Estados Unidos).
O esquema de disputa é um dos diferenciais da competição. Os times se enfrentam em um único jogo e, em caso de empate, a decisão irá para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar, e não para o time. Ao final da competição, o título será concedido para o continente que tiver a melhor pontuação. Em 2013, a Europa superou a América por 6 a 2.
Até aqui, nesta edição, América e Europa se enfrentaram cinco vezes – com quatro vitórias do Velho Continente. O Mônaco venceu por 1 a 0 o Junior de Barranquilla e o Atlético Nacional por 4 a 2; a Fiorentina, adversário do Verdão, bateu os argentinos do Estudiantes por 1 a 0; o Atlético de Madrid empatou em 0 a 0 com o San Jose Earthquakes e venceu nos pênaltis, enquanto o Alianza Lima superou o Valência na marca da cal após igualdade em dois tentos no tempo normal e garantiu o único ponto do continente americano.
Com esses resultados, os europeus vencem por 4 a 1. Ainda serão realizados mais quatro partidas: Palmeiras x Fiorentina, Universidad Católica x Valência, América x Atlético de Madrid e Universitário x Fiorentina.