Palmeiras já venceu Ponte Preta 35 vezes na capital paulista; veja números

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O duelo paulista entre Palmeiras e Ponte Preta voltará a acontecer na capital do estado neste domingo (21), às 16h, no Allianz Parque, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016. Ao todo, em partidas disputadas em São Paulo, o Verdão venceu os campineiros 35 vezes, empatou 14 partidas e foi derrotado em apenas oito oportunidades – o Alviverde marcou 112 gols e sofreu 44 tentos. 

Em jogos do Campeonato Brasileiro na cidade – nove ao todo –, o Palmeiras triunfou seis vezes e perdeu três partidas. O primeiro capítulo aconteceu em 1970, dia 26 de setembro, quando o time do Palestra Italia, comandado por Rubens Minelli, goleou os alvinegros por 4 a 0 – gols de Pio (2), Héctor Silva e Edu Bala.

Em 2008, o Verdão sagrou-se campeão paulista após atropelar os rivais de Campinas-SP na grande final – após vitória por 1 a 0 no jogo de ida, fora de casa, o Palmeiras goleou, no Palestra Italia, por 5 a 0 –  tentos anotados por Alex Mineiro (3), Valdivia e Ricardo Conceição (contra).

Curiosamente, a última vitória palmeirense no confronto aconteceu longe do estado de São Paulo. O jogo, realizado dia 05 de julho de 2015, com mando da Ponte Preta, foi disputado na Arena Pantanal, no Mato Grosso. O Alviverde venceu por 2 a 0, com dois gols de Dudu.

Retrospecto geral

Ao todo, as duas equipes já se encontraram 122 vezes, sendo 62 vitórias palmeirenses, 29 empates e 31 triunfos da Ponte Preta. A maior goleada da história do confronto aconteceu em dezembro de 1959, quando o Verdão venceu por 6 a 1, no Palestra Italia.