Palmeiras/Meltex domina partida e vence o Paulistano no retorno do NBB
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
O Palmeiras/Meltex fez um grande jogo neste domingo (5), no retorno do Novo Basquete Brasil 6. Com muita raça, o time superou os desfalques de Tyrone, Marcão e Wesley Sena, bateu o Paulistano por 75 x 68, e voltou a figurar entre os oito primeiros colocados da competição nacional (os 12 primeiros se classificam para os Playoffs).
Com a vitória no Ginásio Palestra Italia, que recebeu grande público na manhã deste domingo (5), o time acumula seis resultados positivos no torneio, sendo quatro sob o comando do técnico Betão, que ainda não sabe o que é perder jogando em casa (três vitórias no ginásio palmeirense e uma fora, contra o Brasília). De quebra, o Palmeiras/Meltex encerrou a série invicta do time adversário, que vinha de seis vitórias consecutivas.
O Palmeiras/Meltex fez um grande primeiro quarto, com início arrasador, e chegou a abrir 14 pontos de vantagem no placar: 16 x 2, com ótimo desempenho do pivô Átila dos Santos, cestinha alviverde com 21 pontos.
O capitão Tiagão, outro destaque da equipe, com 16 pontos, impôs um ritmo forte desde o início da partida e marcou com precisão o eficiente ataque do time do Paulistano, que buscou reagir aos poucos e depois de pegar cinco rebotes seguidos diminuiu o marcador, finalizando o primeiro quarto 11 pontos atrás, 22 x 11.
Sem poder contar com o pivô Wesley Sena, que está em negociações para renovar contrato com o clube alviverde, o técnico Betão ainda promoveu a entrada de mais um jovem jogador: Cadu, que veio do time juvenil.
No segundo quarto, o jogo dos americanos Kenny Dawkins (cestinha do jogo, com 22 pontos) e Holloway funcionou diante da defesa alviverde e o Paulistano fez pontos importantes logo no início.
Átila dos Santos, no entanto, continuava firme no ataque e também nos rebotes (foram oito no total), assim como o americano Wiggins, outro bom valor palmeirense na partida, com oito pontos anotados e seis rebotes defensivos.
O Paulistano venceu o segundo quarto por 21 x 15, mas com muita confiança o Palmeiras/Meltex levou uma vantagem de cinco pontos para o segundo tempo (37 x 32), diferença fundamental para manter o ímpeto do time nos dois quartos decisivos.
No terceiro período, aliás, o Verdão começou com tudo. Os armadores Caleb Brown e Neto não tiveram medo da marcação imposta pelo Paulistano e aterrorizaram o time adversário, com lindas e eficientes jogadas. Neto, aliás, marcou 12 pontos na partida e ultrapassou os 500 na temporada (tem 503 no total), sendo o maior pontuador do time em 2013/2014.
A pontuação foi baixa no terceiro quarto (15 x 11), mas a diferença do Palmeiras/Meltex que era de cinco aumentou para nove pontos, com a torcida presente ao Palestra cantando em alto e bom som, sem deixar de apoiar o time por um minuto sequer.
No último quarto, o Paulistano fez de tudo para surpreender, como fez no último jogo entre as equipes, válido pelo Paulista, quando tirou ampla diferença imposta pelo Palmeiras e virou o jogo no fim. Com muita concentração e atitude, porém, o time do técnico Betão não esmoreceu, manteve-se firme ao objetivo proposto e confirmou sua sexta vitória no NBB 6.
No limite, Tiagão ajudou na defesa, Guto segurou os defensores adversários e Wiggins continuou se movimentando com agilidade. Desta forma, o Verdão venceu por 75 x 68, num retorno muito comemorado por atletas, comissão técnica e torcida.
A volta para a temporada 2014, com vitória logo no primeiro jogo do ano, foi importante, mas o time volta suas atenções para a 14ª rodada do NBB, já que terça-feira (7), novamente no Ginásio Palestra Italia, às 20h, receberá a Liga Sorocabana, em busca de mais uma vitória na competição.