Palmeiras possui o dobro de vitórias sobre a Ponte Preta; veja números

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Classificado como primeiro colocado do grupo C e líder geral do Campeonato Paulista, o Palmeiras visita a Ponte Preta nesta quarta-feira (29), no Moisés Lucarelli, às 21h45, em partida válida pela 12ª e última rodada da primeira fase da competição estadual. Nas quartas de final, o adversário alviverde será o Novorizontino.

Para garantir os três pontos diante dos alvinegros e se isolar ainda mais na ponta da tabela, o Verdão possui o retrospecto de jogos contra a Ponte Preta a seu favor. O Alviverde possui exatamente o dobro de vitórias que a equipe do interior paulista – são 62 triunfos contra 31 igualdades e 31 reveses.

Considerando apenas jogos no Moisés Lucarelli, palco da partida desta quarta-feira (29), o histórico indica equilíbrio. São 23 vitórias para cada lado e 15 empates, totalizando 61 encontros. Pelo Paulistão, os times irão duelar pela 85ª vez (40V, 26E, 18D) e, com isso, a Ponte Preta se tonará a 7ª equipe que mais cruzou o caminho palestrino pela competição estadual, ao lado do Botafogo-SP.

A primeira partida entre os clubes aconteceu em novembro de 1939, quando o Palestra Italia venceu por 5 a 0, em Campinas, com gols de Zalli (2), Echevarrieta (2) e Carnera. A goleada, no entanto, não foi a maior da história do confronto. Em 1959, o Verdão venceria por 6 a1, com tentos anotados por Romeiro (3), Américo Murollo (2) e Julinho.

Já o encontro mais recente aconteceu no início desta temporada, quando, ainda em pré-temporada, as duas equipes disputaram um amistoso no Allianz Parque. O jogo terminou 1 a 1 – gol de Lucas Barrios. Em competições oficiais, a última partida foi em agosto de 2016, pelo Campeonato Brasileiro, quando aconteceu outro empate: 2 a 2, também na arena alviverde. Os marcadores do Verdão na partida foram Rafael Marques e Thiago Martins.