Palmeiras promove oito atletas para o time feminino principal
Departamento de Comunicação
Às vésperas da estreia na temporada de 2021, o Palmeiras promoveu oito atletas do time Sub-18 para o elenco principal feminino, são elas: a goleira Awanny, a zagueira Carol Santos, as laterais Evelin, Manuela e Julinha, as meio-campistas Ana Clara e Thayná e a atacante Giovana.
Na base, as jogadoras disputaram o Brasileiro Sub-18 entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, se destacaram e fizeram história ao avançar pela primeira vez para a segunda fase do campeonato nacional, criado em 2019. Na oportunidade, as Palestrinas acumularam quatro vitórias, dois empates e três derrotas, além de 12 gols marcados e 12 sofridos. As jovens promovidas Carol Santos e Manuela balançaram as redes em duas oportunidades cada, enquanto Giovana e Thayná marcaram uma vez cada.
“O Palmeiras tem a visão de ser de todos e de ser formador. Isso acontece tanto dentro, como fora de campo e no futebol masculino ou feminino. Temos que criar oportunidades para jogadoras jovens, que são as nossas Crias da Academia. Sobre a transição, é fundamental frisar que as jogadoras, antes de chegarem ao Palmeiras, foram avaliadas pelo desempenho mostrado em outras equipes, depois observadas em uma competição de nível nacional com a camisa do nosso clube na sua categoria e faixa etária. As jogadoras que mais se destacaram estão tendo essa oportunidade de serem preparadas e de treinarem com a nossa equipe principal”, explica o técnico Ricardo Belli que, ao lado de sua comissão, também treinou a equipe Sub-18 no Brasileiro.
Para o treinador, as palavras que definem as promoções são processo e calma, já que a ideia é não pular as etapas na formação. “É muito importante que a nossa equipe principal esteja bem para que as atletas evoluam com todo o grupo e que a pressão e cobrança sobre elas seja absorvida em maior parte pelas jogadoras mais velhas, assim, tudo vai acontecendo no seu tempo e elas vão se adaptando com a carga e nível de treinamentos de uma equipe de alto rendimento com o tamanho do Palmeiras”, conclui o treinador.
Além das oito Palestrinas, a meio-campista Dóroty é mais uma jogadora da base que, com apenas 16 anos, está no time principal desde 2019. A atleta já foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 e se recupera de uma lesão no joelho que a tirou da temporada passada. A meia chegou ao Maior Campeão do Brasil após se sagrar campeã da Taça das Favelas pelo Complexo da Casa Verde, em 2019.
O Verdão passou por uma reformulação para disputar a temporada deste ano: além das Crias da Academia promovidas, contratou 11 novas jogadoras e anunciou o retorno da atacante Bia Zaneratto, que teve uma passagem rápida e marcante pela equipe entre os meses de fevereiro e julho de 2020.
As Palestrinas estreiam no dia 18 de abril, às 20h, contra a Ferroviária pelo Campeonato Brasileiro, em local a definir. Clique aqui e confira o calendário completo do futebol feminino alviverde.
Fichas técnicas
Awanny
Nome: Awanny Míria Soares de Sousa
Posição: goleira
Idade: 18 anos (06/01/2003)
Local de Nascimento: Barra D’Alcântara-PI
Clube anterior: Fortaleza-CE
Destaque: Já foi convocada pela Seleção Brasileira nas categorias Sub- 17 e Sub-20
Carol Santos
Nome: Caroline dos Santos
Posição: zagueira
Idade: 18 anos (07/02/2003)
Local de Nascimento: Campo Erê-SC
Clube anterior: Chapecoense-SC
Destaque: campeã do Campeonato Gaúcho de Futebol Sub-15, bicampeã do Catarinense de Futsal Sub-17, campeã do Brasileiro de Futsal Escolar e bronze no Mundial de Futebol Escolar
Evelin
Nome: Evelin Luana Tosetto
Posição: lateral-direita
Idade: 18 anos (12/01/2003)
Local de Nascimento: Coronel Vivida-PR
Clube anterior: Corinthians-SP
Destaque: vice-campeã Paranaense, campeã do Catarinense de Futsal Feminino Sub-15, bronze no Mundial Escolar, na Sérvia, e campeã do Paranaense de Futsal Sub-17
Julinha
Nome: Julia Caroline Buratti dos Santos
Posição: lateral-esquerda
Idade: 16 anos (01/02/2005)
Local de Nascimento: Marmeleiro-PR
Clube anterior: Chapecoense-SC
Destaque: Já foi convocada pela Seleção Brasileira Sub- 17
Manuela
Nome: Manuela Correa de Sousa
Posição: lateral-esquerda
Idade: 18 anos (22/06/2002)
Local de Nascimento: São Luís-MA
Clube anterior: Fortaleza-CE
Destaque: campeã do Metropolitano de Futsal e vice-campeã da Copa Cidade Verde Piauiense Sub-17 (eleita a melhor jogadora da competição)
Ana Clara
Nome: Ana Clara da Silva Alves
Posição: meio-campista
Idade: 16 anos (14/12/2004)
Local de Nascimento: Caetanópolis-MG
Clube anterior: Futgol-MG
Thayná
Nome: Thayná Camilly de Souza Teixeira
Posição: meio-campista
Idade: 18 anos (11/02/2003)
Local de Nascimento: Belo Horizonte-MG
Clube anterior: Futgol-MG
Giovana
Nome: Giovana Fernanda Soares dos Santos
Posição: atacante
Idade: 18 anos (17/05/2002)
Local de Nascimento: Arapongas-PR
Clube anterior: Chapecoense-SC
Destaque: campeã do Campeonato Catarinense Sub-17 e campeã do Catarinense Sub-17 de Futsal