Palmeiras reformula e integra áreas do departamento médico na base

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O departamento médico do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras passa por grande reformulação antes do início da próxima temporada e da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o objetivo de integrar as principais áreas da medicina, psicologia e nutrição à disposição dos atletas, além de oferecer um melhor tratamento aos atletas das categorias de base do Verdão, foi criado o novo Care Club do Palmeiras na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP). 

O novo departamento médico será chefiado pelo Dr. Gustavo Magliocca, que leva ao Verdão a experiência adquirida em outros clubes brasileiros e agremiações tradicionais nos esportes olímpicos. Além dele, que exercerá a função de coordenador de interdisciplinaridade, devem integrar o Care Club mais três médicos, um gerente de retaguarda ortopédica, quatro fisioterapeutas, um psicólogo, uma nutricionista e um fisiologista exclusivos da base alviverde.

"O departamento será terceirizado e se tornará um centro integrado. Lidamos na base com os sonhos dos atletas, mas antes disso lidamos com seres humanos. Temos de dar um tratamento adequado para atletas em recuperação, até para que se recuperem mais rápido. O futebol depende muito disso, e esperamos que dê resultado. Nossa maior intenção é dar excelência para o departamento", disse o coordenador geral da base do Palmeiras, Erasmo Damiani.

O fisiologista Alessandro Fromer, ex-Seleção Brasileira Sub-20, também fará parte do Care Club ao lado do Dr. Magliocca, e o trabalho deve ser feito de forma totalmente integrada ao futebol profissional. Além da evolução na questão técnica, as mudanças no departamento médico das categorias de base também devem gerar uma economia de gastos ao Palmeiras.

"A palavra chave é integração. Iniciamos o projeto do centro integrado focado no desenvolvimento e detecção de talentos. As áreas de medicina, fisioterapia, fisiologia, nutrição e psicologia do esporte se juntam e entram no dia a dia do clube para usar a ciência de cada uma em prol do aperfeiçoamento e evolução dos jogadores. É uma proposta de integração estrutural e conceitual, para o Palmeiras sair beneficiado na realização de sonhos dos atletas. Meu papel de coordenador é fazer com que o departamento se converse", disse Magliocca.