Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta terça-feira (25), na Academia de Futebol, após a vitória por 2 a 1 no clássico contra o Santos, no último domingo (23), no Morumbi, pelo Brasileirão. O time acumula nove jogos de invencibilidade, a maior sequência desde o início desta temporada.

Os titulares do último confronto realizaram atividades regenerativas nas instalações do Núcleo de Saúde e Performance. Na sequência, complementaram o trabalho com uma corrida em torno do gramado. Os demais atletas realizaram um treino técnico no campo – incluindo Bruno Henrique, titular no clássico, e Willian, Ramires e Scarpa, que entraram no decorrer da partida.

O jogador Bruno Henrique durante treinamento na Academia de Futebol (Cesar Greco/Palmeiras)

Após um aquecimento com bola, o grupo realizou um treino de finalizações orientado pelo auxiliar técnico Maurício Copertino. Na sequência, com os jogadores divididos em dois times de cinco cada e mais um coringa, fizeram um treino de enfrentamento em campo reduzido com no máximo dois toques na bola.

O lateral-esquerdo Matías Viña participou do aquecimento e depois fez uma atividade em separado com o preparador físico Thiago Maldonado. Também em transição, o atacante Gabriel Veron permaneceu na parte interna do centro de excelência. Felipe Melo deu sequência ao cronograma de recuperação na fisioterapia do Núcleo de Saúde e Performance.

Matías Viña fez atividades em separado com o preparador físico (Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras volta a campo somente no sábado (29), às 19h, contra o Bahia, no estádio de Pituaçu, em Salvador-BA. O fisiologista Vinicius Ponzio detalha de que forma o clube deve aproveitar a semana livre para recuperar o desgaste das últimas semanas e preparar os atletas para a maratona de jogos dos próximos meses.

“É uma semana que procuraremos fazer a recuperação do que foi gerado de stress e dano muscular nas últimas semanas. Utilizando toda a estrutura que temos aqui para otimizar a recuperação, desde a nutrição aos processos internos. O controle de carga será fundamental para equilibramos bem e retomarmos essa sequência de jogos e demanda que teremos nas próximas semanas”, disse Vinicius.

Através dos dados coletados em tempo real do GPS e da nova tecnologia de monitoramento cardíaco adquirida pelo clube, os fisiologistas atuam em parceria com a comissão técnica para preparar um cronograma individualizado de trabalho para cada jogador.

“Os próprios atletas têm essa consciência. Quando terminam os treinos e jogos eles nos procuram para saber o quanto eles percorreram em alta intensidade, a distância total, até para fazermos as manipulações durante a semana. Para nós é bacana esse interesse, valoriza e ajuda o nosso trabalho”, completou o fisiologista do clube.