Departamento de Comunicação
O Palmeiras se reapresentou na manhã desta sexta-feira (30), na Academia de Futebol, após ter vencido o Atlético-MG por 1 a 0 na quarta (28) e folgado na quinta (29). As novidades foram os retornos do goleiro Weverton e do zagueiro Gustavo Gómez, que estavam com as seleções do Brasil e do Paraguai, respectivamente, para a disputa de amistosos.
Os titulares no jogo do Mineirão (que manteve a invencibilidade do Verdão como visitante no Brasileiro e garantiu à equipe a maior sequência sem derrotas fora de casa na história dos pontos corridos – 16 jogos) fizeram atividades regenerativas no centro de excelência. O restante, com a presença de jovens do grupo de apoio e outros atletas do Sub-20, foi a campo e participou de um coletivo de 11 contra 11. A comissão técnica de Abel Ferreira cobrou intensidade durante todo o trabalho.
Um dos destaques da vitória diante do Galo, o lateral-esquerdo Piquerez comentou sobre a fase do Alviverde, invicto há 13 jogos no Brasileiro e líder há 19 rodadas. “Sem dúvida, foi um triunfo muito importante, principalmente pelo momento do campeonato e por ter se tratado de um rival direto. Tínhamos muitos desfalques, mas, como a gente fala, temos uma equipe muito competitiva. Jogue quem jogar, conseguimos desempenhar bem. Foi isso o que demonstramos contra o Atlético-MG e, graças a Deus, conseguimos sair com a vitória”, afirmou o atleta, que soma 61 partidas e uma bola na rede pelo clube (na atual temporada, são 43 embates e o gol).
Contra o Botafogo, na próxima segunda-feira (03), no Rio de Janeiro (RJ), Piquerez pode alcançar Matías Viña no top 5 de uruguaios com mais vitórias pelo Maior Campeão do Brasil – soma 37 triunfos contra 38 do compatriota, mas com menos jogos: 61 ante 70 do campeão da Libertadores de 2020. Completam a lista Ventura Cambon, com 40 vitórias, Héctor Silva, com 47, Diogo, com 62 e Villadoniga, com 85.
“O Botafogo vem melhorando no campeonato, ganhou o último jogo e vai jogar em casa. Mas estamos preparados, recuperando bem, trabalhando bem. Temos que nos preparar para brigar pela vitória e continuar na luta do Brasileiro”, disse o lateral, antes de falar a respeito de sua evolução no futebol brasileiro. “Já faz um ano e alguns meses que estou aqui. Cada treinador tem sua forma de jogo, seu sistema. O jogador tem que se adaptar o mais rapidamente possível para ajudar. No Uruguai, eu jogava de outra forma. No Palmeiras é diferente. Mas estou adaptado, no ritmo com a equipe e acredito que tenho feito as coisas bem”, concluiu o campeão da Libertadores de 2021, da Recopa Sul-Americana de 2022 e do Paulista de 2022.
O elenco alviverde volta a treinar neste sábado (01), às 11h. No primeiro turno, no dia 9 de junho, no Allianz Parque, o Verdão venceu o rival carioca por 4 a 0, com dois gols de Rony, um de Gustavo Scarpa e um de Wesley.
Em aproveitamento de pontos como visitante, o Palmeiras de 2022 registra o melhor desempenho da história do Brasileiro com o atual formato (pontos corridos com 20 times, desde 2006): 71,4%, seguido por Fluminense de 2012 (68,4%), Flamengo de 2019 (64,9%), São Paulo de 2007 (61,4%) e Palmeiras de 2016 (59,6%).