Departamento de Comunicação

O Palmeiras visitou a equipe do Flamengo no Maracanã na tarde deste domingo (30), pela rodada de estreia do Campeonato Brasileiro 2021. Os times iam empatando sem gols até os 29 minutos do segundo tempo, quando o atacante rubro-negro Pedro inaugurou o marcador após receber passe de Bruno Henrique.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Este foi o primeiro revés do Verdão em estreias de Campeonato Brasileiro nas últimas 11 edições: havia acumulado, desde 2009, sete vitórias e quatro empates no período, além de 23 gols marcados e apenas sete sofridos. A série havia sido iniciada em partida frente o Coritiba, triunfo por 2 a 1, no Estádio Palestra Italia. Já a última derrota antes da sofrida na tarde deste domingo havia acontecido na estreia da edição de 2008, contra o mesmo Coritiba, por 2 a 0, no Couto Pereira.

Apesar do resultado negativo sofrido, o Palmeiras vem de bons números: venceu oito das últimas 12 partidas disputadas nesta temporada, sendo seis como visitante. O Verdão venceu Santo André (fora de casa, pelo Paulista), Defensa y Justicia-ARG (fora de casa, pela Libertadores), Santos (em casa, pelo Paulista), Ponte Preta (fora de casa, pelo Paulista), Independiente del Valle-EQU (fora de casa, pela Libertadores), Red Bull Bragantino (fora de casa, pelo Paulista), Corinthians (fora de casa, pelo Paulista) e Universitario-PER (em casa, pela Libertadores). Além dos triunfos, empatou com o São Paulo (em casa, pelo Paulista) e perdeu para o Defensa y Justicia-ARG (em casa, pela Libertadores), o São Paulo (fora de casa, pelo Paulista) e agora Flamengo (fora de casa, pelo Brasileiro).

No retrospecto geral diante do adversário da vez, o Alviverde leva vantagem no retrospecto. São 46 triunfos palmeirenses contra 41 do Flamengo em 120 confrontos – outras 33 partidas terminaram empatadas. O saldo de gols também é favorável ao Verdão, que balançou as redes 196 vezes contra 175 do Rubro-Negro.

O jogo da tarde deste domingo marcou o aniversário de exatos quatro meses da conquista da Libertadores da América, diante do Santos, curiosamente no mesmo Maracanã em que enfrentou o Flamengo nesta rodada inaugural do Brasileirão.

Clube com mais títulos nacionais em toda a história (15), o Palmeiras é também o que mais vezes venceu o Campeonato Brasileiro (10), além de somar quatro Copas do Brasil e uma Copa dos Campeões, e volta a perseguir o seu undeca campeonato na próxima quinta-feira (03), às 21h30 de Brasília, contra o CRB-AL, no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL.