Palmeiras teve representantes nos cinco títulos mundiais da Seleção
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
#PatriaAmadaPalmeiras
A conquista de uma Copa do Mundo é o momento máximo na carreira de qualquer jogador. Para os clubes de futebol, participar do Mundial sendo representados por seus atletas também é uma grande vitória. O Palmeiras, que tradicionalmente ajuda seus jogadores a chegarem aos respectivos times nacionais, teve essa honraria nos cinco títulos da Seleção Brasileira – 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 – e, ao lado do São Paulo, faz parte da seleta lista de equipes que atingiram tal feito.
Na primeira Copa do Mundo vencida pela Seleção, em 1958, o representante palmeirense era Mazzola – que, no Mundial seguinte, defendeu o selecionado italiano. Já em 1962, o Verdão foi representado por três jogadores: Djalma Santos, Vavá e Zequinha.
No ano do tri, 1970, o Palmeiras levou à Seleção Brasileira o goleiro Leão e o zagueiro Baldochi. O arqueiro, inclusive, disputou as três Copas seguintes – 1974, 1978 e 1982 –, mas não levou a taça para casa nas outras oportunidades.
O Brasil voltaria a ser campeão do mundo apenas 24 anos depois, em 1994, no Mundial disputado nos Estados Unidos. Com Zinho e Mazinho no time convocado por Carlos Alberto Parreira, a Seleção foi tetracampeã – na mesma edição, o volante Rincón defendeu a Colômbia.
Na última conquista brasileira, em 2002, o representante do Verdão era o goleiro Marcos, um dos pilares do time comandado por Luiz Felipe Scolari. Naquele elenco, 12 dos 23 jogadores já haviam vestido o manto palestrino ou passariam nos anos seguintes pelo Palestra Italia.
Apesar de não ter nenhum jogador do Palmeiras na Seleção Brasileira da Copa do Mundo 2014, o Alviverde será representado de outras maneiras. O próprio Felipão, treinador do penta brasileiro, conquistou seu último título em um clube defendendo o manto palestrino – a Copa do Brasil 2012 –, assim como boa parte de sua comissão técnica, além de ser o comandante da conquista da Copa Libertadores 1999.
Entre os jogadores, o zagueiro Henrique faturou o Campeonato Paulista 2008, a Copa do Brasil 2012 e o Campeonato Brasileiro Série B 2013 defendendo o Palmeiras. Na torcida dentro de campo, o atacante Hulk é assumidamente torcedor do Verdão.