Departamento de Comunicação

O Palmeiras começou na manhã desta segunda-feira (04), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Cruzeiro, na quarta (06), às 21h30, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Na tarde de domingo (03), a equipe derrotou o Fluminense por 1 a 0, com gol de Breno Lopes, no Allianz Parque, e se manteve como líder da competição nacional.

Os titulares da última partida fizeram recovery na parte interna do centro de excelência. O restante foi a campo e realizou atividades técnicas – primeiro, só os atletas de linha com ênfases em posse de bola e marcação; depois, com a presença todos, incluindo os goleiros, também em dimensões reduzidas. O meio-campista Luis Guilherme trabalhou em tempo integral. Gabriel Menino fez uma movimentação no gramado, mas segue em tratamento, enquanto Dudu e Rony cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.

O goleiro Weverton, que alcançou o seu próprio recorde de goleiro palestrino com mais jogos sem sofrer gols em uma mesma temporada neste século (35, ao lado de 2020), falou sobre o atual momento do clube. “O sentimento é de alegria. Sempre que se vence, é uma missão cumprida, o prêmio do nosso esforço em campo. Era um adversário difícil, que gosta muito de ter a bola e sempre causa incômodo em quem tem a bola, traz perigo. Nossa equipe soube jogar o jogo, fez o que era para fazer, marcou bem. Quando tivemos chance, fizemos o gol e estamos muito felizes com a vitória, muito importante para nós. Agora é ter tranquilidade, mas saber que falta o último jogo. É se preparar bem, ir para Belo Horizonte fazer um grande jogo e buscar o nosso objetivo, que é a vitória. Estamos felizes, mas já trabalhando de novo para que quarta-feira as coisas possam correr bem”, explicou o camisa 21.

O goleiro Weverton (à direita) falou sobre mais um recorde alcançado com a camisa do Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Desde 2018 no Palestra Italia, Weverton soma 334 jogos (um a mais do que Sérgio, bicampeão brasileiro em 1993 e 1994). Em 2023, contabilizou 67 e protagonizou uma defesa de pênalti importante contra o Botafogo, quando o placar apontava 3 a 1 para o rival. O goleiro relembrou o feito, que contribuiu sobremaneira para o triunfo de virada por 4 a 3 e recolocou o Verdão na briga pelo título.

“Este campeonato está tão maluco, foi tão intenso e diferente dos outros, que, às vezes, nem paramos para pensar. Depois daquele dia, o campeonato embaralhou muito, nos aproximamos muito do Botafogo na liderança, os outros times também se aproximaram. Era um pênalti em um momento decisivo do jogo. Se faz o 4 a 1, dificilmente conseguiríamos ter uma reação dali para a frente. Consegui ser feliz no pênalti, fazer a defesa, e meus amigos também conseguiram pôr intensidade no jogo até o último lance e fazer o gol da virada. Fiquei pensando depois que, se tivesse defendido o pênalti e nós perdido o jogo, não ia adiantar de muita coisa, mas, como fizemos uma virada daquela, acabou sendo muito importante. Fiquei feliz em ajudar, foi um momento crucial do campeonato. Só vamos ter noção de todas as coisas, não só do pênalti, mas de tudo que estamos construindo de fato, mais para a frente. Estamos aí competindo toda quarta e domingo e não dá para celebrarmos muita coisa. O que dá para saber é que estamos muito felizes por tudo que estamos vivendo aqui dentro. O maior legado desta equipe é o trabalho, a renúncia, o sacrifício, cada um vir aqui e dar o melhor todos os dias. De tudo que podemos deixar, a característica dessa equipe é essa”, disse.

Atual campeão, o Palmeiras é o primeiro colocado com 69 pontos, três a mais que Atlético-MG e Flamengo. No primeiro turno, no dia 14 de agosto, no Allianz Parque, o Alviverde venceu o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Flaco López. O elenco treina nesta terça (05), às 10h, e embarca para a capital mineira em seguida.

Os jogadores Kevin e Luis Guilherme (à direita) durante treino na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)