Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Fortaleza na noite deste domingo (14) pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Com gols no primeiro tempo, de Gustavo Scarpa, aos 19 minutos, de falta, de Lucas Lima, aos 25, após jogada trabalhada e assistência de Marcos Rocha, e de Breno Lopes, aos 37, com uma pancada de fora de área, o Palmeiras saiu vitorioso e somou mais três pontos.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com este resultado, o Verdão defendeu invencibilidade de agora dez jogos no Campeonato Brasileiro em sua casa, totalizando seis vitórias (Atlético-MG, 3 a 0, Fluminense, 2 a 0, Athletico-PR, 3 a 0, Bahia 3 a 0, RB Bragantino, 1 a 0, e Corinthians, 4 a 0) e quatro igualdades (contra o Grêmio, Vasco e Botafogo, todos por 1 a 1).

Sexto colocado na tabela ao final de seu jogo, com 56 pontos em 34 jogos, tem duas rodadas a menos do que seus demais oponentes, exceto São Paulo e Coritiba, clubes em comparação com os quais possui um único jogo de diferença na tabela do Nacional; isso porque o Verdão esteve impossibilitado de atuar pelos jogos da 34ª rodada, contra o São Paulo, no Morumbi, e da 35ª rodada, contra o Coritiba, no Couto Pereira, devido ao fato de ter ido ao Catar (em Doha), onde permaneceu durante a última semana para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020.

À frente do Alviverde na tabela, aparecem o Fluminense (quinto, com 57 pontos em 35 duelos), o São Paulo (quarto colocado, com 59 pontos em 34 partidas), o Atlético-MG (terceiro, com 62 pontos em 36 prélios), o Flamengo (vice-líder, com 68 jogos em 36 compromissos) e o Internacional (líder, com 69 pontos em 36 embates). O Grêmio (sétimo colocado, com 56 pontos em 35 jogos) entra em campo nos próximos minutos para enfrentar o São Paulo, na Arena Grêmio.

Fato que chamou a atenção foi o primeiro gol do Verdão, de Gustavo Scarpa, de falta, próximo à meia lua, que acertou o gol de Felipe Alves, que nem se mexeu. Há muito tempo, o Palmeiras não fazia um gol de falta: o último havia sido com o ex-camisa 10 do time Moisés, em 22/05/2019, diante do Sampaio Corrêa-MA, na vitória do Palmeiras por 1 a 0 na casa do adversário pela Copa do Brasil.

Já Lucas Lima, com o gol, fez o seu terceiro tento na temporada. O primeiro foi na competição amistosa da Florida Cup contra o New York City-EUA; depois, voltou a balançar as redes em 22 de janeiro de 2020, na estreia do Palmeiras no Campeonato Paulista, na vitória por 4 a 0 sobre o Ituano.

Breno Lopes, por sua vez, deu sequência à ótima fase. É o atleta do time palmeirense com a maior sequência atual de jogos no Brasileirão: são 13 jogos seguidos, sendo que, dos últimos 15, atuou em 14 (só não jogou a 22ª rodada porque estava com Covid, após estrear na 21ª). O fato é incomum, pois, muitos atletas não conseguem atingir tal série de jogos em meio a um campeonato tão disputado quanto o Brasileiro pelo fato do cumprimento das suspensões automáticas ou até mesmo eventuais lesões e suspensões por cartão vermelho, STJD ou ainda atletas que são preservados para jogos em outras competições.

Esse foi o terceiro gol de Breno Lopes pelo Palmeiras: o primeiro foi contra o Vasco, em 26/01, pelo Brasileiro; o segundo, foi justamente o gol do título da Libertadores, no dia 30/01; e por último chegou ao gol diante do Fortaleza. Os gols, aliás, têm sido frequentes desde que o jogador “desencantou”, pois, o camisa 39 (usa a 19 na Libertadores), antes de marcar a primeira vez, apenas havia chegado perto do gol algumas vezes, mas sempre esbarrava na falta de sorte: diante do Corinthians, na goleada por 4 a 0 no último dia 18, chegou a balançar as redes, fazendo um belo gol, mas estava impedido (seria o quinto do Verdão no clássico). Antes, logo em um de seus primeiros jogos pelo clube palmeirense, diante do Sport, em 09/01, e depois repetiu o feito sobre o Grêmio, em 15/01, o jogador chegou a carimbar a trave! Também quase marcou contra o Bahia, em 12/12.

Destaque individual também para Marcos Rocha, que com o passe a gol de hoje, para Lucas Lima, chegou a 21 assistências desde que veio para o Verdão, em 2018 e, com este número, atualmente, passa a dividir a vice-liderança geral do elenco atual no quesito garçom, ao lado de Lucas Lima – ambos atrás só de Willian Bigode, com 22. No atual elenco, Marcos Rocha é, isoladamente, o maior garçom do Verdão no Allianz Parque: são 13 assistências com esta, atrás só de Dudu, com 35 assistências.

Willian Bigode e Weverton, aliás, são os mais assíduos do time na temporada: ambos atuaram em 66 dos 73 jogos possíveis do Palmeiras até aqui. Weverton, inclusive, garantiu que o time permanecesse sem tomar gol durante a partida e, com isso, chegou a 33 jogos sem sofrer gols – o que é um recorde neste século em uma única temporada. Com um total de, agora, 81 duelos sem levar gols desde que chegou ao Verdão, ele fica na terceira posição do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado neste século, atrás apenas de Marcos (107) e Fernando Prass (101).

Coletivamente, a estatística positiva fica por conta da defesa e do ataque. Na defesa, o fato de não ter sofrido gol manteve o Palmeiras com a melhor defesa entre todos os times na temporada. No geral da temporada, a média de 0,7 gol sofrido por partida de campeonato (50 gols em 71 jogos, sem contar torneios amistosos) coloca o Verdão na primeira posição entre os clubes com menor índice de gols sofridos no ano, superando o Internacional, com 0,83 (54 gols em 65 jogos).

E no ataque, o Palmeiras, que marcou três vezes, segue sendo dono do melhor ataque mandante dentre todos os clubes na temporada: com 73 gols em 36 jogos em sua casa, por qualquer competição nos jogos válidos pelos torneios vigentes de 2020, o Palmeiras possui o melhor ataque como mandante entre todos os clubes da elite do futebol brasileiro na temporada. Em seguida, aparecem o Flamengo, com 64 gols em 32 jogos, e o Grêmio, com 63 gols em 34 jogos. No geral, contabilizando todos os jogos oficiais como mandante e visitante, o Verdão registra a segunda melhor marca, com 115 gols em 71 jogos oficiais, atrás apenas do Flamengo, que tem 126 gols em 67 jogos. O terceiro colocado do ranking é o São Paulo, com 103 gols em 60 jogos.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, 36’/2ºT), Kuscevic, Gustavo Gómez e Renan; Danilo (Felipe Melo, 36’/2ºT) e Gabriel Menino; Lucas Esteves (Patrick de Paula, 26’/2ºT), Lucas Lima (Raphael Veiga, 26/2ºT) e Gustavo Scarpa; Breno Lopes (Willian, 13’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Gustavo Scarpa, aos 19′ do 1ºT (1-0); Lucas Lima, aos 25′ do 1ºT (2-0); e Breno Lopes, aos 38’ do 1ºT (3-0).