Palmeiras vence o Figueirense pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-20

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Palmeiras buscou, mas não conseguiu reverter resultado contra o FigueirenseA equipe Sub-20 do Palmeiras venceu o Figueirense, por 3 a 2, nesta quarta-feira (30), pelo segundo jogo da primeira fase da Copa do Brasil da categoria, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). Com amplo domínio da partida e toque de bola envolvente, o Verdão mostrou bom futebol e esteve perto de levar a decisão para os pênaltis – e até de reverter a vantagem de três gols aberta pelo rival em Florianópolis, na última semana -, mas deixou a competição.

O elenco Sub-20 do clube tem sido reformulado desde o último mês – assim, novos atletas têm chegado e jogadores mais jovens têm recebido chances no time comandado pelo técnico João Burse, contratado do Vitória em setembro. Os gols da equipe na vitória desta quarta foram marcados por Felipe, Matheus Sales e Juninho, que chegaram a abrir 3 a 0 para o Verdão no primeiro tempo. Nas duas únicas boas chegadas ao ataque, o rival descontou na segunda etapa.

O Verdão segue na disputa do Campeonato Paulista Sub-20, competição na qual se classificou antecipadamente para as oitavas de final. A equipe manda o último jogo da primeira fase do estadual neste sábado (3), às 15h, contra o São José EC, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP) – entrada gratuita para a torcida. O time é o atual quarto colocado do Grupo 3, mas ainda pode terminar até na segunda colocação da chave em caso de vitória.

O jogo

O Palmeiras precisava do resultado para seguir na competição, mas não se lançou de qualquer forma ao ataque. De maneira organizada, o time trabalhava a bola e avançava em direção ao gol do Figueirense. Tocando de pé em pé, aos poucos, as chances começaram a surgir. Aos sete minutos, o zagueiro Augusto teve a primeira em cabeceio após cobrança de escanteio.

Com domínio do jogo, o Verdão seguia pressionando e criando oportunidades. Aos 16, foi a vez de Kaue finalizar à esquerda invadindo a área, completando a enfiada de bola de Juninho. Com naturalidade, o primeiro gol saiu aos 26 minutos: depois de cruzamento de Taylor na área, Felipe dominou, protegeu a bola da marcação e bateu cruzado para o fundo da rede.

Ainda no primeiro tempo, Matheus Sales ampliou e deu mais uma injeção de ânimo nos atletas em busca da classificação às oitavas. O volante recebeu de Felipe na entrada da área, aos 37 minutos, e bateu colocado no canto. Aos 45, Juninho foi derrubado na área e a juíza marcou pênalti. O próprio meia cobrou e o Verdão abriu os 3 a 0 necessários para, ao menos, levar a decisão aos pênaltis.

O time seguiu martelando e pressionando a saída de bola no segundo tempo, em busca do quarto gol que daria a classificação direta. Logo aos cinco minutos, Kaue teve grande chance na pequena área e o goleiro do Figueirense fez a defesa, mandando para escanteio. O Figueirense, no entanto, conseguiu o gol com Matheus Fogaça em bola cruzada na área, aos 15 minutos.

Com isso, pela regra do gol qualificado fora de casa, o Palmeiras passou a precisar de mais dois para ficar com a vaga. Depois de Daniel fazer uma grande defesa e salvar a equipe, Felipe teve outra grande chance de chute na pequena área e o goleiro rival agarrou. Em chute de longe, no entanto, Matheus marcou o segundo gol do Figueirense, aos 35 minutos, dando números finais ao placar.

Palmeiras Sub-20: Daniel Fuzato; Taylor (Luan), Gabriel Almeida, Augusto e Marthã; Clebson, Matheus Sales (Luiz Felipe), Joazi (Bruno Garcia) e Juninho; Kaue e Felipe. Técnico: João Burse.