Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras bateu o Sport pelo placar de 5 a 2 na tarde desta segunda-feira (06), no estádio do Arruda, em Recife-PE, pelo duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil da categoria. Os tentos foram marcados por Luis Guilherme, Arthur, Endrick (duas vezes) e Riquelme Fillipi.

O duelo estava marcado para acontecer na última quinta-feira (02), na Ilha do Retiro, mas passou por mudanças de data e local por conta das fortes chuvas em Recife. Vale lembrar que o vencedor deste confronto encara Bahia ou Vasco na final do torneio.

A partida de volta está marcada para a próxima sexta-feira (10) (Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)

Com 100% de aproveitamento na competição, o Verdão chegou ao sexto triunfo, com 34 tentos marcados e cinco sofridos. Na temporada, o Sub-17 alcançou 13 vitórias em 13 jogos, além de 66 gols marcados e nove sofridos.

A partida de volta está marcada para a próxima sexta-feira (10), às 19h, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo pelo SporTV. O Alviverde pode perder por até dois gols de diferença para ficar com a vaga na decisão.

Regulamento

A Copa do Brasil Sub-17 de 2022 teve início com 32 times, sendo 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2021.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

A partida

O embate começou agitado e, na primeira descida do Verdão ao ataque, aos três minutos, Luis Guilherme foi derrubado com falta dentro da pequena área: pênalti. O camisa 7 chamou a responsabilidade, foi para a batida e finalizou no canto esquerdo do goleiro para inaugurar o placar do Arruda.

No entanto, em dois lances de desatenção da defesa alviverde, o Sport chegou à virada com Vitor Neves, aos nove, e Riquelmy, aos 16. O Palmeiras não se abateu com o revés momentâneo e, com intensidade, foi buscar o empate: aos 26, Endrick ajeitou para Riquelme Fillipi, que tocou para Arthur passar em velocidade nas costas da defesa do Sport e tocar na saída de Aranha para deixar tudo igual em Recife.

Após o empate, as Crias da Academia mudaram o panorama do jogo e a virada veio aos 35 minutos: Gilberto cruzou pelo lado direito, e Endrick subiu de cabeça para deixar o Verdão na frente mais uma vez. Já aos 43, Thalys apareceu com liberdade e finalizou em cima de Aranha, que rebateu para a área e viu Endrick, novamente de cabeça, tocar por cima e marcar o quarto tento alviverde no jogo – seu segundo na partida.

Logo no retorno para o segundo tempo, aos quatro minutos, Riquelme Fillipe foi derrubado pelo goleiro dentro da pequena área, e o juiz marcou pênalti para o Verdão. O camisa 17 foi para a bola e converteu, marcando o quinto gol palestrino da partida.

Durante a etapa final, o Alviverde controlou a posse de bola e impôs seu estilo de jogo, não dando chances aos donos da casa. Aos 11, Gilberto deixou a marcação para trás e finalizou, mas Aranha espalmou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Fellipe Jack subiu mais que todo mundo e conseguiu finalizar o lance, mas o cabeceio foi para fora.

O Sport pouco passou do meio de campo, e o Verdão levava perigo principalmente pelas pontas do campo. Aos 43 minutos, foi a vez de Kauan Vítor ser derrubado de forma faltosa na área: pênalti para o Palmeiras e cartão vermelho para Vitor Neves. Na cobrança, Estêvão foi para a bola, mas acertou o travessão e, por pouco, não ampliou o marcador.

Palmeiras Sub-17: Cesar; Gilberto, Fellipe Jack, Gabriel Vareta e Arthur; Vitor André, Figueiredo e Thalys (Uberaba); Luis Guilherme (Kauan Vítor), Riquelme Fillipi (Estêvão) e Endrick (Luighi). Técnico: Rafael Paiva

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17:

Semifinais

06/06: Sport 2 x 5 Palmeiras – Arruda
Gols: Luis Guilherme, Arthur, Endrick (2) e Riquelme Fillipi

10/06 – 19h: Palmeiras x Sport – Arena Barueri
Transmissão: SporTV

Quartas de final

18/05: Atlético-MG 0 x 5 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Endrick, Luis Guilherme (2), Thalys e Estêvão

24/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG – Arena Barueri
Gols: Endrick, Thalys e Estêvão

Oitavas de final

04/05: Palmeiras 7 x 0 Remo – Academia de Futebol 2
Gols: Figueiredo, Thalys (3), Lucas Aguiar (2) e Estêvão

11/05: Remo 1 x 4 Palmeiras – Baenão
Gols: Fellipe Jack, Estêvão (2) e Luighi

Primeira fase

27/04: Palmeiras 10 x 1 Sant German-RO – Academia de Futebol 2
Gols: Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar