Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O gramado molhado dificultou a criação de jogadas no primeiro tempoEm sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, o Sub-20 do Palmeiras superou o União Rondonópolis-MT por 3 a 1, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, na noite desta quinta-feira (02). Apesar de sair atrás no marcador, o Verdão teve um início de segundo tempo eletrizante e virou o duelo em cinco minutos: o capitão Henri empatou e Danilo marcou um golaço para deixar o Alviverde em vantagem. Aos 36, Gabriel Silva bateu pênalti para fechar o placar.

O Palmeiras está no Grupo 17, ao lado de União Rondonópolis-MT, Petrolina-PE e Ferroviária-SP. O time de Wesley Carvalho ocupa o segundo lugar da chave com os mesmos três pontos da líder Ferroviária, que leva a melhor no saldo de gols. Na segunda rodada, o adversário alviverde será o Petrolina-PE. As duas equipes se enfrentam no domingo (05), às 16h, na Arena Fonte Luminosa.

Esta é a quarta vez em que o time palestrino tem Araraquara como sede na primeira fase — a cidade também recebeu o Palmeiras em 2009, 2012 e 2017. O Verdão busca o título inédito do torneio e foi vice-campeão nas edições de 1970 e 2003.

O jogo

Em um gramado encharcado pela forte chuva que caiu em Araraquara-SP durante a noite, Palmeiras e União Rondonópolis-MT iniciaram a partida com dificuldades na criação de jogadas ofensivas. O Verdão teve mais chances balançar as redes nos primeiros minutos, mas foi a equipe mato-grossense que abriu o placar. Aos dez minutos, Pablo marcou para os adversários após cobrança de escanteio. (Palmeiras 0 x 1 União Rondonópolis-MT)

Depois do gol, o time de Wesley Carvalho pressionou o União no ataque e quase conseguiu empatar o jogo diversas vezes. Marcelinho, Guilherme Vieira e Gabriel Silva tiveram boas oportunidades de furar o bloqueio rival.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O primeiro tempo terminou com pressão palestrina

O Palmeiras voltou para a segunda etapa com Lucas Cordeiro no lugar de Guilherme Vieira, Ramon na vaga de Garcia e Patrick de Lucca no posto de Miqueias. As mudanças logo deram resultado e o início de segundo tempo alviverde foi elétrico. Em jogada com direito a chapéu no goleiro Evandro, Gabriel Silva quase marcou um belo gol logo aos dois minutos de bola rolando.

A zaga mandou para escanteio e, na cobrança, Nogueira acertou um cruzamento certeiro para Henri. O capitão palmeirense subiu bem, cabeceou para o chão e deixou tudo igual no placar (Palmeiras 1 x 1 União Rondonópolis-MT). Poucos minutos depois, em cobrança de falta perto da marca de escanteio pela esquerda, Danilo chutou direto, sem chances para o goleiro Evandro, e marcou um golaço na Arena Fonte Luminosa. (Palmeiras 2 x 1 União Rondonópolis-MT)

O técnico palestrino promoveu mais duas alterações no segundo tempo, substituindo Fabrício e Marcelinho por Tomás e Vanderlan, respectivamente. Aos 36, Gabriel Silva foi derrubado dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti para o Verdão. O próprio camisa 10 cobrou com maestria e ampliou a vantagem no placar. (Palmeiras 3 x 1 União Rondonópolis-MT)

A útlima mudança de Wesley Carvalho foi feita aos 45, quando Danilo deu lugar a Hiago. Antes do apito final, o Palmeiras teve mais uma pênalti marcado a seu favor. Lucas Cordeiro bateu e, desta vez, Evandro fez boa defesa para impedir o quarto gol palestrino.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Sub-20 do Palmeiras começou a Copa São Paulo com vitória

Escalação: Magrão; Garcia (Ramon), Henri, Helderson e Nogueira; Danilo (Hiago) e Miqueias (Patrick de Lucca); Marcelinho (Vanderlan), Gabriel Silva e Guilherme Vieira (Lucas Cordeiro); Fabricio (Tomás). Técnico: Wesley Carvalho.