Palmeiras x Atlético-PR: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação
Departamento de História

Palmeiras x Atlético-PR
Competição:
Campeonato Brasileiro – 23ª rodada
Data e horário: 05/09/2018 – 21h
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Premiére

Após uma epopeia para voltar de Chapecó-SC, o Palmeiras se reapresentou na tarde desta terça-feira (04), na Academia de Futebol. A delegação precisou ir de ônibus para Porto Alegre-RS, para então vir de avião para a capital paulista.

O técnico Felipão comandou uma atividade tática e o primeiro time de linha esboçado foi Marcos Rocha; Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Thiago Santos, Felipe Melo e Moisés; Willian, Borja e Dudu. A comissão técnica promoveu testes e aprimorou, entre outras coisas, bolas aéreas, transições, saídas de bola e marcações.

Gustavo Scarpa e Guerra deram sequência ao processo de transição física na parte interna do centro de excelência.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão comandou atividade na Academia de Futebol na tarde desta terça-feira (04)

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Edu Dracena pode completar 100 jogosO Verdão, atual quinto colocado do Campeonato Brasileiro com 40 pontos, enfrenta nesta quarta (05) o Atlético-PR, às 21h, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do torneio nacional. No primeiro turno, o Alviverde venceu o rival em Curitiba-PR por 3 a 1. Os gols foram marcados por Willian, Marcos Rocha e Bruno Henrique.

Se atuar contra a Atlético-PR, nesta quarta-feira (05), o zagueiro Edu Dracena alcançará a marca de 100 jogos com a camisa do Palmeiras. O defensor participou de 27 compromissos em 2016, ano em que chegou ao clube e conquistou o Campeonato Brasileiro, 48 duelos em 2017 e, neste ano, até aqui, 24 embates. 

Apenas cinco outros jogadores do atual elenco palestrino já atingiram as 100 partidas com a camisa alviverde – o goleiro Fernando Prass (260), os meio-campistas Jean (106) e Thiago Santos (131) e os atacantes Dudu (207) e Willian (100).

Autor do segundo gol do Palmeiras na vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense, no último domingo (02), na Arena Condá, o atacante Miguel Borja chegou a 28 gols com a camisa do Verdão e, agora, está a apenas um tento de entrar para o top 100 de atletas que mais marcaram pelo clube em todos os tempos. Com 29 bolas na rede, dividem a 100ª colocação os ex-jogadores Müller, Enéas e Dudu. Os atacantes Dudu e Willian são os representantes do atual elenco neste ranking, com 49 e 31 gols, respectivamente.

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem a Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 31 ao todo (em 52 partidas) – quatro a mais do que o Cruzeiro, Flamengo e Grêmio – o trio divide a segunda colocação da lista, com 27 triunfos cada. No percentual de vitórias, isso representa 59,62%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 55,10%. As estatísticas são do FutDados.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Miguel Borja é o artilheiro do time no ano, com 18 golsTIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS
O Maior Campeão do Brasil, dentre os 20 clubes da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 83 ao todo, ao lado do Grêmio. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,60 gol por jogo, o que isola o Verdão como primeiro colocado neste quesito, à frente do Grêmio, que possui média de 1,57. As estatísticas são do FutDados.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 50 (ou seja, marcou 83 gols e sofreu 33); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 44 tentos. O cálculo não leva em conta eventuais amistosos disputados. As estatísticas são do FutDados.

3º MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Maior Campeão do Brasil possui 33 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa a terceira posição dos ataques mais positivos do certame, atrás apenas de São Paulo, com 35 tentos, e de Atlético-MG, que soma 37 bolas na rede.

3º COLOCADO NO RANKING DE FINALIZAÇÕES DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O fato de o Verdão possuir um dos melhores ataques do campeonato pode ser explicado por uma estatística curiosa. O time é, de forma isolada, o terceiro colocado do torneio que mais conclui jogadas no Campeonato Brasileiro 2018: foram 272 finalizações até aqui – neste quesito, o Verdão só fica atrás do Flamengo, segundo colocado, com 287, e do Atlético-MG, que lidera o quesito, com 290 conclusões. Quando o assunto se restringe a finalizações certas (que foram na direção exata do gol), o Palmeiras segue como terceiro da lista, com 125 acertos – apenas cinco a menos do que o líder, Atlético-MG, com 130, e quatro a menos do que o Flamengo, segundo colocado, com 129. Os dados são do Footstats.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Em 9 jogos, Artur nunca perdeu pelo clube1º COLOCADO NO RANKING DE TIMES QUE MAIS DRIBLAM NO CAMPEONATO BRASILEIRO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 144 fintas aplicadas até aqui – nove a mais do que o Santos, segundo colocado no quesito.

1º COLOCADO NO RANKING DE INTERCEPTAÇÕES DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com apenas um gol sofrido nos últimos sete jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 120 oportunidades, contra 100 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats.

1º COLOCADO NO RANKING DE TIMES COM MAIS LANÇAMENTOS
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 929 até o fechamento da 22ª rodada, contra 829 do Internacional, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 409 acertos, contra 386 do São Paulo, vice-líder no quesito. Os dados são do Footstats.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o treinador soma 417 jogos no comando do clube, sendo 198 vitórias, 113 empates e 106 derrotas. Em 2018, o retrospecto é de seis triunfos, duas igualdades e apenas um revés.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO DE PARTIDAS NO PALESTRA ITALIA / ALLIANZ PARQUE
Considerando apenas jogos na casa do Palmeiras, seja no período de Palestra Italia ou Allianz Parque, o técnico Luiz Felipe Scolari comandou a equipe verde e branca 94 vezes. Foram 65 vitórias, 19 empates e 10 derrotas.

BRUNO HENRIQUE: MAIS MINUTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Ao entrar em campo aos 20 minutos do segundo tempo diante da Chapecoense, o meio-campista Bruno Henrique ampliou seu saldo de tempo em campo no Brasileiro de 2018: o camisa 19 acumula 1566 minutos ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem – é o atleta número um no quesito dentre seus companheiros de time.

BRUNO HENRIQUE: 3º ATLETA MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O dono da camisa 19 do Verdão segue dentre os jogadores mais caçados do Brasileirão. Ele é o terceiro jogador que por mais vezes foi parado por seus adversários no torneio nacional: teve 51 infrações marcadas a seu favor, contra 65 de Elton e 69 de Gregore, ambos do Bahia. Os dados são do Footstats.

BRUNO HENRIQUE E LUCAS LIMA: MAIS JOGOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Os meio-campistas Lucas Lima e Bruno Henrique seguem como os atletas do grupo alviverde que mais atuaram neste Brasileirão: 20 partidas, de 22 possíveis. O camisa 19 só não atuou diante da Chapecoense, pela 3ª rodada do Nacional, e do Ceará, pela 11ª rodada, enquanto o camisa 20 não marcou presença apenas frente o São Paulo, na 9ª rodada do Brasileiro, e o Atlético-MG, pela 14ª rodada.

LUCAS LIMA: GARÇOM DO TIME NA TEMPORADA 2018
Além de ser o número um em partidas disputadas no Brasileirão (20 duelos), ao lado de Bruno Henrique, o dono da camisa 20 segue como o maior garçom do time na temporada de 2018 – considerando todas as competições disputadas –, com dez assistências.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipe Melo está no top 5 dos jogadores que mais desarmam no BR-18MARCOS ROCHA E FELIPE MELO: TOP 5 EM VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Marcos Rocha e Felipe Melo compõem o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro: o lateral palmeirense está na 3ª posição, com 21 viradas, enquanto o volante esmeraldino figura em 5º lugar, com 18. O líder deste ranking é Vinicius, do Bahia, com 30 viradas de Bola. Os dados são do Footstats.

MARCOS ROCHA: LÍDER DE DESARMES NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se coletivamente o Palmeiras sé o time que mais desarma no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Mesmo tendo ficado de fora de seis das 22 partidas do Palmeiras pelo Brasileiro, camisa 2 palmeirense segue como líder em desarmes no Campeonato Brasileiro de 2018. Foram 81 interceptações contra seus adversários – em segundo lugar, vem Patrick Nascimento, do Internacional, com 74. Os dados são do Footstats.

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 28 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de mais uma bola na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80, e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 49 gols, e Willian Bigode, com 31.

MIGUEL BORJA: ATACANTE É 9º ESTRANGEIRO COM MAIS GOLS PELO CLUBE
O atacante está no top 10 de estrangeiros com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 9ª posição, com 28 gols) e foi o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 18 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (com dez passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (48 partidas)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Bruno Henrique e Lucas Lima (20 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Bruno Henrique (1566 min)

PALMEIRAS x ATLÉTICO-PR: RETROSPECTO GERAL EM SÃO PAULO
O Alviverde possui retrospecto amplamente favorável sobre o time de Curitiba. Em toda história, as duas equipes se enfrentaram 54 vezes, sendo 26 vitórias palestrinas, 17 empates e 11 derrotas (com 79 gols marcados contra 59 sofridos).

PALMEIRAS x ATLÉTICO-PR: RETROSPECTO GERAL DE JOGOS PELO CAMPEONATO BRASILEIRO
Pelo Campeonato Brasileiro, as equipes se encontraram 40 vezes (17V, 13E e 10D). O primeiro capítulo da história do confronto em jogos válidos pela competição nacional aconteceu em 1968, quando o Alviverde venceu por 3 a 1, no Paraná, com gols Artime, duas vezes, e César Maluco.

Acervo Histórico/SE Palmeiras_Foto do primeiro jogo entre Palmeiras e Atlético-PR pelo Brasileirão, em 1968 (Robertão)