Palmeiras x Avaí: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na tarde desta quarta-feira (12) o último treino antes da partida contra o Avaí, nesta quinta-feira (13), às 20h, em duelo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Será o último compromisso alviverde antes da parada da competição por conta da disputa da Copa América no Brasil. Clique aqui e confira as fotos da atividade desta quarta-feira (12).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Volante Felipe Melo renovou com o Palmeiras na última terça-feira (11) até 2021

NONA VITÓRIA CONSECUTIVA NA TEMPORADA

A vitória sobre o Athletico-PR, no último sábado (08), foi a 9ª consecutiva do Palmeiras, considerando todas as competições disputadas pela equipe. Foi a primeira vez que o clube atingiu esta marca desde 2009, ou seja, há 10 anos. Se vencer o Avaí nesta quinta-feira (13), o clube irá alcançar o 10º triunfo seguido, algo que aconteceu pela última vez em 2008.A sequência atual abrange vitórias contra Internacional (1×0), San Lorenzo-ARG (1×0), Atlético-MG (2×0), Santos (4×0), Sampaio Corrêa-MA (1×0), Botafogo (1×0), Sampaio Corrêa (2×0), Chapecoense (2×1) e Athletico-PR (1×0).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Moisés é o camisa 10 do AlviverdeMELHOR APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019

Com 22 vitórias, oito empates e duas derrotas em 32 jogos na temporada, o Palmeiras é o clube da Série A com melhor aproveitamento de pontos em 2019: 77%. O segundo colocado é o Flamengo, com 69,7%, em 33 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a manhã do dia 10/06. 

MENOR ÍNDICE DE DERROTAS DO BRASIL EM 2019

Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 2 vezes, contra 5 de Cruzeiro e Flamengo. O Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, e San Lorenzo-ARG, na Libertadores. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a manhã do dia 10/06.

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019

O Palmeiras é o time da Série A que menos sofreu gols durante toda a temporada 2019: são apenas 9 gols até aqui, contra 16 do Grêmio. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,27, contra 0,48 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (73% contra 69,70% do Grêmio). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a manhã do dia 10/06.

31 JOGOS DE INVENCIBILIDADE NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Ao vencer o Athletico-PR, o time de Felipão chegou ao inédito 31º duelo sem perder por Campeonatos Brasileiros. O recorde anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Brasileirão, entre 1972 e 1973. A decisão do STJD de suspender os pontos do Verdão na partida pela 6ª rodada, ainda sob judicie, não interfere na marca conquistada.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Lesionado em 2018, Willian voltou a frequentar os treinos recentementeMELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO 2019

O Alviverde é a equipe com mais gols marcados no certame: são 16 ao todo, contra 13 do Atlético-MG. Os dados estão atualizados até o fechamento da 8ª rodada e, para efeitos de estatísticas, levam em conta o resultado da partida válida pela 6ª rodada, ainda sub judicie (a ser julgada no dia 18/06, terça-feira). 

MELHOR DEFESA DO BRASILEIRÃO 2019

O Maior Campeão do Brasil possui o menor número de gols sofridos no Brasileirão 2019: apenas dois tentos sofridos, isolado. Os dados estão atualizados até o fechamento da 8ª rodada e, para efeitos de estatísticas, levam em conta o resultado da partida válida pela 6ª rodada, ainda sub judicie (a ser julgada no dia 18/06, terça-feira).

MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO 2019

O Maior Campeão do Brasil possui ainda o melhor saldo de gols (14), contra 4 da dupla Flamengo e Santos, que dividem a segunda colocação no quesito. Os dados estão atualizados até o fechamento da 8ª rodada e, para efeitos de estatísticas, levam em conta o resultado da partida válida pela 6ª rodada, ainda sub judicie (a ser julgada no dia 18/06, terça-feira).

PAUSA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Campeonato Brasileiro será paralisado devido ao período de disputa da Copa América, sediada no Brasil, e retornará apenas na segunda semana do mês de julho – o primeiro duelo do Verdão após a pausa será diante do São Paulo, dia 13 ou 14 do mês que vem. Os jogadores palmeirenses terão uma semana de folga, após a partida contra o Avaí, entre os dias 14 e 21 de junho. Há dois compromissos contra outros times previstos: jogo-treino contra o Oeste, dia 29 de junho, na Academia de Futebol, e amistoso ante o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, dia 03 de julho.

CONMEBOL LIBERTADORES

Dono da melhor campanha da primeira fase da Conmebol Libertadores, o Palmeiras irá encarar o argentino Godoy Cruz nas oitavas de final da competição sul-americana. As partidas serão realizadas após a disputa da Copa América. Enquanto o primeiro jogo será disputado no dia 23 de julho, em Mendoza, na Argentina, o duelo decisivo acontecerá no Allianz Parque, dia 30. O vencedor do duelo irá encarar quem passar do embate entre Grêmio e Libertad, do Paraguai.

COPA DO BRASIL

A CBF sorteou na última segunda-feira (10) os duelos das quartas de final da Copa do Brasil. Após superar o Sampaio Corrêa nas oitavas de final da competição, o Alviverde irá encarar o Internacional na fase seguinte. O Verdão já encarou o Colorado em três edições de Copa do Brasil – 1992 (semifinal), 2015 (quartas de final) e 2017 (oitavas de final). O Alviverde foi eliminado no primeiro encontro, mas avançou nas duas últimas oportunidades.

RAPHAEL VEIGA: AUTOR DO GOL DA ÚLTIMA VITÓRIA

O meio-campista palmeirense entrou na segunda etapa do duelo com o Atheltico-PR, equipe que defendeu na temporada 2018 e conquistou a Copa Sul-Americana. De pênalti, Veiga marcou o único gol da vitória por 1 a 0, no Allianz Parque – foi o sexto gol do jogador com a camisa do Verdão, o quarto em 2019. Neste ano, o camisa 23 já disputou 11 partidas. Além das quatro bolas na rede, o jogador também concedeu uma assistência para gol nesta temporada.

EDU DRACENA: 22 PARTIDAS CONSECUTIVAS DE INVENCIBILIDADE

Titular na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, no Allianz Parque, o zagueiro Edu Dracena alcançou a marca de 22 jogos consecutivos de invencibilidade com a camisa do Palmeiras. Foram, neste período, 14 vitórias e oito empates. O último revés do Verdão com o experiente jogador em campo aconteceu no dia 12 de setembro do ano passado. Ao todo, Edu Dracena soma 123 partidas com a camisa palestrina e dois gols marcados. Em 2019, o jogador entrou em campo 13 vezes, sendo nove no Campeonato Paulista, dois na Copa do Brasil e dois no Brasileirão.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Deyverson é o palmeirense com mais jogos no Brasileirão 2019 (8) e mais minutos (780)DEYVERSON: REENCONTRO COM ADVERSÁRIO DO PRIMEIRO GOL

O dono da camisa 16 completou no último sábado (08), contra o Athletico-PR, no Allianz Parque, a marca de 20 jogos na temporada 2019. É o mesmo número de partidas que o atacante disputou em 2017, quando chegou ao clube no início do mês de julho. O primeiro gol de Deyverson, aliás, aconteceu justamente diante do Avaí, no dia 29 de julho de 2017, na arena alviverde. Foi o segundo jogo do jogador com a camisa palestrina – a estreia havia sido diante do Sport, três dias antes, fora de casa.

DUDU: 80 VITÓRIAS NO ALLIANZ PARQUE (TOP 20 DO PALESTRA ITALIA EM TODOS OS TEMPOS)

O triunfo sobre o Athletico-PR marcou a 80ª vitória de Dudu no Allianz Parque: desde que a arena foi inaugurada em 2014, nenhum outro jogador atuou e venceu tantas vezes na arena quanto o dono da camisa 7 (80 triunfos em 111 jogos no local). Esses 80 resultados positivos, inclusive, colocam Dudu no top 20 dos maiores vencedores da história do estádio em todos os tempos – e não apenas considerando o período Allianz Parque.

DUDU: JOGADOR DE LINHA QUE MAIS VENCEU NO SÉCULO XXI PELO ALVIVERDE

As 152 vitórias de Dudu no Palmeiras credenciam o camisa 7 como o segundo jogador que mais venceu no século XXI, somente atrás do goleiro Marcos, com 182 – portanto, levando em conta jogadores de linha, Dudu é o número um no quesito. Já levando em conta a lista dos que mais venceram em todos os tempos, Dudu ocupa a 37ª posição, ao lado de Canhotiho – já este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Scarpa é uma das opções de Felipão para o meio de campo do time contra o AvaíDUDU: MAIOR ARTILHEIRO ALVIVERDE DO SÉCULO XXI E TOP 40 NA HISTÓRIA

Individualmente, Dudu possui 59 gols pelo clube, sendo o maior artilheiro palmeirense do Século XXI, com cinco a mais do que o segundo colocado, Vágner Love, com 54. Os 59 gols, aliás, lhe colocam na 40ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos. O camisa 7 divide esta colocação com Gino Imparato – palestrino que jogou no clube nas décadas de 20 e 30 – e de Rinaldo – que defendeu o Verdão durante a Academia dos anos 60. O líder dessa lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931. Ou seja: até hoje o maior artilheiro do Verdão em todos os quase 105 anos de história da agremiação

DUDU: 46º QUE MAIS ENTROU EM CAMPO EM TODA A HISTÓRIA

Com 257 jogos, Dudu é o 46º colocado no ranking de palmeirenses com mais jogos em todos os tempos. Do atual elenco, apenas Fernando Prass está mais bem colocado que Dudu nessa lista: ocupa a 38ª posição, com 271 duelos pelo clube. O líder da lista é Ademir da Guia, com 902 partidas com a camisa alviverde.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 234 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde, em 470 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000.

LUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICO QUE MAIS DIRIGIU O TIME NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Felipão segue com ótimos números: o atual técnico palmeirense é quem por mais vezes comandou o time pelo torneio nacional, com 195 duelos válidas no certame. Vale lembrar que o treinador gaúcho também é o técnico com mais resultados positivos na competição nacional em todos os tempos (84 vitórias).

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO GERAL

O retrospecto geral de partidas no local é de 138 embates, sendo 92 vitórias, 24 empates e 22 derrotas.

ALLIANZ PARQUE: RECORDE DE GOLS SOFRIDOS NA ARENA

O Palmeiras não foi vazado nenhuma vez dentro do Allianz Parque nas últimas nove partidas – é o recorde da arena alviverde. Neste período, o Verdão venceu em oito oportunidades e empatou um jogo. A última vez que o clube sofreu gols na arena foi no dia 27 de fevereiro, contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista, na vitória por 3 a 2.

ALLIANZ PARQUE: PÚBLICO RECORDE

Inaugurado em 2014, o Allianz Parque ostenta o público recorde de 41.256 pessoas, estabelecido em 2018, na partida da entrega da taça de campeão brasileiro daquele ano, contra o Vitória.

ALLIANZ PARQUE: PÚBLICO RECORDE NO CAMPEONATO BRASILEIRO 2019

Com 37.086 torcedores presentes no Allianz Parque para assistir ao jogo entre Palmeiras e Athletico-PR, pela 8ª rodada, a casa palmeirense estabeleceu o novo recorde de público desta edição do Brasileirão – o anterior era de 31.549, no duelo contra o Internacional (vitória por 1 a 0), pela 3ª rodada do certame. Em 2019, por qualquer competição, o recorde continua sendo contra o São Paulo, em 07/04 (empate por 0 a 0), pelo Campeonato Paulista: 31.751 torcedores presentes.

PALMEIRAS x AVAÍ: RETROSPECTO GERAL

O Palmeiras enfrentou o Avaí, seu adversário nesta 9ª rodada, em 16 ocasiões. O retrospecto é extremamente favorável ao Verdão: 12 vitórias, dois empates e duas derrotas (42 gols marcados e 15 sofridos). Apenas pelo Brasileirão foram 11 duelos, com 7 triunfos palestrinos, dois empates e duas vitórias do time catarinense.

PALMEIRAS x AVAÍ: ÚLTIMO JOGO

A partida mais recente disputada entre Palmeiras e Avaí no Allianz Parque aconteceu no dia 29 de julho de 2017, quando, ainda sob o comando do técnico Cuca, o Verdão levou a melhor e venceu por 2 a 0. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por dois jogadores que seguem no elenco palestrino: os atacantes Deyverson e Dudu. Foi apenas o segundo jogo entre os times na arena alviverde. O primeiro havia sido em 2015, também pelo Brasileirão, e terminou com outro triunfo verde e branco: 3 a 0, com tentos anotados por Rafael Marques, Cristaldo e Lucas.