Palmeiras x Colo-Colo: informações, curiosidades e histórico do confronto

Felipe Krüger
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Competição: Conmebol Libertadores
Data e horário:
03/10/2018 – 21h45 
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Globo / Sportv / Fox

O Palmeiras encerrou na tarde desta terça-feira (02), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Colo-Colo-CHI, na quarta (03), às 21h45, no Allianz Parque, pela partida de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores.

O técnico Felipão esboçou o provável time titular e ensaiou, entre outras coisas, transições, bolas aéreas, marcações e jogadas específicas.

Poupado da partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro Weverton pode reaparecer na meta palmeirense, contra o Colo-Colo, em duelo válido pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. Se atuar, o dono da camisa 21 irá completar seu 25º jogo com o manto palestrino. Ele participou de 14 vitórias, sete empates e apenas três derrotas.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Willian é o palmeirense que mais jogou em 2018: 56 partidasTIME COM MAIS PARTICIPAÇÕES NA LIBERTADORES
O Palmeiras é o time brasileiro com mais edições disputadas da Libertadores. Neste ano, o clube alviverde chegou a 18 edições participadas no torneio continental, ao lado de Grêmio e São Paulo. São, ao todo, 171 jogos pela Libertadores, com 90 vitórias, 32 empates e 49 derrotas (305 gols marcados e 193 sofridos).

PRIMEIRO CLUBE BRASILEIRO FINALISTA DA LIBERTADORES
O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971 e 2001.

BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES
O Maior Campeão do Brasil também é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores. Ao longo das 18 edições disputadas (já contando 2018), o time alviverde marcou 305 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a décima colocação do ranking geral de clubes, considerando times estrangeiros, neste quesito. O líder é o River Plate-ARG, com 541 bolas na rede.

CAMPEÕES DA LIBERTADORES NO ATUAL ELENCO
Experiência não falta ao atual elenco palmeirense, afinal, cinco atletas já foram campeões do mais importante torneio das Américas. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Miguel Borja e Alejandro Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 36 ao todo (em 60 partidas) – cinco a mais do que Grêmio, com 31. No percentual de vitórias, isso representa 60%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Internacional, 2º no quesito, com 54,35%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Palmeiras vive bom momento defensivo: 6 gols sofridos nos últimos 19 jogosTIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre os 20 clubes da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 94 ao todo, à frente do Grêmio, com 91. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,57 gol por jogo, o que isola o Verdão como segundo colocado neste quesito, atrás apenas do Grêmio, que possui média de 1,54. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 57 (ou seja, marcou 94 gols e sofreu 37); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 49 tentos de saldo. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,62 por partida, contra 0,65 do Internacional (segundo colocado do ranking). O time de Felipão, aliás, vive uma boa fase no sistema defensivo (sofreu apenas seis gols nos últimos 19 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Obs.: o cálculo não leva em conta eventuais amistosos disputados.

– Números do Palmeiras na arena: 119 jogos (77 vitórias, 21 empates e 21 derrotas) – 218 GP x 96 GC;
– Jogador que mais atuou na arena: Dudu (93 jogos);
– Jogador que mais venceu na arena: Dudu (66 vitórias);
– Jogador que mais fez gols na arena: Dudu (24 gols);
– Maior garçom da arena: Dudu (22 assistências);
– Treinador que mais comandou o Verdão no Allianz Parque: Cuca (35 jogos);
– Maior sequência de vitórias na arena: 8 jogos (duas vezes: entre 11/02/2015 e 26/04/2015, e, depois, entre 14/04/2016 e 30/06/2016);
– Maior série invicta: 28 jogos (21 vitórias e sete empates), entre 07/08/2016 e 28/06/2017.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Gómez nunca perdeu em 9 jogos pelo clubeLUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICO QUE MAIS COMANDOU O VERDÃO NA LIBERTADORES
Com 31 jogos na Libertadores, Felipão é o treinador que por mais vezes esteve à frente do time no torneio. De quebra, ele também é o comandante que mais venceu (16 triunfos) e que dirigiu o Alviverde em sua única conquista da competição: em 1999, diante do Deportivo Cali-COL, nos pênaltis, em duelo disputado no antigo Palestra Italia.

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ALCANÇAR TOP 100 DE MAIORES ARTILHEIROS DO CLUBE
Hoje com 28 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de apenas mais uma bola na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80 e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues), com 51 gols, e Willian Bigode, com 33.

MIGUEL BORJA: TOP 10 DE JOGADORES ESTRANGEIROS COM MAIS JOGOS PELO PALMEIRAS
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de gringos com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 10ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 anos em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

MIGUEL BORJA: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NA CONMEBOL LIBERTADORES
O camisa 9 atuou em todas as partidas da Libertadores 2018: são nove jogos disputados de nove possíveis, com oito tentos anotados; ou seja, possui a ótima média de 0,88 gol por partida no Continental – número que faz do colombiano o vice-artilheiro do torneio, atrás apenas de Wilson Morelo, com nove (vale lembrar, entretanto, que o time de Morelo, o Independiente Santa Fé-COL, foi eliminado na primeira fase).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Miguel Borja é o artilheiro do time no ano, com 18 golsBRUNO HENRIQUE: JOGADOR DO PALMEIRAS MAIS PREMIADO NA CONMEBOL LIBERTADORES
Capitão da equipe palmeirense, o meio-campista Bruno Henrique é outro que possui um histórico positivo no Continental 2018: ele ganhou o prêmio de melhor em campo em quatro oportunidades nesta edição da Conmebol Libertadores – Boca Juniors-ARG e Junior Barranquilla-COL, fora de casa, Cerro Porteño-PAR, em casa, e Colo-Colo-CHI, fora de casa.

WILLIAN: JOGADOR DO PALMEIRAS COM MAIS JOGOS NA TEMPROADA 2018
O atacante Willian lidera o ranking de atletas do Palmeiras com mais jogos na temporada 2018 – ele atuou 56 vezes, enquanto Bruno Henrique e Dudu, que ocupam a segunda colocação, jogaram 53 vezes.

GUSTAVO GÓMEZ: JOGADOR NUNCA PERDEU ATUANDO PELO PALMEIRAS
O zagueiro palestino não sabe o que é perder desde sua chegada ao Palmeiras neste ano. Até aqui, são nove partidas disputadas com a camisa alviverde e um gol marcado, com seis vitórias (Vasco da Gama, Vitória, Chapecoense, Corinthians, Colo-Colo-CHI, Sport e Cruzeiro) e dois empates (Internacional e Bahia). Figura constante nas convocações da seleção do Paraguai, o jogador pertence ao Milan, da Itália, e está emprestado ao Verdão.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu é o maior garçom do time em 2018: foram 13 assistênciasDUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE
O dono da camisa 7 palmeirense é o atleta com maior número de partidas no Allianz Parque (93), com mais vitórias na arena (66 triunfos), o maior artilheiro (com 24 gols) e também o maior garçom (22 assistências). Em todas as vezes em que o atacante fez gols no estádio, o Palmeiras jamais saiu de campo derrotado.

MAYKE E DEYVERSON: 50 JOGOS COM A CAMISA DO PALMEIRAS
O atacante Deyverson e o lateral-direito Mayke chegaram ao 50º jogo com a camisa do Palmeiras no último domingo (30), contra o Cruzeiro, no estádio do Pacaembu. O camisa 16 possui 26 vitórias, 12 empates e 12 reveses, além de 12 gols marcados, enquanto o dono da camisa 12 possui 34 triunfos, seis empates e dez derrotas pelo Verdão, e um tento assinalado.

>>> Willian completará 110 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Colo-Colo
>>> Marcos Rocha completará 45 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Colo-Colo
>>> Weverton completará 25 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Colo-Colo
>>> Gustavo Gómez completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Colo-Colo
>>> Vitinho completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Colo-Colo

PALMEIRAS X COLO-COLO: RETROSPECTO DE PARTIDAS
Duelos frente o Colo-Colo válidos pelo torneio continental costumam trazer boas lembranças ao Maior Campeão do Brasil – foram quatro ao longo da história, sendo dois triunfos e dois revéses. Além dos 2 a 0 em plena casa do rival no último encontro entre as equipes, houve ainda um duelo histórico, em 2009, quando o Palmeiras se classificou ao bater a equipe chilena por 1 a 0 com um golaço de Cleiton Xavier nos minutos finais da partida, pela primeira fase da competição à época – garantindo, assim, a classificação às oitavas de final do torneio.

PALMEIRAS CONTRA TIMES CHILENOS
Vale lembrar que, ao longo da história, o Verdão já enfrentou times chilenos 20 vezes. Foram 13 vitórias, três empates e apenas quatro derrotas. A maior goleada da história do Palmeiras contra equipes chilenas aconteceu em 2001, diante da Universidad do Chile, pela Copa Mercosul. Com gols de Galeano, Tuta, Magrão e Alexandre, o Verdão venceu por 4 a 0.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Último encontro entre Palmeiras e Colo-Colo deu Verdão: 2 a 0, em Santiago-CHI