Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na tarde desta sexta-feira (22), na Academia de Futebol, o último treino antes de encarar o Santos, neste sábado (23), às 19h, no Allianz Parque. A partida marcará o reencontro do técnico Luiz Felipe Scolari com Jorge Sampaoli – eles se enfrentaram pelas seleções de Brasil e Chile nas oitavas de final da Copa do Mundo 2014.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Elenco alviverde encerrou preparação para encarar o Santos no sábado (23), às 19h

>> Clique aqui e confira o álbum completo do treino desta sexta-feira

O retrospecto geral de partidas entre Palmeiras e Santos indica 333 jogos, sendo 140 vitórias do Maior Campeão do Brasil, 88 empates e 105 triunfos do time do litoral paulista. Considerando apenas os duelos disputados no Palestra Italia / Allianz Parque, a soma é de 79 embates (42 vitórias, 22 empates e 15 derrotas), ou seja, o encontro deste sábado (23) será o 80º clássico sediado entre os clubes sediado na casa alviverde.

TIME QUE MENOS PERDEU NO CAMPEONATO PAULISTA

Com apenas um revés sofrido em toda a competição até aqui, o Palmeiras figura na lista dos times que menos perderam. Os outros que foram superados em uma única ocasião são Red Bull Brasil, Novorizontino, Santos e Oeste.

DEFESA MENOS VAZADA DO CAMPEONATO PAULISTA

O Verdão sofreu apenas dois gols ao longo de toda a competição estadual até aqui (foram sete rodadas), fato que credencia o time de Felipão como a defesa menos vazada dentre as equipes que disputam o torneio. Vale lembrar que o Palmeiras também teve a defesa menos vazada no Campeonato Brasileiro 2018, quando conquistou o decampeonato da competição nacional – naquele torneio, o Alviverde foi vazado apenas 26 vezes em 38 rodadas.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO PAULISTA

O Palmeiras é a equipe que mais acumula dribles no Campeonato Paulista: são 55 ao todo, isolado, à frente do Santos, com 47. Quando o assunto se restringe a dribles certos (ou seja, quando o jogador o aplica sem perder a posse de bola em seu percurso), o Alviverde segue líder isolado, com 36 fintas, seis a mais do que o Santos, segundo colocado no quesito, com 30. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 7ª rodada do Estadual.

SEGUNDO TIME MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO PAULISTA

O Palmeiras é o segundo time que mais sofre faltas no Campeonato Paulista: o Alviverde foi parado nada menos que 120 vezes. Somente a equipe do São Caetano supera o Verdão neste quesito, com 125 infrações marcadas a seu favor. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 7ª rodada do Estadual.

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO PAULISTA

Se coletivamente o Palmeiras ocupa o segundo posto dentre os times que mais sofrem faltas no Campeonato Paulista (120), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Apenas o atacante Dudu foi parado 29 vezes por seus adversários, fato que torna o camisa 7 do Verdão o jogador mais caçado do torneio estadual. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 7ª rodada do Estadual.

DUDU: JOGADOR QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO PAULISTA

Sozinho, Dudu acumula 16 dribles aplicados sobre seus adversários ao longo da competição estadual, sendo o top 1 neste quesito no certame, um a mais do que Anderson Pimentinha, do Botafogo-SP, segundo colocado. Quando o assunto se restringe a dribles certos, Dudu possui um total de 13, e lidera o fundamento com folga – cinco a mais do que Derlis González, do Santos, com oito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 7ª rodada do Estadual.

DUDU: ARTILHEIRO DOS CLÁSSICOS

Dentre os jogadores do atual elenco, Dudu é o maior artilheiro do Palmeiras em clássicos, considerando jogos contra os rivais Corinthians, Santos e São Paulo. São, ao todo, nove gols marcados: dois diante do Corinthians, três sobre o Tricolor e outros quatro ante o Alvinegro Praiano.

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE

O atacante Dudu é o recordista de vários aspectos positivos na arena palmeirense, inaugurada em 2014: é o jogador que mais atuou (101 jogos), que mais venceu (72 vezes), que mais marcou gols (27 tentos) e que mais concedeu assistências (26 passes).

LUIZ FELIPE SCOLARI: DUELO COM JORGE SAMPAOLI

O primeiro compromisso entre Palmeiras e Santos na temporada marcará o reencontro de Luiz Felipe Scolari e Jorge Sampaoli. Entre abril de 2013 e junho de 2014, os treinadores se enfrentaram em três oportunidades nos confrontos entre Brasil e Chile: foram dois empates e uma vitória de Felipão (dois amistosos em 2013 e um duelo pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, quando a Seleção Brasileira avançou nos pênaltis, em jogo emocionante que terminou 1 a 1 no tempo normal e prorrogação). Esta será a primeira vez que Felipão e Sampaoli se enfrentam por clubes.

PALMEIRAS x SANTOS: SEGUNDO DUELO COM MAIS JOGOS NA HISTÓRIA

O Santos é a segunda equipe que o Palmeiras mais enfrentou em toda a sua história: foram 333 jogos – neste quesito, o clássico Palmeiras x Santos só fica atrás de Palmeiras x Corinthians, pois o Derby foi disputado em 370 ocasiões.

PALMEIRAS x SANTOS: ADVERSÁRIO COM MAIS VITÓRIAS NA HISTÓRIA

Apesar de ter disputado mais jogos contra o Corinthians, curiosamente, o Alvinegro Praiano é o time que o Verdão mais venceu e mais fez gols em toda sua existência (são, ao todo, 140 triunfos e 560 gols marcados).

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO GERAL

Inaugurado em novembro de 2014, o Allianz Parque já recebeu 127 jogos do Verdão, sendo 83 vitórias, 22 empates e 22 derrotas. O Alviverde balançou as redes da arena 236 vezes e foi vazado em 103 oportunidades.

ALLIANZ PARQUE: RECORDE DE PÚBLICO

O recorde de público da arena foi estabelecido na última rodada do Brasileirão 2018, contra o Vitória – a partida ficou marcada pela entrega da taça de campeão da competição nacional ao Palmeiras. Naquela oportunidade, 41.256 pessoas acompanharam o jogo.

CONMEBOL LIBERTADORES

Sorteado para o grupo F da Conmebol Libertadores, o Verdão fará sua estreia na competição continental no próximo dia 6 de março, fora de casa, diante do Junior Barranquilla. O primeiro jogo do Verdão em seus domínios pela edição 2018 do torneio será no dia 12 de março, contra o vencedor do duelo entre Melgar, do Peru, e Caracas, da Venezuela – o jogo de ida, no Peru, foi 2 a 0 para o Melgar, e o jogo de volta está marcado para o dia 26/02. Os dois ainda brigam por uma vaga na chave com o Palmeiras, Junior Barranquilla e San Lorenzo.

CAMPEONATO BRASILEIRO  

Atual campeão brasileiro, o Palmeiras estreia na edição 2019 da competição nacional diante do Fortaleza, atual campeão da Série B, em casa. A tabela foi divulgada nesta sexta-feira (22), e o duelo diante dos cearenses está previsto para 27, 28 ou 29/04.