Departamento de Comunicação

O duelo pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2022 terminou com vitória do São Paulo, na noite desta quinta-feira (23), no Morumbi, pelo placar mínimo (gol de Patrick aos 30 do primeiro tempo). Com isso, o Palmeiras busca reverter o resultado para decidir vaga às quartas no próximo dia 14/07 (quinta), às 20h, no Allianz Parque.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Neste interim, o Palmeiras ainda entra em campo cinco vezes (três pelo Brasileiro e dois pela Libertadores), contra o Avaí, fora (26/06); Cerro Porteño-PAR, fora (29/06); Athletico-PR, em casa (02/07); Cerro Porteño-PAR, em casa (06/07); e Fortaleza, fora (10/07).

Com o resultado, o Palmeiras se despede de 19 jogos de invencibilidade – a maior da Era Abel Ferreira e, até então, também a maior vigente dentre os clubes que disputam a Série A por qualquer competição (foram 15 vitórias e quatro empates desde o último revés sofrido, que foi para o Ceará, pela estreia do Brasileirão, por 3 a 2, em casa, em 9 de abril).

O duelo também registra o fim de uma ótima marca emplacada pelo Palmeiras em sua história na Copa do Brasil: vinha de seis jogos sem perder como visitante pela competição; antes do duelo desta noite, o último revés palmeirense como visitante na Copa do Brasil aconteceu em 2019, para o Internacional (revés por 1 a 0 no Beira Rio e desclassificação nos pênaltis, na fase quartas de final). Desde então, havia disputado seis jogos fora de seus domínios, com cinco vitórias e um único empate.

Já a maior série invicta do Palmeiras na Copa do Brasil como visitante é de oito jogos entre as edições de 1993 e 1996 (cinco vitórias e três empates), enquanto a maior série invicta por este Nacional no geral é de 17 duelos (11 vitórias e 6 empates), também entre as edições de 1993 e 1996.

Se por um lado o Palmeiras sofreu revés para o rival São Paulo, por outro, das únicas duas vezes que o Tricolor perdeu no Morumbi em casa neste ano (em 21 partidas disputadas), nessas duas ocasiões foi superado justamente pelo Verdão! Pela primeira fase do Paulistão, no dia 10 de março (1 a 0, gol de Rony) e na última segunda-feira, pela 13ª rodada do Brasileiro, de virada nos acréscimos (2 a 1, gols dos zagueiros Gómez e Murilo).

Além disso, no que depender do retrospecto copeiro do Verdão, o time de Abel Ferreira tem total condições de reverter este resultado: o Palmeiras venceu seus últimos cinco duelos eliminatórios disputados. Desde o revés na final do Mundial 2022 para o Chelsea, em fevereiro, o Palmeiras está 100% em mata-mata, tendo vencido a final da Recopa Sul-Americana contra o Athletico-PR (campeão); as quartas, a semi e final do Paulista, respectivamente contra Ituano, Bragantino e São Paulo (campeão); e mais recentemente a terceira fase da Copa do Brasil contra a Juazeirense, que valeu vaga às oitavas. Aliás, contra o próprio São Paulo, pelo Paulistão, havia perdido no mesmo Morumbi desta noite, e por um placar ainda mais amplo: 3 a 1; na finalíssima, no Allianz Parque, reverteu para 4 a 0 e foi campeão.

Esta é a 24ª vez em que o Palmeiras figura na fase oitavas de final de Copa do Brasil em 27 edições disputadas – muitas delas, iniciaram-se em fases preliminares, tendo sido necessário passar por até três decisões de mata-mata para alcançar as oitavas. Das 23 vezes anteriores a esta em que já figurou nesta etapa do campeonato, o Maior Campeão do Brasil avançou às quartas de final em 17 ocasiões, contra seis vezes em que ficou pelo caminho (aproveitamento extremamente favorável).

O retrospecto geral em decisões mata-mata na competição nacional, independentemente da fase, também é amplamente favorável ao Maior Campeão do Brasil: o Alviverde disputou um total de 87 confrontos eliminatórios ou valendo o título, alguns em jogo único e a maioria em partidas de ida e volta. Em 65 ocasiões, obteve a classificação (ou levantou a taça), ficando pelo caminho (ou com a medalha de prata) por 22 vezes. Instituída em 1989, a competição teve o Verdão como participante pela primeira vez em 1992, quando chegou às semifinais (hoje são 27 participações do Verde no torneio). Em 1996, alcançou a final pela primeira vez e ficou com o vice. Em 1998, 2012 (invicto), 2015 e 2020 (invicto), sagrou-se campeão.

Campeão da Copa do Brasil em 1998, 2012 (invicto), 2015 e 2020 (invicto), o Verdão busca o seu quinto caneco na competição. Atualmente, com suas quatro conquistas, o Verdão é, de forma isolada, o terceiro clube com mais títulos do torneio em toda a história, e o primeiro entre os times paulistas (acima do Verdão em número de taças, apenas Cruzeiro e Grêmio – a Raposa possui seis títulos da competição, e o Tricolor Gaúcho, cinco).

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 36’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Rafael Navarro, aos 22’/2ºT), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu (Wesley, aos 30’/2ºT), Gabriel Veron (Gabriel Menino, aos 22’/2ºT) e Rony (Breno Lopes, aos 30’/2ºT). Técnico: João Martins.

Cartões amarelos: Murilo, Marcos Rocha e Gustavo Gómez.