Departamento de Comunicação

O Palmeiras visitou a equipe do Atlético-MG na noite desta quarta-feira (03) pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores 2022 e arrancou empate por 2 a 2, após sair atrás por 2 a 0 com gols de Hulk, de pênalti, aos 46 do 1º tempo e Murilo, contra, no primeiro minuto do 2º tempo, e empatar com o próprio Murilo, que aproveitou rebote de chute de falta do Scarpa no travessão, aos 14 da etapa final, e deixar tudo igual com Danilo, aos 47 do 2º tempo, com assistência de Dudu.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com isso, o Maior Campeão do Brasil ampliou o seu recorde invicto fora de casa na Libertadores, que já é o maior de um time fora de casa na história da competição para 20 jogos sem perder (14 vitórias e seis empates). A última derrota palestrina como visitante foi para o San Lorenzo-ARG, por 1 a 0, em Buenos Aires (ARG), pela fase de grupos em 2019 – os números não contabilizam o duelo com o Santos na final de 2020, no Maracanã, e contra o Flamengo na final de 2021, no Estádio Centenário de Montevidéu, por terem sido disputadas em campo neutro – se não seriam 22.

Está é a 5ª vez consecutiva que o Verdão está nas quartas de final (foi assim em 2018, quando saiu nas semi, 2019, quando saiu nas quartas, e 2020 e em 2021, anos em que foi bicampeão) – aliás, um fato inédito dentre clubes brasileiros. Quem mais se aproximou dessa marca do Verdão é o Grêmio, que emplacou quatro avanços em edições ininterruptas a esta fase do torneio, entre 2017 e 2020.

E se no cenário visitante o Palmeiras já ostenta o recorde geral da história do torneio, com 20 jogos invictos, seguido do River Plate (12 duelos sem perder fora de casa entre 2018 e 2019), o Verdão de 2022 de Abel Ferreira também conquistou hoje o seu maior número de jogos invictos pela Libertadores independentemente do mando de campo. São agora 17 partidas invictas consecutivas no geral (13 vitórias e 4 empates) – nesta edição (somando algumas que se arrastavam desde a temporada 2021), superou as 11 partidas seguidas sem perder na edição de 2020 (até então o recorde máximo do clube na competição).

Esta marca vem sendo construída desde a edição campeã de 2021, quando sofreu seu último revés pela Libertadores no dia 18 de maio daquele ano para o Defensa y Justicia-ARG, em casa, por 4 a 3. Desde então, foram nove partidas invictas até o fim da edição de 2021, e mais oito na atual, totalizando estes 17 duelos sem reveses (13 vitórias e 4 empates).

O time recordista da história da Libertadores com mais jogos invictos no geral é justamente o Atlético-MG, que, ainda nesta edição de 2022, emplacou 18 partidas sem perder (desde 2020 o Galo vinha construindo essa marca, pois foi eliminado com empate).

Desta forma, portanto, o Palmeiras, hoje com 17 jogos sem perder pelo Continental (o que representa a maior série sem perder do clube no torneio e a 2ª maior invencibilidade no geral da história da competição, ao lado do Flamengo e do Sporting Crystal-PER, que também acumularam 17 jogos sem derrota), precisa ficar por apenas mais uma partida invicta para igualar a marca do Galo; e por ironia do destino, o Alviverde defenderá essa marca no próximo jogo que será justamente contra a equipe mineira, duelo de volta das quartas de final, no Allianz Parque.

De quebra, com o resultado que buscou, o Maior Campeão do Brasil atingiu ainda outra façanha. Desde que começou a disputar a Libertadores, em 1961, o número máximo de jogosinvictos que o Alviverde atingiu atuando em território brasileiro (fosse como mandante ou visitante) foi de 11 partidas (9 vitórias e 2 empates), entre 11 de maio de 1961 (justamente a data de seu primeiro duelo disputado no Brasil pela competição) e 7 de maio de 1968. E com o jogo de hoje, o Palmeiras de Abel Ferreira repetiu essa marca: chegou a 11 partidas invictas em terras tupiniquins por jogos de Libertadores pela primeira vez nos últimos 54 anos (7 vitórias e 4 empates).

No geral, o Palmeiras leva vantagem em duelos de mata-mata contra o Atlético-MG. Os duelos decisivos disputados entre as duas equipes aconteceram em 1996 (oitavas da Copa do Brasil), 2000 (semifinais da Copa Mercosul), 2010 (quartas de final da Copa Sul-Americana), 2014 (oitavas da Copa do Brasil) e 2021, coincidentemente, como desta vez, também pelas quartas de final da Libertadores. Dessas todas, a única vez que o rival levou a melhor foi na fase das oitavas de final da Copa do Brasil de 2014.

Vale lembrar ainda que o Palmeiras venceu últimas quatro decisões de libertadores contra brasileiros: apensar de ter oretrospecto palmeirense extremamente equilibrado ante adversários nacionais na competição (52 jogos, 18 vitórias, 14 empates e 20 derrotas, com 70 gols marcados e os mesmos 70 sofridos), o Alviverde leva ampla vantagem no número de decisões (ou seja, englobando todas as vezes em que alguém passou de fase, ficou pelo caminho, conquistou o título ou até mesmo ficou com o vice), o Palmeiras é superior: em 16 disputas contra equipes compatriotas, venceu 10 e perdeu 6.

ASPECTOS INDIVIDUAIS

> Autor de grandes defesas no duelo, Weverton completou a sua partida de número 50 pelo Verdão na Libertadores da América. Apenas outro jogador palmeirense chegou à casa das 50 partidas pelo clube em jogos do Continental: o ídolo Marcos, que foi a 57, sendo o recordista pelo clube no quesito. Com as 50 partidas que hoje possui, aliás, o atual camisa 21 é o segundo que mais atuou pelo Palmeiras na Libertadores, seguido por Dudu, com 48, e por Gustavo Gómez, com 47.  Segundo com mais partidas na história da Libertadores pelo Verdão (50, atrás só de Marcos, 57), quando se trata de número de vitórias, Weverton já aparece como o primeiro colocado de todos os tempos dentre os palmeirenses no torneio mais importante das Américas: foram 37 resultados positivos. Gustavo Gómez aparece na segunda posição (sendo o primeiro dentre os jogadores de linha), com 35 vitórias, seguido do atacante Dudu, com 31, na terceira colocação da lista.

Dudu também emplacou uma marca expressiva. Apesar de não converter a melhor chance  que teve, compensou o time com esplêndida assistência para o gol de Danilo, que deixaria tudo igual nos minutos finais. Com isso, o camisa 7 foi mais uma vez decisivo. Aliás, neste duelo contra o Galo, Dudu chegou a 12 partidas disputadas contra o time mineiro com a camisa do Palmeiras, se tornando, de forma isolada, o atleta do Verdão que mais enfrentou o Atlético na história – superando as 11 de Ademir da Guia, com quem antes estava empatado.

O retrospecto do atual camisa 7 é equilibrado ante o Atlético: duas vitórias, duas derrotas e oito empates nas 12 partidas disputadas. Com dois gols marcados, ele é o jogador do atual elenco que mais balançou as redes contra o adversário da vez, ao lado de Wesley (na história, César Maluco é o maior artilheiro palmeirense contra a equipe mineira, com quatro gols).

Por fim, vale enfatizar que o gol de Murilo, o primeiro do Verdão na partida – após ter feito um contra minutos antes e se redimido – aumentou uma marca expressiva que a defesa do Palmeiras ostenta em 2022: a de fazer muitos gols. Com esta bola na rede, o Verdão chegou 16 gols na atual temporada só por zagueiros – os anos recordistas com mais gols por zagueiros na história do Palmeiras são 1999 e 2006; em 99, foram 10 gols de Júnior Baiano, cinco de Roque Júnior, dois de Cléber e um de Agnaldo. E em 2006 foram quatro de Daniel, três de Gamarra, três de Nen, enquanto Dininho, Douglas, Leonardo Silva e Thiago Gomes marcaram duas vezes cada.

Na temporada atual, os 16 gols da zaga do Palmeiras se fracionam em 8 de Gustavo Gómez, agora 7 de Murilo e 1 de Luan. Aliás, com 8 gols em 2022, Gómez ocupa a 4ª posição da lista de zagueiros em toda história palmeirense que mais fizeram gols em uma única temporada, ao lado de Cléber (1996) e Vítor Hugo (2015); e atrás só de Vágner Bacharel (1983) e Daniel (2005), que dividem a segunda posição, e de Júnior Baiano, com 10 gols em 1999, recordista no quesito.

E Murilo não fica para trás: com os sete gols que hoje chegou, fica logo atrás do grupo de zagueiros que divide a 4ª posição com 8 gols cada (Cléber, Vitor Hugo e Gómez), figurando, desta forma, na 7ª colocação dentre os maiores zagueiros-artilheiros palmeirenses em uma única temporada – os beques Cláudio, em 1996, e Roque Júnior, em 1998, também marcaram 7 vezes no ano, e dividem, portanto, essa 7ª posição da lista com Murilo.

E destes sete gols de Murilo em 2022, três foram pela Libertadores; com isso, ele já aparece na lista dos zagueiros que mais fizeram gols pelo Palmeiras na competição continental, independentemente da temporada, na 3ª colocação, ao lado do colombiano Yerry Mina, que somou três gols na Libertadores de 2017, e atrás do 2º colocado, Júnior Baiano, com cinco gols pelo Palmeiras em jogos de Libertadores (todos em 1999) e atrás também do líder dessa lista, que é Gustavo Gómez, com 6! Gómez marcou um na edição de 2018; um em 2019; dois na edição de 2020; um na edição de 2021; e mais um na atual edição, contra o Cerro Porteño-PAR, no jogo de volta das oitavas (goleada por 5 a 0 em casa e classificação assegurada, há um mês).

PALMEIRAS É DETENTOR DOS PRINCIPAIS RECORDES DENTRE OS BRASILEIROS NA LIBERTADORES

O Palmeiras domina as principais estatísticas dentre os clubes brasileiros na Libertadores: é o time nacional mais vezes campeão (três títulos), com mais finais disputadas (seis), com mais edições disputadas(22), mais edições disputadas consecutivamente (7, ao lado do São Paulo), com mais jogos(219), mais vitórias (125) e mais gols no geral (427); com mais jogos como mandante(107), mais vitórias como mandante (75), mais gols como mandante (251); com mais jogos como visitante (109), mais vitórias como visitante (48) e com mais gols como visitante (173).

ALÉM DE BRASILEIRO MAIS EXPRESSIVO, VERDÃO TAMBÉM É DONO DE ALGUNS RECORDES GERAIS DA COMPETIÇÃO

> Em seu duelo anterior, vitória contra o Cerro Porteño-PAR, em casa, por 5 a 0 pelo jogo de volta das oitavas, o Verdão chegou à marca de nove vitórias consecutivas no torneio continental – superando o número máximo já atingido por outras equipes anteriormente (oito): pelo Peñarol-URU (1966), pelo Estudiantes (1968 a 1970), pelo Cruzeiro (1976), pelo Vasco da Gama (2001) e pelo Santos (2007). Mais um recorde!

> O Palmeiras é detentor da maior série invicta já imposta por um clube como mandante na história da Copa Libertadores: foram incríveis 34 jogos sem perder (26 vitórias e 8 empates) entre as edições que disputou de 1979 a 2005.

> O Palmeiras também é dono do recorde de jogos invictos como visitante na história da competição: é a série atual, que hoje foi a 20 jogos (14 vitórias e 6 empates).

> Contra o Deportivo Táchira-VEN, no último duelo da fase de grupos deste ano, o Alviverde encerrou com a melhor campanha de um time nesta etapa da competição em todos os tempos: 100% de aproveitamento (6 vitórias), 25 gols marcados (melhor ataque) e 3 gols sofridos (melhor defesa, ao lado do River Plate).

> Com as 25 bolas na rede nos seis duelos da 1ª fase deste ano, o Palmeiras se tornouo time em todos os tempos da história da Libertadores (instituída em 1960) a ter feito mais gols nesta etapa do campeonato, tendo superado os 21 do River Plate-ARG de 2020.

> O Palmeiras é o time que, ao longo de todas as primeiras fases de Libertadores já disputadas na história, se classificou com mais pontos de diferença para um segundo colocado do mesmo grupo: neste ano, fechou com 18, contra 8 doEmelec-EQU, superando o antigo recordista Santos, que havia registrado nove pontos de diferença duas vezes (em 2007 e 2020).

> Com sete gols só no segundo tempo na goleada por 8 a 1 sobre o Ind. Petrolero-BOL nesta edição, o Palmeiras também se tornou ainda o recordista de mais gols em um único período do jogo na história da Libertadores, ao lado do Santos contra o Cerro Porteño-PAR, em 1962 (venceu por 9 a 1, marcando sete em um só tempo); do Peñarol-URU sobre o The Strongest-BOL, em 1971 (triunfou por 9 a 0, sendo sete em um período) e também do River Plate-ARG em 2020. 8×0 Binacional, em 2020 (goleou por 8 a 0, com sete em uma só etapa).

MELHOR MÉDIA DE GOLS DENTRE OS CLUBES MAIS FREQUENTES NA LIBERTADORES

> Atualmente, o Palmeiras é o time com a melhor média de gols geral de todos os times da Libertadores, pois, com 427 gols em 218 partidas, detém a melhor média de gols dentre todos os times com pelo menos 150 jogos na história da Libertadores – ou seja, as equipes que mais frequentam o torneio continental ao longo das edições (este levantamento inclui clubes de qualquer nacionalidade):o Verdão ostenta 1,94 gol marcado por partida, ao lado do Flamengo (também com 1,94 na média por partida, 308 gols em 158 jogos) e Santos (terceiro, com 1,87 gol por jogo – 287 gols em 153 jogos).

PALMEIRAS É O TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES E O 6º NO GERAL

Com 427 gols em 219 jogos disputados, o Palmeiras aparece na sexta posição entre os times que mais fizeram gols na história da Libertadores. O segundo brasileiro que mais foi às redes é o Grêmio (11º do ranking geral), com 318 gols em 207 jogos.

NA EDIÇÃO DE 2022, PALMEIRAS IMPÔS SUA NOVA MAIOR GOLEADA GERAL E TAMBÉM COMO VISITANTE

O Palmeiras bateu dois novos recordes próprios nesta campanha atual. Com a goleada por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL, em casa, no dia 12 de abril, impôs sua nova maior goleada na Libertadores, superando os 7 a 0 sobre o El Nacional-EQU pela edição de 1995; esses 8 a 1 também representam a nova maior goleada do Verdão no Allianz Parque, inaugurado em 2014, superando os 6 a 0 sobre o Universitário-PER, pela Libertadores de 2021, em 27 de maio daquele ano.

O outro recorde foi a maior goleada já aplicada como visitante pela Libertadores em sua própria história. Antes de a edição de 2022 se iniciar, a maior do Verdão já registrada fora de casa no Continental era de 4 a 0 sobre o Melgar-PER, em Arequipa, pela Libertadores de 2019 (no dia 25 de abril daquele ano). Porém, já em sua estreia na Libertadores 2022, o Verdão repetiu a maior goleada fora de casa, no dia 6 de abril, contra o Deportivo Táchira-VEN, em San Cristóbal, e fez mais: com nova goleada um mês depois, desta vez por 5 a 0 sobre o Independiente Petrolero-BOL (o mesmo que havia batido por 8 a 1 em casa), se isolou como o seu placar mais elástico como visitante – isso no dia 3 de maio, em Sucre (Bolívia).

TIME BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS NA LIBERTADORES

Com sua vitória mais recente na competição, por 5 a 0 sobre o Cerro Porteño-PAR, como mandante, o Palmeiras ampliou seu saldo na primeira colocação como o time brasileiro com mais triunfos na história da Libertadores: são 125, seguido pelo Grêmio, com 107.

> Como mandante, o Palmeiras também lidera o ranking entre os brasileiros, com 75 vitórias, seguido do São Paulo,com 72 triunfos em seus domínios pela competição.

> O Palmeiras é ainda o time brasileiro com mais vitórias como visitante na história da competição, com 48 triunfos contra 36 do Grêmio, segundo colocado. Nos últimos 27 compromissos como visitante, foram 20 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.

> O Verdão é também o clube brasileiro com mais gols como mandante, com 251 bolas na rede, seguido pelo São Paulo, com 206.

> Como visitante, o clube aparece novamente na liderança do ranking entre equipes do Brasil, com 171 tentos anotados, seguido pelo Grêmio, com 122.

*Os gols dos títulos das Libertadores de 2020 e de 2021 não entram na soma nem de mandante e nem de visitante porque foram anotados em campos neutros.

PALMEIRAS É O TIME BRASILEIRO COM MAIS EDIÇÕES DISPUTADAS NA LIBERTADORES

Em 2022, o Palmeiras chegou a sua 22ª participação na Libertadores e, com isso, se isolou como o clube brasileiro com mais edições disputadas, seguido do São Paulo e do Grêmio, que não disputam o Continental em 2022.

> O Verdão possui o maior número de jogos na história da Libertadores dentre os brasileiros na competição. O clube palmeirense acumula atualmente 219 partidas pelo torneio continental, tendo superado na edição de 2021 o Grêmio (207) e passado a ocupar, isoladamente e, agora, disparadamente, a liderança deste ranking.

> O Palmeiras disputa em 2022 a Libertadores pelo sétimo ano consecutivo, um recorde na história do clube – quando chegou a seis edições em 2021, aliás, já era algo inédito. Com as sete disputas consecutivas, inclusive, o Verdão se tornou recordista no quesito de edições seguidas dentre os brasileiros na história da Libertadores, e divide o posto com o São Paulo, que disputou sete ininterruptas entre 2004 e 2010.

PLACAR DE 8 A 1 ESTÁ ENTRE AS 10 MAIORES DA HISTÓRIA DA LIBERTADORES

Além de ser a nova maior goleada do Palmeiras pela Libertadores, o resultado também está entre as dez maiores vitórias da história da Libertadores de forma geral, na sexta posição, atrás só dos 8 a 0 do Blooming-BOL sobre o Deportivo Italia-VEN (1985), dos 8 a 0 do Santos diante do Bolivar-BOL (2012), dos 8 a 0 do River Plate-ARG sobre o Jorge Wilstermann-BOL (2017), de outro 8 a 0 do River, mas desta vez diante do Binacional-PER (2020); dos 9 a 1 do Peñarol-URU sobre o Everest de Guayaquil-EQU (1963), dos 9 a 1 do Santos ante o Cerro Porteño-PAR (1962); dos 11 a 2 do Peñarol-URU diante do Valencia-VEN (1970); e dos 9 a 0 do River Plate-ARG sobre o Universitário-PER (1970) e também 9 a 0 do Peñarol-URU sobre o The Strongest-BOL (1971).

PALMEIRAS É O 1º BRASILEIRO A FIGURAR EM UMA FINAL DE LIBERTADORES

> Em 1961, logo na segunda edição do torneio, o Palmeiras enfrentou o Peñarol-URU na grande decisão e ficou com o vice-campeonato.

> O Alviverde chegou à final também em 1968 (vice), 1999 (campeão), 2000 (vice), 2020 (campeão) e 2021.

BRASILEIRO COM MAIS TÍTULOS

Com a conquista do bicampeonato das edições de 2020 e de 2021 (seu tricampeonato no geral, pois a primeira conquista foi em 1999), o Palmeiras passou a ser, ao fim da edição de 2021, o Brasileiro com mais títulos do torneio, ao lado do Santos, do São Paulo e do Grêmio, todos com três conquistas.

BRASILEIRO COM MAIS FINAIS DISPUTADAS

O Palmeiras possui três títulos e três vices, portanto, seis finais disputadas e, desta forma, é, ao lado do São Paulo, o time com mais finais de Libertadores – o Verdão disputou as de 1961, 1968, 1999, 2000, 2020 e 2021.

2018: VITÓRIAS EM SEIS PAÍSES DIFERENTES EM UMA ÚNICA EDIÇÃO DE LIBERTADORES:

Em 2018, o time palmeirense alcançou uma façanha inédita dentre clubes brasileiros: venceu em seis países diferentes em uma mesma edição da mais importante competição das Américas, acumulando triunfos na Colômbia (contra o Junior Barranquilla), Argentina (Boca Juniors), Peru (Alianza Lima), Paraguai (Cerro Porteño), Chile (Colo Colo) e no próprio Brasil (Alianza Lima. Junior Barranquilla e Colo-Colo). Antes, o Verdão estava empatado com outros cinco times nacionais que já conseguiram vencer em cinco países diferentes na Libertadores. São eles: Cruzeiro (1976), Flamengo (1981), Vasco (2001), Santos (2007) e Grêmio (2009).

PRIMEIRO PAULISTA A DESPACHAR OS 3 RIVAIS DO ESTADO NA LIBERTADORES

A noite do dia 17 de agosto de 2021 foi inédita para os torcedores do Palmeiras. Depois de empatar com o São Paulo por 1 a 1 no estádio do Morumbi pelo jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores, o time comandado por Abel Ferreira teve uma atuação perfeita no Allianz Parque, venceu o rival por 3 a 0 e garantiu uma vaga na semifinal pelo segundo ano consecutivo. Com isso, o Alviverde quebrou um tabu, já que nunca havia eliminado o Tricolor em mata-mata de Libertadores, e ainda se tornou o primeiro clube paulista a superar os três rivais estaduais na história da competição (Corinthians, nas quartas de 1999 e nas semis de 2000, Santos na final de 2020 e São Paulo nas quartas de 2021).

ARTILHEIROS PALMEIRENSES NA LIBERTADORES

Atualmente, os palmeirenses Rafael Navarro e Rony são artilheiros da atual edição da Libertadores, ao lado do flamenguista Pedro e de Lucas Janson, do Vélez Sarsfield-ARG – todos com sete gols. Mas, ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um), e Borja (em 2018, com nove gols).

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 37’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 23’/2ºT); Dudu, Gustavo Scarpa e López (Rafael Navarro, aos 36’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Hulk (46’/1ºT) (1-0) e Murilo (contra) (1’/2ºT) (2-0); Murilo (14’/2ºT) (2-1) e Danilo (47’/2ºT) (2-2).