Pelo NBB, Palmeiras/Meltex conquista vitória espetacular sobre Mogi

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

No confronto entre dois grandes times, o Palmeiras/Meltex bateu o Mogi das Cruzes/Helbor por 98 x 91, na noite deste sábado (8), no Ginásio Palestra Italia. Para isso, no entanto, foram necessárias duas prorrogações, já que a partida terminou empatada em 71 pontos no tempo normal.

No primeiro tempo extra, o Verdão teve chances para matar o jogo, mas a boa defesa do time de Mogi se sobressaiu. Já no segundo, o armador argentino Maxi Stanic, o pivô Átila dos Santos e o armador Neto comandaram a equipe alviverde, que garantiu seu décimo triunfo no NBB 6.

O jogo teve ingredientes de emoção do início ao fim. Com uma equipe bem postada na defesa e eficiente no ataque, o Palmeiras/Meltex fez um grande primeiro quarto.

Inspirado, Maximiliano Stanic, que fez 15 pontos, pegou quatro rebotes e deu sete assistências, distribuiu o jogo com a categoria de sempre. Assim, o primeiro período terminou 23 x 19 para o Verdão.

No segundo quarto, o equilíbrio ficou evidente com as bolas de três do time do Mogi, mas com muita sabedoria e a entrada de Átila dos Santos, cestinha do confronto que anotou um double-double (25 pontos e 18 rebotes), o Palmeiras/Meltex conseguiu manter o ritmo.

Ainda no segundo quarto, Maxi Stanic atingiu sua média de assistências no torneio, seis, e ajudou o Verdão a aumentar a diferença no placar: 40 x 35.

No terceiro período, a vantagem alviverde aumentou, principalmente pelas atuações de Neto, Guto e Tiagão, que foram verdadeiros gigantes. Guto, calibrado, manteve a boa pontaria nas bolas de três. Tiagão deu combate como poucos, e Neto, com sua habilidade, aterrorizou a defesa mogiana. Além deles, o próprio Átila dos Santos fez pontos importantes, em jogadas trabalhadas e lances livres.

Numa bola de três de Guto, a diferença chegou a 12 pontos, 51 x 39, mas nos minutos finais o Mogi das Cruzes diminuiu e o terceiro quarto terminou com vitória palmeirense por 19 x 15 – nove pontos no geral, 59 x 50.

Foi no último quarto, no entanto, que a equipe visitante conseguiu se sobressair. Além de tirar a diferença de pontos, teve oportunidades para virar, esbarrando apenas na segura atuação da defesa alviverde.

Mesmo assim, o quarto período terminou com chance clara de vitória para o Palmeiras/Meltex, nas mãos de Tyrone Curnell, mas a bola não caiu e a partida terminou empatada, 71 x 71.

Na primeira prorrogação, muito equilíbrio e estudo por parte dos dois times. Após os cinco minutos, o placar ficou 83×83. O Mogi, pela primeira vez na partida, chegou a ficar em vantagem, mas novamente foi o Verdão, a 20 segundos do fim, que teve a chance da vitória. Guto e Stanic, porém, não conseguiram fazer os pontos e o jogo foi para mais uma prorrogação, se aproximando da partida mais longa da história do NBB, Palmeiras x Uberlândia, na edição passada do torneio, que terminou apenas após quatro prorrogações – também com vitória palmeirense.

Na segunda prorrogação, as orientações precisas ao time ficaram sob a responsabilidade do maestro Stanic – mesmo muito cansado, ele executou muito bem seu jogo-, e do também armador Neto, que fez cestas de dois e três pontos e não parou um minuto sequer, chegando a 19 pontos ao fim da partida.

No placar final, 98 x 91 para o alviverde imponente, que foi aplaudido de pé pela fanática torcida presente ao Ginásio Palestra Italia.

Os próximos compromissos da equipe no Novo Basquete Brasil 6 serão fora de casa, diante de Franca e Uberlândia, quinta (13) e sábado (15), respectivamente, em desafios importantíssimos para manter o Palmeiras/Meltex na briga pelos Playoffs.