Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Divulgação_Os mascotes do Verdão participaram de conteúdos exclusivos publicados nas redes sociais do clubeA delegação do Palmeiras ganhou dois importantes reforços na viagem para a América Central: o Periquito e o Porco Gobbato. Duas das principais atrações em jogos do clube como mandante, os mascotes do Verdão ultrapassaram as fronteiras do Brasil para acompanhar o time palestrino durante o período de treinamentos e amistosos no Panamá e na Costa Rica. E esta é apenas uma das ações que os personagens farão ao longo da temporada.

“Ativamos os mascotes com o intuito de trazer os torcedores para mais perto do Palmeiras e torná-los personagens da torcida. A gente vê o torcedor, principalmente o mais jovem, como um público potencial para isso. Por isso, queremos levar os mascotes para jogos dentro e fora de casa, além de viagens de intertemporada e pré-temporada”, explicou Roberto Trinas, diretor de marketing do Palmeiras.

A dupla inseparável também tem participado de conteúdos exclusivos divulgados pelas redes sociais do Palmeiras, tanto que ambos ganharam uma série especial para ser veiculada no IGTV (nova funcionalidade de vídeo do Instagram) e na TV Palmeiras/FAM. A produção mostra o cotidiano dos mascotes, desde interação com jogadores até eventos que fogem do futebol, como visitas aos pontos turísticos do Panamá e participação em um programa esportivo local.

Clique aqui, siga o perfil do Palmeiras no Instagram e confira todos os passos dos mascotes do Verdão!

“É um atrativo a mais para os torcedores em nossos canais de comunicação, tanto o Periquito quanto o Gobbato possuem uma aceitação muito grande nas redes sociais. Eles fazem parte de capítulos importantes da história do Palmeiras e temos de valorizá-los sempre”, completou Trinas.
[album]

Origem dos mascotes

Adotado ainda em 1917 pelos torcedores do Palestra Italia, quando o uniforme totalmente verde começou a ser utilizado, o Periquito ganhou a simpatia dos palestrinos porque existiam muitas aves da espécie nos bosques do Parque Antarctica. Os primeiros registros oficiais do mascote, no entanto, apareceram somente nos anos 40, logo após os incidentes que fizeram com que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial e o Palestra mudasse definitivamente o seu nome para Palmeiras. O Periquito ganhou força entre os torcedores e os jornalistas esportivos, tornando-se o único símbolo do clube durante várias décadas.

No fim de 2016, contudo, o Periquito ganhou um companheiro de forma oficial. Trinta anos após a torcida abraçar o porco como xodó, o time alviverde apresentou o Porco Gobbato. O nome do mascote faz referência a João Roberto Gobbato, diretor de marketing do Palmeiras na década de 80 e, à época, mentor da ideia de assumir o apelido pejorativo e transformá-lo em um mascote.

Desde a integração de Gobbato como mascote oficial, a dupla aparece com frequência nos confrontos realizados pelo Palmeiras dentro de casa, na personalização de produtos oficiais do Verdão e também em eventos organizados pela Academia Store, rede de lojas físicas do Alviverde.

A TV Palmeiras/FAM também acompanhou de perto o passeio do Periquito e do Gobbato pela América Central. Confira todos os vídeos na playlist a seguir: