Ponte Preta x Palmeiras: informações, curiosidades e retrospecto do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Ponte Preta x Palmeiras l Campeonato Paulista (5ª rodada)
Data e hora: 08/02/2020 l 19h30
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Transmissão: SporTV e Premiere (ambos para todo o Brasil)

O Palmeiras enfrenta a Ponte Preta neste sábado (08), às 19h30, em Campinas (SP), pela quinta rodada do Campeonato Paulista, em um duelo cujo rival traz boas lembranças ao clube e ao técnico Vanderlei Luxemburgo, já que o último título estadual conquistado pelo Verdão, em 2008, teve o time campineiro como adversário na final e Luxa no comando alviverde.

A preparação para a partida no estádio Moisés Lucarelli foi concluída na manhã desta sexta-feira (07), na Academia de Futebol, após uma semana completa de treinamentos (a primeira desde o início da Florida Cup).

Luxemburgo esboçou o provável time titular com Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Ramires, Zé Rafael e Lucas Lima; Willian, Luiz Adriano e Dudu. Durante a atividade tática, o treinador aprimorou, entre outros fundamentos, saídas de bola, transições e marcações. No fim, os atletas trabalharam ainda cruzamentos e finalizações.

O jogador Vitor Hugo durante treinamento na Academia de Futebol (Crédito: Cesar Greco)

SEGUNDO EM POSSE DE BOLA, VERDÃO É O TIME QUE MAIS FAZ GOLS E MAIS DRIBLA

O Palmeiras tem o melhor ataque do Campeonato Paulista com nove gols marcados (empatado com o Mirassol) e a segunda melhor defesa com apenas dois gols sofridos (atrás do Grêmio Novorizontino, que sofreu um gol) – o atacante Willian é o artilheiro do torneio, com quatro gols (ao lado de Boselli, do Corinthians, e de Felipe Ferreira, da Ferroviária).

Segundo o Footstats, o Verdão também é o maior driblador do torneio, com 49 dribles no total (média de 12,3 por partida) – Dudu lidera a lista entre os atletas de todas as equipes, com oito dribles certos (média de três por partida). O time alviverde é ainda o segundo que mais finaliza a gol (69 finalizações no total, média de 17,3) e tem o maior número de interceptações (16, média de 4 por jogo).

Com 2079 passes trocados, o Verdão é também a segunda melhor equipe em termos de toque de bola do Estadual. O time alviverde ainda mantém a posse da bola durante 56% do tempo, assim como o Santos na segunda posição – neste quesito, só perdem para o São Paulo, que tem 58%. Os dados estão atualizados até o término da quarta rodada.

Vanderlei Luxemburgo comandou o Palmeiras no Paulista de 2008 (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

ÚLTIMO TÍTULO PAULISTA TEVE LUXEMBURGO CONTRA A PONTE PRETA NA FINAL

A Ponte Preta traz boas lembranças ao Palmeiras e ao técnico Vanderlei Luxemburgo no Campeonato Paulista. O último título estadual do clube, conquistado em 2008 com Luxa no comando, teve o time campineiro como adversário na final. Após vencer por 1 a 0 o jogo de ida, no Moisés Lucarelli (gol de Kleber Gladiador), o Verdão faturou a taça com goleada por 5 a 0 na partida decisiva (um contra de Ricardo Conceição, um de Valdivia e três de Alex Mineiro).

O título também ficou marcado pela preleção histórica de Luxemburgo e pelo discurso do ex-goleiro Marcos antes de subirem ao gramado do Palestra Italia. O time terminou com o melhor ataque (45 gols), o artilheiro (Alex Mineiro, com 15 gols) e foi a campo na final com: Marcos (Diego Cavalieri); Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Valdivia, Diego Souza, Kleber Gladiador (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny). 

Atualmente em sua quinta passagem, Luxemburgo soma 380 partidas à frente do Palmeiras, acumulando 230 vitórias, 83 empates e 67 derrotas. Tetracampeão paulista pelo Alviverde (1993, 1994, 1996 e 2008), ele é o treinador que mais levantou canecos do Estadual pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Ambos também são os maiores campeões da história do clube, com sete títulos cada um (Luxa soma aos estaduais os Brasileiros de 1993 e 1994 e o Rio-São Paulo de 1993, enquanto Brandão levou os Brasileiros de 1969, 1972 e 1973).

ÚLTIMO PALMEIRAS X PONTE COM LUXEMBURGO FOI NO MOISÉS LUCARELLI 

O técnico Vanderlei Luxemburgo irá reencontrar a Ponte Preta pela primeira vez desde que retornou ao clube em 2020. O último duelo dele ante a equipe de Campinas foi em 2009: triunfo por 3 a 2 de virada, com três gols do atacante Lenny, no dia 01/02 daquele ano, pelo Campeonato Paulista.

RETROSPECTO GERAL CONTRA A PONTE PRETA TEM VANTAGEM ALVIVERDE

Adversários desde 1939, Palmeiras e Ponte Preta se enfrentaram 131 vezes na história. A vantagem é alviverde, com 66 triunfos, 32 empates e 33 derrotas (214 gols marcados e 138 gols sofridos). O primeiro duelo aconteceu em Campinas, em amistoso disputado no dia 05/11/1939, e terminou em goleada por 5 a 0 para o Palestra – os gols de Zalli (2), Echevarrieta (2) e Carnera. Já o embate mais recente foi pelo Paulista de 2019 e também terminou com vitória alviverde, mas por 1 a 0, no Allianz Parque (Raphael Veiga marcou para o Maior Campeão do Brasil).

Em jogos no Moisés Lucarelli, o retrospecto aponta maior equilíbrio. São 24 vitórias para o Verdão, 25 para a Macaca e outros 16 empates, em um total de 65 encontros (82 gols marcados e 89 sofridos). Ou seja: se vencer, o Palmeiras terá o mesmo número de triunfos que a Ponte na casa do rival. O último encontro no local terminou em empate sem gols, no dia 18/02/2018, pelo Campeonato Paulista.

No Campeonato Paulista, este será o jogo de número 90 entre as equipes. Nas 89 partidas já disputadas, a vantagem é amplamente favorável ao Verdão: 42 vitórias, 27 empates e 20 vitórias da Ponte Preta (139 gols pró e 93 gols contra).

NÚMEROS GERAIS NA TEMPORADA
J: 6
V: 3
E: 2
D: 1
GP: 11
GC: 3

NÚMEROS NO PAULISTA
J: 4
V: 2
E: 1
D: 1
GP: 9
GC: 2

NÚMEROS EM AMISTOSOS
J: 2
V: 1
E: 1
D: 0
GP: 2
GC: 1

Retrospecto geral no Campeonato Paulista:

2494 jogos, 1403 vitórias, 604 empates, 487 derrotas, 4972 gols marcados e 2615 gols sofridos

>>> Faltam 6 jogos para a marca de 2.500 partidas pelo Estadual e faltam 28 gols para a marca de 5.000 bolas na rede

WEVERTON: 3º MENOS VAZADO DA HISTÓRIA E CONTRATO RENOVADO ATÉ 2024

Na quinta-feira (06), Weverton renovou contrato com o Verdão (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

O goleiro Weverton ampliou na última quinta-feira (06) o seu contrato com o Maior Campeão do Brasil até dezembro de 2024 – o acordo antigo terminava no fim de 2022. Campeão do Campeonato Brasileiro em 2018, o camisa 21 soma 95 jogos com a camisa palestrina e não sofreu gols em 51 deles.

Além de protagonizar o título brasileiro de 2018, inclusive levando a Bola de Prata, o jogador completou nove jogos sem tomar gols durante a temporada da conquista do Nacional (884 minutos com acréscimos e 812 sem), alcançando a segunda melhor marca da história do clube, atrás apenas de Zetti, com 12 jogos (1.238 minutos sem acréscimos), em 1987. De quebra, tornou-se o primeiro acreano campeão na história do Brasileirão desde 1959.

O camisa 1 já soma seis partidas nesta temporada, sendo duas pela Florida Cup e quatro pelo Campeonato Paulista, e apenas três gols sofridos. Vazado 60 vezes em 95 partidas no total, Weverton ocupa a terceira colocação no ranking dos goleiros com menor média de gols sofridos na história do clube, com 0,63 por jogo, atrás apenas dos paraguaios Benítez, com 0,54 de média (13 vezes em 24 jogos), e Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos).

MARCOS ROCHA: VICE-LÍDER DO RANKING DE ASSISTÊNCIAS DO PAULISTA

Com duas assistências em 2020, o lateral-direito Marcos Rocha é o segundo maior garçom do Campeonato Paulista – Chico, do Mirassol, aparece em primeiro com três. O camisa 2 deu passes que resultaram em gols de Zé Rafael, contra o Ituano, e de Willian, contra o Oeste. Zé Rafael também tem duas assistências no ano, sendo uma no Paulista e outra na Florida Cup.

Vale lembrar que, em 2019, o lateral-direito havia sido o vice-assistente do elenco, com sete passes a gol, ao lado de Gustavo Scarpa – ambos ficaram atrás apenas de Dudu (líder disparado, com 18). Em 2018, também não ficou para trás no quesito: somou oito assistências, ficando na quarta posição (atrás de Willian, com nove, Lucas Lima, com 12, e Dudu, com 19).

Marcos Rocha foi titular em todos os jogos do Palmeiras na temporada e está perto da marca simbólica de 100 jogos pelo clube – tem 98, com cinco gols marcados. Segundo dados do Footstats, o camisa 2 também é o terceiro melhor em cruzamentos no estadual: ele tem oito cruzamentos certos (ou seja, quando a bola é cruzada e dominada pelo companheiro).

RAMIRES E ZÉ RAFAEL: PRESENTE EM TODAS AS PARTIDAS DO PALMEIRAS EM 2020

O volante Ramires participou de 100% das partidas do Verdão até agora no ano e fez diante do Red Bull Bragantino, no último domingo (02), seu segundo jogo atuando os 90 minutos em 2020. O meio-campista foi titular nos quatro duelos válidos pelo Campeonato Paulista e, no total, são seis jogos como titular pelo Verdão, somando também os confrontos com Goiás e Flamengo, pelo Brasileirão de 2019.

Já Zé Rafael, que também vem sendo utilizado como volante por Luxemburgo, foi titular apenas contra o Oeste, mas entrou no decorrer de todas as outras cinco partidas (Atlético Nacional-COL, New York City-EUA, Ituano, São Paulo e RB Bragantino).

Juntos, Ramires e Zé Rafael atuaram como titulares contra o Oeste. Diante do RB Bragantino, Zé entrou após o intervalo no lugar de Gabriel Menino para fazer dupla com Ramires.

Bruno Henrique marcou 28 gols com a camisa do Palmeiras (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

BRUNO HENRIQUE: 5º VOLANTE COM MAIS GOLS PELO VERDÃO NA HISTÓRIA

Recuperado da lesão no músculo adutor da coxa direita sofrida contra o New York City FC na Florida Cup, Bruno Henrique está novamente à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo. Autor de 28 gols em 145 partidas desde que chegou ao clube, em 2017, o jogador é o quinto volante com mais gols na história do Palmeiras.

O camisa 19 está atrás apenas de Dudu (29 gols nos anos 60 e 70), Magrão (29 tentos nos anos 2000), Marcos Assunção (31 gols entre 2010 e 2012) e Zequinha (41 gols nos anos 50 e 60). Quando o assunto se restringe às médias, Bruno Henrique salta para a segunda posição, atrás apenas de Marcos Assunção (média de um gol a cada 5,17 jogos, contra 4,67 de Assunção). 

Bruno também está a apenas um gol de entrar no top 100 dos palmeirenses que mais balançaram as redes pelo clube independentemente da posição. Atualmente, dividem a 100ª posição o meia Carlos Alberto Seixas e o atacante Enéas, além dos volantes Dudu e Magrão.

#CRIASDAACADEMIA: GABRIEL MENINO ATUOU EM CINCO DOS SEIS JOGOS NO ANO

O volante Gabriel Menino estreou no Profissional entrando no segundo tempo contra o Atlético Nacional-COL, pela Florida Cup, em janeiro, depois foi titular diante do NY City-EUA, ainda pelo torneio norte-americano, e se manteve entre os 11 contra o Ituano, o São Paulo e o Red Bull Bragantino – ficou no banco apenas contra o Oeste.

O atacante Wesley, por sua vez, entrou durante as partidas contra o Atlético Nacional-COL e o NY City-EUA, estreou no Paulista contra o Oeste (quando deu a assistência para o primeiro gol de William no jogo) e foi titular contra o Red Bull Bragantino, na última rodada.

Destaque da base e efetivado no elenco profissional no fim de 2019, Gabriel Veron, de 17 anos, fez seu debute como titular do Palmeiras diante do São Paulo, na segunda rodada, e permaneceu entre os 11 no jogo contra o Oeste. O atacante fez sua estreia pelo Verdão em 28/11/2019, contra o Fluminense, e, até o duelo com o São Paulo, havia atuado mais cinco vezes, todas entrando no segundo tempo (contra Goiás e Cruzeiro, pelo Brasileirão, contra o Atlético Nacional-COL e o New York City-EUA, pela Florida Cup, e diante do Ituano). O camisa 47 tem dois gols marcados, ambos contra o Goiás.

As Crias da Academia ganharam espaço no elenco alviverde nesta temporada (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

DONO DE VÁRIAS MARCAS, DUDU SE APROXIMA DO JOGO 300 PELO PALMEIRAS

Dono de uma série de recordes, Dudu chegou a 298 jogos pelo Verdão contra o RB Bragantino. No Palmeiras desde 2015, o camisa 7 igualou o volante Pires – que defendeu o Verdão nos anos 70 e 80 – e saltou da 34ª para a 33ª posição na lista dos atletas que mais jogaram na história do Palmeiras. Os próximos alvos a serem alcançados neste quesito são Carnera (anos 30) e Rosemiro (anos 70 e 80), empatados com 302 jogos na 31ª posição.

O atacante também é o jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras no Século 21 – está atrás apenas do goleiro Marcos, que disputou 392 partidas desde 2001. Se considerarmos a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, Dudu, com suas 170 vitórias, ocupa a 31ª posição – César Maluco é o 30º colocado, com 171 triunfos. Este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos entre os anos 60 e 70.

Dudu também marcou o gol palmeirense diante do Red Bull Bragantino e tem agora 69 bolas na rede pela equipe. A marca lhe garante o posto de maior artilheiro isolado do Verdão neste século – seguido de Vágner Love (54), Willian Bigode (43) e Valdivia (41). Dudu é também o 32º colocado na lista dos maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos (neste ranking, o próximo alvo é o ponta-esquerda Nei, com 71 gols nos anos 70 – o líder é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931).

O jogador Dudu e os preparadores físicos Marco Aurélio e Thiago Maldonado (da direita para a esquerda) durante treinamento na Academia de Futebol (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

WILLIAN: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NA TEMPORADA 2020 COM CINCO GOLS

Titular diante do Oeste (quando anotou seu primeiro hat-trick pelo Palmeiras e alcançou a terceira posição no ranking dos artilheiros do Verdão no século com 43 gols, superando Valdivia, com 41, e ficando atrás apenas de Vagner Love, com 54, e Dudu, com 69), Willian entrou no decorrer dos outros cinco jogos do Verdão no ano (e anotou também contra o NY City-EUA e o Ituano). 

No Verdão desde 2017, Willian foi o artilheiro da equipe em sua temporada de estreia com 17 bolas na rede (uma a mais do que Dudu) e o vice-artilheiro em 2018 com outros 17 tentos (três a menos do que Borja). Em 2019, Willian ficou afastado durante todo o primeiro semestre devido a uma cirurgia no joelho direito e balanços as redes quatro vezes.

Dados do elenco

Atletas com mais jogos disputados: Weverton, Goméz, Marcos Rocha, Victor Luis, Ramires, Lucas Lima, Zé Rafael e Willian (6).

Gols marcados: Willian (5); Lucas Lima (2); Dudu, Marcos Rocha, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (1).

Assistências: Zé Rafael e Marcos Rocha (2), Dudu, Wesley e Lucas Lima