Por 2 a 0, Palmeiras bate Botafogo-PB e garante classificação com autoridade

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Com gols de Yan e Gabriel Furtado, o Palmeiras venceu o Botafogo-PB pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior por 2 a 0 em partida de caráter eliminatório, na tarde desta sexta-feira (12), no Joaquinzão, em Taubaté (SP). O resultado rendeu ao Alviverde a classificação para a próxima fase, na qual irá encarar, no próximo domingo (14) o Taubaté, que se classificou vencendo o Bahia.

>>> Clique aqui e confira a galeria completa do duelo

Invicto na Copinha, agora com quatro vitórias e um empate, o Palmeiras busca o título inédito da mais tradicional competição de base do país. Além deste triunfo contra a equipe paraibana, o Verdão já havia estreado com vitória na primeira fase, por 3 a 0, contra o Luverdense, e na sequência goleado o Moto Club-MT, por 5 a 0, além de ter, empatado com o Taubaté na derradeira partida da etapa inicial do torneio.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O atacante Yan (à dir.) marcou o primeiro gol do Verdão contra o Botafogo-PB

Um dos grandes destaques do jogo foi o atacante Papagaio, que entrou no segundo tempo e, apesar de não ter feito gol, articulou grandes jogadas e infernizou a defesa adversária. Além de Papagaio, também estiveram em evidência ao longo desta Copinha os jogadores Aldo e Fernando, artilheiros do time na competição, com três gols cada. Os outros tentos no torneio foram assinalados por Matheus Neris, Jhonny, Alan, Yan e Gabriel Furtado (um gol cada).

Palco da partida que classificou o Verdão da segunda para a terceira fase do torneio, a cidade de Taubaté já havia sediado o Palmeiras em uma Copinha no ano de 2007. Além disso, em 2003, ano do último vice-campeonato do Verdão, o time disputou dois jogos na cidade: venceu o próprio Taubaté nas oitavas de final, nos pênaltis (4 a 3), e superou o Vitória nas quartas de final (3 a 2).

A boa atuação do Palmeiras na Copinha 2018 tem explicação: o time vem embalado da conquista do Campeonato Paulista Sub-20 no final da última temporada, com uma campanha avassaladora (23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos, além do melhor ataque e defesa menos vazada – 75 gols marcados e 19 sofridos).

O sucesso da base palmeirense na temporada de 2017, inclusive, não se restringe ao time Sub-20. O ano passado pode ser considerado mágico na história do Verdão, já que o clube teve, pela primeira vez, as cinco categorias na decisão do Campeonato Paulista (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20). Além disso, o Alviverde ainda conquistou a Copa do Brasil Sub-17 (principal torneio nacional da categoria).

O jogo

Ao contrário dos três jogos anteriores disputados na competição, o Palmeiras jogou à tarde – a partida teve início às 15h (todas as outras anteriores foram noturnas). O Alviverde aproveitou a vantagem de conhecer e de estar mais adaptado ao gramado, já que nos duelos anteriores atuou justamente nesse campo.

A partida começou com as duas equipes cautelosas, valorizando a posse de bola e desenvolvendo jogadas em erros do adversário. Aos poucos, o Verdão passou a mandar na partida (sobretudo na primeira metade da etapa inicial), chegando com mais perigo.

A jogada mais polêmica do primeiro tempo ficou por conta de um suposto pênalti não marcado. Em uma troca de passes envolvendo do o ataque alviverde, aos 20 minutos, o atacante Léo Passos recebeu a bola na área e fui derrubado pelas costas! O árbitro, porém, mandou o jogo seguir, para a revolta dos jogadores que estavam no lance e da torcida.

O primeiro tempo também ficou marcado por boas tentativas de Aldo, Johnny e Fernando, que assustaram a defesa adversária em lances distintos. Mas a jogada que fez a diferença para o Verdão no primeiro tempo não foi de ataque. O goleiro Anderson fez uma defesa milagrosa aos 32, quando o botafoguense Júnior chutou forte, de pé direito, quase à queima-roupa. O camisa 1, portanto, salvou o Verdão e garantiu que o primeiro tempo terminasse sem gols.

Com Alan no lugar de Matheus Neris e Papagaio substituindo Leo Passos, o Palmeiras voltou renovado e mais agressivo para o segundo tempo. Em uma das primeiras tentativas, logo aos sete minutos da segunda etapa, o Alviverde encontrou o gol com Yan, após bela jogada de Papagaio pela esquerda. (Palmeiras 1×0 Botafogo-PB)

Após sair na frente, o Palmeiras passou a administrar o placar. Dando continuidade na estratégia tática do jogo, o técnico Wesley Carvalho voltou a mexer no time, desta vez, aos 14 minutos, colocando o volante Gabriel Furtado no lugar de Maílton.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Gabriel Furtado (apontando para o céu) fechou o placar marcando o segundoApesar de valorizar o resultado e manter a posse de bola, o Palmeiras não deixou de atacar o rival, e chegou a articular lances de perigo, como aos 19, com Alan, cortando e chutando forte,  e aos 32, com Fernando chutando de perto e levando perigo.

Passadas algumas tentativas de vazar e defesa adversária, o Palmeiras finalmente conseguiu ampliar o resultado, aos 34, chegando ao segundo gol com Gabriel Furtado, que aproveitou cruzamento de Yan e subiu para balançar as redes de cabeça. (Palmeiras 2×0 Botafogo-PB)

Com bastante segurança, o Verdão soube cadenciar o ritmo de jogo até o apito final – não sem antes o técnico Wesley Carvalho, aos 45, trocar Fernando por Adryelson (as outras substituições já haviam acontecido aos 31 minutos, com Juninho no lugar de Aldo e Matheus Bahia no lugar de Luan, totalizando as seis trocas permitidas pelo regulamento da Copinha).

Palmeiras: Anderson; Maílton (Gabriel Furtado, 14’ do 2º), Pablo, Iago, Matheus Neris (Alan, intervalo) e Luan (Matheus Bahia, 31’ do 2º); Fernando, Johnny, Léo Passos (Papagaio, intervalo), Aldo (Juninho, 31’ do 2ºT) e Yan. Técnico: Wesley Carvalho.

Gols: Yan (7' do 2ºT) e Gabriel Furtado (37' do 2ºT)

A TV PALMEIRAS/FAM SEPAROU O LANCE DOS GOLS. CONFIRA:

A TV PALMEIRAS/FAM TAMBÉM FALOU COM GABRIEL FURTADO, QUE MANDOU RECADO: