Prass entra para Top 10 de palmeirenses com mais jogos em Brasileiros neste século

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Prass disputou seu 71º jogo no Brasileirão pelo Palmeiras neste domingo (04)

Ao ter entrado em campo na partida diante do Atlético-MG, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o goleiro Fernando Prass alcançou mais uma marca em sua carreira: com 71 jogos no torneio nacional, ele igualou Kleber Gladiador e entrou para a lista dos jogadores que mais atuaram na competição no século XXI – o ex-goleiro Marcos encabeça este ranking, com 203 atuações.

“Fico feliz em saber que estou marcado nesta história gigante de um clube centenário. O mais importante é poder atingir estas marcas e ajudar o clube. Por isso trabalhamos duro no dia a dia para que o rendimento possa ser sempre o melhor possível para que, assim, fatos como este possam se repetir cada vez mais em minha trajetória”, declarou o arqueiro alviverde.

Apesar de ocupar a décima colocação dessa tabela, Prass fica ainda mais bem colocado quando o assunto se restringe a goleiros: é o terceiro da história do Palmeiras com mais atuações em Campeonatos Brasileiros neste século (neste quesito, só perde para Sérgio, 88, e Marcos, 168).

“Quando cheguei aqui, eu não esperava que fosse entrar para este hall de personalidades. Me orgulho de ter o reconhecimento do torcedor e, principalmente, por ser querido e saber que estarei marcado por muito tempo”, encerrou Fernando Prass.

Os números impressionam. Com 225 jogos e 124 vitórias no retrospecto geral, o gaúcho é oitavo da lista dos goleiros que mais jogaram, e também o oitavo do ranking dos que mais acumularam triunfos pelo Verdão em todos os tempos. Com 66 jogos no Allianz Parque, o atual arqueiro palestrino também é o oitavo da lista de guarda-metas que mais envergaram a camisa do Palmeiras no estádio – este é outro recorde que do qual o ex-goleiro Marcos é detentor (possui 211 atuações na casa palmeirense).

Recentemente, o camisa 1 havia estabelecido outra marca curiosa ao superar o ex-goleiro Leão. Com 18 partidas na Libertadores desde a vitória por 3 a 1 contra o Tucumán-ARG, no Allianz Parque, o Prass se tornou, de forma isolada, o segundo goleiro alviverde que mais entrou em campo pela competição continental: só perde para Marcos, que possui 57 atuações na história do torneio continental.