Prass estreia ‘Resenha da Academia’ e divide experiências com atletas da base

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Primeiro atleta convidado a participar do “Resenha da Academia”, o goleiro Fernando Prass começou com o pé direito a série de palestras ministradas pelos jogadores do clube aos atletas das categorias de base nesta segunda-feira (23). Por cerca de uma hora, o camisa 1 do Verdão discursou para jovens do Sub-15 ao Sub-17 sobre temas como início no futebol, transição para o profissional, cuidados com o corpo, lesões e orgulho de estar no Palmeiras, entre outros.

“Sempre treinei para mim, nunca para provar a ninguém que queria ser o melhor. Sempre quis provar isso para mim. Você não pode fazer nada pela metade: ou se diverte por completo, ou trabalha por completo. Se quiser fazer os dois, não vai fazer nenhum bem. Você sempre tem de trabalhar para ser o melhor, em qualquer profissão. Sempre puis na minha cabeça que iria trabalhar para ser o melhor, para não ter arrependimentos depois”, declarou Fernando Prass.

O evento foi realizado no prédio administrativo da sede social do Verdão, ao lado do Allianz Parque, e tem o principal intuito de unir ainda mais o Profissional à base, além de passar um pouco da experiência dos profissionais a jovens que sonham chegar ao topo. O evento foi idealizado pelo gerente de futebol, Cícero Souza, em parceria com o Centro de Formação de Atletas, e deve se repetir uma vez por mês com diferentes atletas e diferentes histórias a serem contadas.

“Vocês estão em um clube maravilhoso, um passo a frente de muitos que estão em clubes menores ou batalhando para chegar a algum. Aproveitem isso, usem tudo que o clube pode te oferecer. A somatória de todos esses detalhes pode fazer a diferença para chegar ou não. E independente disso, a vida não acaba no futebol. É uma peneira, e há vida fora do futebol. Os estudos são importantes até dentro de campo, porque um jogador mais inteligente tem percepções melhores no meio do jogo”, disse o experiente goleiro, de 36 anos de idade.

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação _ O arqueiro compartilhou com os atletas da base alviverde suas histórias no futebol

Além de detalhar a carreira – que teve início no Grêmio, aos 11 anos –, Fernando Prass discorreu sobre as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, diferenças entre clubes grandes e pequenos, cuidados com imprensa e redes sociais, relação com empresários, distância da família, entre outros. Além disso, respondeu a algumas perguntas dos atletas e ressaltou que, sem esforço, entrega e dedicação, nenhum jogador consegue chegar e ficar entre os melhores.

“Você deve traçar seus objetivos se quer ser um jogador de topo. Isso te ajuda a ter mais claro na sua mente o que precisa fazer para chegar lá. Vocês estão em um clube com uma estrutura fantástica, profissionais capacitados. Aqui, é o topo da pirâmide, e é muito difícil manter-se, pois são diversos obstáculos e escolhas que devem ser feitas. Mais difícil ainda é chegar ao Profissional e jogar. Cabe a vocês aproveitaram essa vantagem de estar no Palmeiras. Quando tiver uma oportunidade, agarre”, finalizou o goleiro, com passagem por sete clubes.

Ao término da atividade, o goleiro ainda foi presenteado com um certificado em nome dos atletas, comissões técnicas e diretoria do Centro de Formação de Atletas. Depois, tirou fotos com os jovens da base do Verdão. “Para nós da base é importantíssimo esse convívio. O futuro de vocês não está longe, é amanhã. Se vocês escolheram essa profissão, devem deixar algumas coisas de lado para crescer. Agradeço muito ao Prass em nome dos diretores Marcelo Dedeschi e Roberto Specht”, disse o coordenador geral da base alviverde, Erasmo Damiani. 

Clique aqui e veja a galeria de fotos do bate-papo com o goleiro do Verdão!

Confira…