Preparador físico alviverde fala sobre planejamento para 2013
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Preparador físico do Palmeiras junto com a chegada do técnico Gilson Kleina, Fabiano Xhá falou em entrevista para o site oficial como é feito o planejamento visando o início da temporada, dos poucos dias de preparação para a estreia do Campeonato Paulista e da cartilha que é passada aos atletas durante o período de férias.
Site Palmeiras – Existe algum tipo de cartilha que é passada aos atletas durante o período das férias?
Xhá – Fizemos uma programação para os atletas dividida em quatro semanas. Na primeira semana de dezembro a carga fica bem menor e a intenção é de eles descansarem. Na segunda e terceira semana, pedimos para fazerem um trabalho de força. E na quarta semana, que já é um período de festas, quando se come mais, pedimos para eles trabalharem a parte aeróbica.
Site Palmeiras – Provavelmente temos jogadores que ganham peso com mais facilidade. Para esses jogadores, existe uma recomendação maior?
Xhá – Sim. Acompanhamos o peso de quando eles saíram e indicamos o que é o ideal para o retorno, até para facilitar a pré-temporada para eles. Não é uma obrigatoriedade, mas o ideal é eles terem essa conscientização para voltarem próximos do ideal. Isso facilita tanto para o clube quanto para eles.
Site Palmeiras – Como será o início dos trabalhos na pré-temporada. Já teremos treinos com bola?
Xhá – Os primeiros três, quatro dias serão de testes físicos, musculares e cardíacos. Mapearemos todos os atletas para depois ter uma base de como faremos a carga de treinos. Após esses testes, iniciaremos as atividades físicas, mas provavelmente no sexto dia de treinos já trabalharemos com bola. Não dá para ficar muito tempo longe, até em razão do pouco tempo de preparação.
Site Palmeiras – Qual a importância de começar a treinar com bola desde o início?
Xhá – Temos pouco tempo de preparação, não chega nem a 20 dias. O ideal são 30 ou 40 dias de preparação, mas como sabemos que é impossível, temos que trabalhar desta maneira e controlar a carga de treinos. Vamos introduzir as atividades com bola para o atleta já se adaptar a resistência específica do futebol.
Site Palmeiras – Como é integrado o trabalho da fisiologia e da nutrição na preparação física?
Xhá – Todos individualizam o trabalho, jogador por jogador. A parte física e técnica precisa ser equilibrada, e para isso utilizamos a fisiologia, com testes feitos quase que diários indicando como estão os jogadores após um trabalho mais intenso. Também conversamos com a nutrição, se vai utilizar um número maior de suplementos dependendo da carga de treinamentos.
Site Palmeiras – Explique ao torcedor os motivos de o Palmeiras ter tido tantas lesões na reta final do Campeonato Brasileiro.
Xhá – O ano foi muito cheio, muitos jogos, e os atletas chegaram ao limite. Acaba sendo normal. O que não é normal é que tivemos lesões diferentes. Foram duas lesões deombro em menos de 15 dias, algo raro de acontecer. Tivemos lesões de joelho, tornozelo e algumas musculares. Nossa objetivo é fazer uma base boa no início da temporada e elevar o nível de força. Assim, os atletas poderão aguentar o máximo possível a temporada sem que tenham lesões.