Preparadores de goleiros da base participam de congresso internacional na Europa
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
Referência na formação de arqueiros no futebol brasileiro, a Academia de Goleiros do Palmeiras marcou presença no 3º Congresso Internacional da Preparação de Goleiros, realizado no FC do Porto, em Portugal, na última semana. Participaram pelo Verdão os preparadores Rodrigo Souza e César Del Roy, que atuam como treinadores de goleiros nas categorias de base do clube.
No Congresso, os representantes do Palmeiras puderam acompanhar apresentações teóricas e práticas de grandes nomes da preparação e ex-goleiros, como Peter Shilton – um dos maiores arqueiros da história do futebol inglês –, Thierry Barnerat, instrutor da FIFA, Amália Revuelta, psicóloga do esporte, Hugo Oliveira, do Benfica, entre outros.
Também participaram do congresso treinadores de goleiros das equipes do Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund, da Alemanha, Besiktas, da Turquia, Panathinaikos, da Grécia, Swansea City, do Reino Unido, Rio Ave, de Portugal, e Cruzeiro. O intuito da participação dos palmeirenses era o de ter contato com novas técnicas e teorias, aplicando o conhecimento com os atletas do Verdão.
Referência na formação
Em março, o Palmeiras exportou conhecimento para futuros treinadores e profissionais envolvidos na área. Através do 1º Circuito de Formação e Preparação de Goleiros, realizado na Academia de Futebol, quatro preparadores do clube ministraram palestras e aulas práticas com intuito de formar novos profissionais da área e buscar aperfeiçoamento pela discussão de novas experiências. O evento teve a inscrição de 40 alunos e a presença de Zetti, formado no Palestra.