Departamento de Comunicação

Um evento emocionante realizado no último sábado (06) reforçou a ligação histórica existente entre Palmeiras e Pro Vercelli, equipe que inspirou a fundação do Palestra Italia e atualmente disputa a Série C do Campeonato Italiano. Foi um dia de diversas atividades com dirigentes e torcedores na pequena cidade de Vercelli, situada na região de Piemonte, norte da Itália. Os ídolos palmeirenses Evair e Mazzola foram as presenças ilustres na confraternização.

Franco Smerieri, presidente de honra da Pro Vercelli, Marcelo Solarino, diretor de Relações Externas do Palmeiras, e os ídolos Evair e Mazzola participaram da confraternização em Vercelli, na Itália (Foto: Facebook F.C. Pro Vercelli 1892)

Marcelo Solarino, diretor de Relações Externas do Verdão, foi recebido pelo presidente de honra da Pro Vercelli, Franco Smerieri, a quem entregou uma carta oficial de amizade assinada também pelo diretor do Acervo Histórico do Palmeiras, José Ezequiel Filho, e pela presidente Leila Pereira. Coletivos de palmeirenses de diferentes partes da Europa pintaram de verde e branco o estádio Silvio Piola, palco de discursos de homenagens e partidas amistosas entre torcedores dos dois clubes.

Fundada em 1892, a Pro Vercelli é até hoje o quinto maior campeão italiano com sete títulos nacionais (1908, 1909, 1910–11, 1911–12, 1912–13, 1920–21 e 1921–22), ao lado de Bologna e Torino e atrás apenas de Juventus (36), Internazionale (19), Milan (19) e Genoa (9). Em agosto de 1914, Pro Vercelli e Torino excursionaram pelo Brasil e estimularam a numerosa colônia italiana de São Paulo a fundar um clube para representá-la: surgia, ao final daquele mesmo mês, o Palestra Italia, renomeado Palmeiras em 1942, durante as perseguições da Segunda Guerra Mundial, e atualmente o Maior Campeão do Brasil.

Coletivos de palmeirenses participaram de homenagens e partidas amistosas (Foto: Facebook F.C. Pro Vercelli 1892)

“A Pro Vercelli é como se fosse uma equipe mãe para nós”, comentou Marcelo Solarino. “Que possamos, gradativamente, desenvolver o relacionamento com este clube. É algo que nos interessa, que interessa a eles, e vejamos o que podemos fazer juntos no futuro”, completou o dirigente alviverde, acompanhado de Mazzola, revelado pelo Palmeiras e campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958, além de uma carreira de destaque no Milan-ITA, no Napoli-ITA e na Juventus-ITA, e de Evair, oitavo maior artilheiro da história do Verdão e ídolo também da Atalanta-ITA.