Quarteto palmeirense estreia no Brasileiro Sub-15 pela Seleção Paulista

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Quatro peças do basquete palmeirense representarão a Seleção Paulista Sub-15 no Campeonato Brasileiro Masculino, que se inicia neste sábado (02) e termina no próximo dia 09, na cidade mineira de Poços de Caldas. O técnico Willians Manzini e os jogadores Yago Mateus, Wayk Gabriel e André Ballas – campeões na base verde e branca – estreiam com a equipe de São Paulo contra Pernambuco na manhã de domingo (03), no ginásio da ADC Alcoa Poços, em busca do segundo título consecutivo para o Estado. Até a próxima quinta (07), a equipe fará os quatro jogos da primeira fase.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Juntos no Verdão desde 2012, Wayk, André, Yago e Willians defenderão a Seleção Paulista no Brasileiro Sub-15

O conjunto paulista foi campeão brasileiro invicto no ano passado, em Joinville (SC), já sob o comando do palestrino Willians Manzini, que aposta na experiência dos garotos convocados para o bi. “Vai ser um campeonato equilibrado. A equipe de São Paulo tem como característica a velocidade, e o objetivo é uni-la com a técnica para superarmos os adversários. Nossos jogadores são experientes, já jogaram diversas finais e todos são titulares em suas equipes. Esse será o nosso grande diferencial”, disse o treinador do sub-15 e do sub-14 alviverdes ao Site Oficial do Palmeiras.

O palmeirense Yago Mateus também esteve na conquista de 2013 – ao lado de outros três atletas do Verdão – e foi líder e cestinha do time com 97 pontos em seis jogos. “Eu vou tentar mostrar para a equipe que sempre será difícil, independentemente do adversário que vamos enfrentar. E nós sempre teremos que entrar com garra e vontade e até dar o exemplo para as outras Seleções de como trabalhamos. São Paulo sempre foi campeão, e é isso o que buscaremos”, projetou o armador.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Willians comandou os garotos em títulos no Palmeiras e tentará o bi de São PauloO quarteto está acostumado a erguer troféus pelo Alviverde: juntos, os quatro componentes ganharam o Campeonato da Grande São Paulo e o Estadual em 2012 (sub-13) e em 2013 (sub-15 e sub-14 – deste, Mazini era auxiliar técnico). “Eu estou bem confiante e mais à vontade por estar junto deles. A gente joga junto há dois, três anos, e isso pode facilitar para sermos campeões”, comentou o ala Wayk, que vive a sua primeira convocação. Também estreante na Seleção, o ala-pivô André tem o mesmo otimismo. “Nós estamos juntos do sub-13 até hoje, e essa união vai ser boa para essa competição como sempre foi”.

O Brasileiro Sub-15 Masculino da primeira divisão é composto por dois grupos de cinco equipes, que se enfrentam em turno único na fase inicial. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, e os demais fazem as eliminatórias para definir as demais colocações e os três rebaixados. Na Chave A, além de Pernambuco, a Seleção Paulista joga contra Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os jogos da divisão principal acontecerão no ginásio da ADC Alcoa Poços, que fica na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 1500, no bairro Dom Bosco. Para acompanhar os resultados do campeonato, acesse o site da Confederação Brasileira de Basketball.

Confira os primeiros jogos da Seleção Paulista Sub-15 no Campeonato Brasileiro:

Jogo 1: 03/08 – 11h – Pernambuco x São Paulo
Jogo 2: 04/08 – 11h – São Paulo x Espírito do Santo
Jogo 3: 05/08 – 11h – Rio de Janeiro x São Paulo
Jogo 4: 07/08 – 17h – Minas Gerais x São Paulo

[album]