Departamento de Comunicação

Cinco atletas da base alviverde se sagraram campeões do Torneio de Montaigu, na França, pela Seleção Brasileira Sub-17. Em final disputada nesta segunda-feira (18), o Brasil venceu a Argentina por 2 a 1, com gols dos palmeirenses Endrick e Luis Guilherme, e faturou o título que não vinha desde 1984.

Dos 11 titulares da equipe na decisão, quatro são Crias da Academia: o goleiro Cesar, os meio-campistas Figueiredo e Luis Guilherme e o atacante Endrick. O zagueiro Fellipe Jack, que esteve à disposição entre os suplentes, completa o quinteto palestrino de sucesso na França. Lucas Andrade, treinador do Sub-18 alviverde, também esteve na competição como auxiliar do treinador Phelipe Leal.

De pênalti, Luis Guilherme marcou o gol do título da Seleção Sub-17 (Foto: Leonardo Benhossi)

A campanha brasileira teve início com goleada por 4 a 0 diante do México, com gols alviverdes marcados por Endrick e Figueiredo. Diante da Holanda, empate por 2 a 2, com mais duas bolas na rede de Endrick. Já no fim da primeira fase, goleada por 3 a 0 contra a Inglaterra, com dois tentos de Luis Guilherme e um de Endrick.

Portanto, dos 11 gols do Brasil no Torneio de Montaigu, nove foram marcados pelos atletas da base alviverde. Endrick, com cinco bolas na rede, lidera a lista, seguido por Luis Guilherme (três) e Figueiredo (um).

Com gol em todos os jogos, Endrick foi o artilheiro do Torneio de Montaigu com cinco bolas na rede e ganhou o prêmio de melhor atleta da competição (Foto: Leonardo Benhossi)

O Brasil não chegava à final do Torneio de Montaigu desde 2018, quando Paulo Victor Gomes, atual treinador do time Sub-20 alviverde, comandava a Seleção Brasileira Sub-17. A competição não foi realizada em 2020 e 2021 e voltou a ser disputada somente em 2022 por conta da pandemia da covid-19.

Eis a premiada Seleção Brasileira Sub-17 palmeirense! (Foto: Divulgação)

Verdão é recordista em número de convocados há seis anos

O Palmeiras iniciou a temporada 2022 com 10 Crias da Academia convocadas para as seleções de base do Brasil, sendo duas para a equipe Sub-20 e oito para o time Sub-17. A marca mostra a sina alviverde em ceder talentos para a Amarelinha em recorde que se mantém vivo pelo sexto ano seguido.

Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total. Em 2018, o número foi ampliado para 29. Já em 2019, 17 atletas estiveram com a Amarelinha. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 e 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.

Neste ano, a lista dos 10 palmeirenses convocados da temporada é composta por Kaique (goleiro) e Giovani (atacante), ambos da equipe Sub-20, e pelos garotos Cesar (goleiro), Fellipe Jack (zagueiro), Vitor Reis (zagueiro), Inácio (lateral-esquerdo), Kauan Firmo (lateral-direito), Figueiredo (meio-campista), Luis Guilherme (meio-campista) e Endrick (atacante), todos do Sub-17. Além deles, o atacante Tiago “Canadá” Coimbra, do time Sub-20 palestrino, foi chamado para disputar amistosos com a seleção canadense da categoria.

O goleiro Cesar foi um dos principais jogadores na final contra a Argentina com intervenções cruciais principalmente na etapa final do jogo (Foto: Flash’Line)