Recuperado, Marcos Rocha volta ao time e completa 100 jogos pelo Palmeiras

Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Marcos Rocha completou 100 jogos pelo Palmeiras no duelo deste sábado (07) com a Ferroviária (Cesar Greco/Palmeiras)

Fora do time nos últimos quatro jogos, o camisa 2 voltou de lesão e completou a sua 100ª partida pelo clube com o empate por 1 a 1 contra a Ferroviária, no Allianz Parque. O jogador vem sendo destaque em vários fundamentos, como, por exemplo, os desarmes, os cruzamentos, as interceptações e as assistências.

No quesito cruzamentos, por exemplo, Marcos Rocha é o número 1 do Paulistão dentre os jogadores do elenco palmeirense: foram 22 ao todo antes de entrar em campo na partida de hoje, contra a Ferroviária.

E nas assistências, o camisa 2 é o 3º do Estadual no geral (sendo o 1º dentre os laterais), com dois passes a gol assistências, atrás apenas de Chico, meio-campista do Mirassol, e Vitor Bueno, meio-campista do São Paulo, ambos com três. Vale lembrar que, em 2019, o lateral-direito já havia sido o vice-assistente do elenco, com sete passes a gol, ao lado de Gustavo Scarpa – ambos ficaram atrás apenas de Dudu (líder disparado, com 18). Em 2018, também não ficou pra trás no quesito: somou oito assistências, ficando na quarta posição (atrás apenas de Willian, com nove, Lucas Lima, com 12, e de Dudu, com 19).

Já no que diz respeito aos desarmes, Rocha fechou o Brasileirão de 2019 como o atleta que mais atravancou jogadas rivais ao longo do campeonato nacional, com 103 desarmes, enquanto o ala-esquerdo Diogo Barbosa aparece na 3ª posição com 80, isolado. Gregore, volante do Bahia, ficou na 2ª colocação do ranking, com 102 lances coibidos.

Além dos desarmes, dos cruzamentos, das interceptações e das assistências, Marcos Rocha detém outra estatística que corrobora a seu favor: desde que chegou ao clube, o camisa 2 nunca passou sequer uma temporada em branco. Em 2018, fez um gol nos 45 jogos disputados; em 2019, balançou as redes três vezes nas 47 partidas em que atuou; e em 2020, nesse início de temporada, marcou uma vez até aqui (em oito duelos), fato que faz do atleta um jogador completo, já que gols não costumam ser necessariamente uma especialidade dos laterais, que têm uma função muito mais voltada para a marcação dos adversários e para armar jogadas.

Vale ressaltar ainda que, neste ano, na 3ª rodada do Paulistão, Rocha jogou de terno: ele saiu de campo como líder em passes, cruzamentos e desarmes no Paulista. O fato ocorreu na goleada diante do Oeste por 4 a 0 sobre, em 29 de janeiro.

Contratado pelo Palmeiras em 2018, por empréstimo (vindo do Galo, onde jogou por 10 anos seguidos), por uma temporada, Marcos Rocha agradou a torcida e a comissão técnica e teve seu vínculo renovado com o Alviverde após o fim da temporada de 2018, quando o time fechou o ano com a conquista do Campeonato Brasileiro. A renovação ocorreu mais precisamente em janeiro de 2019, por quatro anos (o Verdão adquiriu os direitos do jogador) – portanto, o lateral tem vínculo vigente com o Maior Campeão do Brasil até dezembro de 2022.

São agora 100 jogos, 55 vitórias, 28 empates e 17 reveses sofridos atuando pelo Palmeiras, com cinco gols marcados: os gols foram diante do Athletico-PR (Brasileirão de 2018, vitória por 3 a 1), do Júnior Barranquilla (Libertadores de 2018, vitória por 2 a 0), do Fortaleza-CE (estreia do Brasileirão de 2019, vitória por 4 a 0), da Chapecoense-SC (Brasileirão de 2019, vitória por 2 a 1), e do Ituano (Paulistão de 2020, vitória por 4 a 0).

A estreia do jogador pelo time palestrino foi em 18/01/2018, ante o Santo André, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista daquele ano. Na ocasião, o Maior Campeão do Brasil venceu por 3 a 1, com gols de Willian Bigode, Lucas Lima e Keno.